Kingston SSD Now V Series SNV125-S2, 64 GB
|
Como muitas outras empresas, essa conhecida fabricante de módulos de memória não perdeu a oportunidade de entrar nesse mercado novo e promissor. Logo que os SSDs amadureceram um pouco, a Kingston entrou para a lista de fabricantes de SSDs. A princípio, ela só acrescentava sua marca aos SSDs da Intel, nas séries E e M, mas depois lançou a série V (de “Value”, a linha econômica). Nós usamos o primeiro produto da série V, o SNV125, que já está à venda nas lojas, mas o site da empresa está anunciando a segunda geração de SSDs da série, o modelo SNV425. Até onde sabemos, o modelo de primeira geração usa o controlador JMicron 602B, enquanto o da segunda usa o JM618. Infelizmente, não conseguimos experimentar o modelo mais recente até a realização dos testes.
A versão do firmware do SSD é B090522a.
A propósito, há uma certa confusão nessa série de SSDs da Kingston. Além da já mencionada transição para um novo controlador, seguida de uma mudança muito pequena no nome do produto, a série também inclui um curioso modelo de 40 GB. Ao contrário de seus companheiros da mesma série, este modelo é baseado em um controlador Intel modificado, que só tem metade dos canais de acesso ativo (cinco em vez de dez). Nós realmente achamos que a Kingston deveria separar produtos tão diferentes de modo que isso fique claro para os usuários.
Kingston SSD Now V Series SNV125-S2, 128 GB
Eis aqui mais produto da primeira geração da série V da Kingston, só que com capacidade de armazenamento de 128 gigabytes. Ele traz a mesma versão de firmware, B090522a.
Queremos comentar algumas coisinhas sobre os acessórios disponíveis para SSDs. A maioria dos SSDs não vem com acessório nenhum, mas a Kingston oferece seus modelos em duas versões: uma sem nada ou e outra com um conjunto de dois trilhos para instalação do SSD em uma baia de unidade de 3,5” comum. Achamos que a maioria dos usuários vai se interessar, porque pouquíssimos sistemas permitem a instalação de unidades de 2,5”, e os trilhos da Kingston vão poupar tempo e aborrecimento.
Kingston SSD Now V+ Series SNVP325-S2, 128 GB
A série V+ é a mais nova da linha da Kingston, mas já foi promovida à segunda geração também. E temos um exemplar dessa segunda geração, o modelo SNVP325. O primeiro foi o SNVP225. O controlador Samsung PB22-J, com o qual já estamos familiarizados, foi substituído na segunda geração pelo controlador Toshiba T6UG1XBG, sobre o qual ainda não sabemos nada. Vai ser interessante testar esse modelo.
A versão do firmware é AGYA0201.
OCZ Agility EX, 60 GB
A OCZ está sempre criando novas séries de SSDs. Já falamos de cinco produtos dessa marca, e agora vamos para o sexto. Este se chama Agility EX, e a fabricante está propagandeando o produto como focado no desempenho. Ele é especial e altamente promissor porque usa memória flash do tipo SLC (single-level cell, ou célula de nível único, que de modo geral é mais rápida para escrita e dura muito mais tempo do que as células de níveis múltiplos) e um controlador Indilinx. Sendo assim, esperamos que esse modelo tenha um alto desempenho. O único lado ruim desse modelo de SSD é sua capacidade, de apenas 60 gigabytes. Hoje em dia, isso não é muito.
A versão do firmware é a 1.31, e os SSDs anteriores da OCZ com esse firmware tinham desempenho equilibrado.
Embora ainda esteja à venda, essa série foi movida para a seção de produtos que estão saindo de linha no site do fabricante.
Super Talent MasterDrive SX SAM28GM25S, 128 GB
A Super Talent finalmente faz sua esperada estreia em nossos testes de SSDs. A famosa fabricante de diversos dispositivos de armazenamento em flash oferece uma ampla variedade de SSDs que mais cedo ou mais tarde iam acabar parando em nossas mãos. As letras SAM e os 128 megabytes de cache sugerem que o modelo é baseado na plataforma da Samsung.
A versão do firmware é a VBM18C1Q, e vimos esse mesmo firmware no Corsair P128, baseado no controlador S3C29RBB01 (PB22-J) da Samsung.
Super Talent UltraDrive GX FTD64GX25H, 64 GB
A série UltraDrive da Super Talent (em particular a subsérie GX) traz os SSDs mais rápidos da empresa. Temos aqui um modelo de 64 MB e memória MLC, conforme as letras FTD no nome indicam. O controlador provavelmente é o chip Barefoot da Indilinx.
A versão do firmware do SSD é a 1571.
Super Talent UltraDrive SX FTM28GX25H, 128 GB
Mais um produto da série UltraDrive SX, mas com capacidade de 128 GB. O nome completo do modelo começa com “FTM”, o que significa que ele tem memória flash SLC.
A versão do firmware é a 1819.
Wintec Filemate 3FMS2S256M-R0, 256 GB
A Wintec faz vários dispositivos para armazenamento com memória flash, incluindo SSDs. Seu modelo Filemate tem ampla capacidade, com 256 gigabytes (a linha da empresa não tem nenhum SSD com capacidade diferente da deste). O site do fabricante diz que esse modelo tem memória SLC, mas não é verdade. O que ele tem são módulos MLC da Micron.
A versão do firmware é a 1819, o que nos lembra a Indilinx.
Esses são os novatos, mas também vamos incluir os resultados do modelo Intel X25-M (G2) de segunda geração na análise, para servir como ponto de referência. O desempenho dele é simplesmente exemplar.
Deixe seu comentário