Comparativo de SSDs

Comparativo de SSDs

Solid State Drives Roundup

Autor(a) original: Aleksey Meyev

Publicado originalmente no: xbitlabs.com

Tradução: Roberto Bechtlufft

icone

No comparativo de hoje, vamos falar sobre oito soluções em SSD da Kingston, da OCZ, da Super Talent e da Wintec. O nível de desempenho dessas soluções varia drasticamente, indo da excelência à completa mediocridade.

Índice

icon

Fazer medições de desempenho de SSDs é muito empolgante, porque os resultados sempre são imprevisíveis e propensos a revelar muitas informações novas. É raro surgirem inovações dramáticas em HDs, e muitas vezes você já imagina como um modelo específico vai se sair de modo geral, mas um SSD novo é sempre um mistério. Eles variam muito em desempenho devido à variedade atual de controladores e firmwares, e só pelas especificações não dá para ter a menor ideia dos resultados de um dado modelo: será que ele vai ser um dos melhores em sua categoria ou vai ficar de fora desse time? Nós ainda não encontramos um SSD ideal. Alguns são melhores na leitura de endereços aleatórios, outros batem recordes em operações sequenciais. Alguns SSDs se saem bem apenas em uma dessas duas tarefas em detrimento da outra, e alguns têm como maior vantagem o preço relativamente baixo.

O preço é importante, especialmente quando um usuário comum (e não uma grande corporação) é quem está pensando em melhorar os subsistemas de discos dos servidores. O usuário quer o melhor desempenho e a maior capacidade de armazenamento, mas por um preço que ele possa pagar, mas tudo tem seu preço, e o usuário acaba tendo que abrir mão de alguma coisa para pagar menos.

Na verdade, até existe uma base sólida para se fazer previsões relacionadas aos SSDs. Se você souber qual controlador vem instalado em um SSD, dá para fazer previsões quanto ao desempenho dele com alguma chance de acertar. Nossos testes anteriores, por exemplo, mostraram que SSDs com controladores Intel são melhores do que outros para lidar com escrita em endereços aleatórios. Controladores Samsung oferecem alta velocidade em operações sequenciais. Já os que usam controladores da Indilinx tendem a ser bons em uma coisa e fracos na outra, enquanto os com controladores JMicron são terrivelmente lentos para escrita (e também não são grandes atletas na leitura). Mas os fabricantes estão sempre aprimorando seus produtos, e a nova versão de um firmware pode mudar dramaticamente o desempenho do SSD, como notamos nos controladores Indilinx. Até agora só testamos uma versão do controlador de cada fabricante (foram muito pequenas as mudanças na transição da Intel para a nova geração de SSDs, então o caso dela não conta), mas no futuro teremos cada vez mais controladores diferentes. Para complicar mais ainda, a maioria dos fabricantes não diz explicitamente qual controlador seu SSD usa. Essas informações só podem ser encontradas mesmo na internet, mas não dá para confiar 100%.

Bom, vamos conhecer logo os participantes dos testes de hoje.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X