IOMeter: Padrões para banco de dados

No padrão de banco de dados, o SSD em teste processa um fluxo de solicitação de leitura e escrita de blocos de dados de endereço aleatório de 8 KB. A taxa entre solicitações de leitura e escrita vai de 0% a 100%, com acréscimos de 10% ao longo do teste, enquanto a profundidade da fila de solicitações varia de 1 a 256.

Clique neste link para ver as tabelas com os resultados do IOMeter: Padrão de banco de dados.

Vamos usar diagramas para ilustrar o desempenho dos SSDs com filas de solicitação de profundidades 1, 16 e 256.

database1

Temos resultados interessantes com profundidade 1. O modelo Intel não tem concorrentes na leitura pura, sendo seguido pelo MasterDrive SX da Super Talent, que é um pouco mais rápido do que os modelos com controladores Indilinx. Mas o MasterDrive SX fica mais lento quando a taxa de leitura/escrita chega a 20%. O Intel X25-M mantém a liderança até os 50%, quando dá lugar ao modelo da Wintec. O curioso é que os outros dois SSDs com memória SLC não são tão rápidos, embora tenham o mesmo controlador.

Todos os SSDs da Kingston saem perdendo aqui. O modelo da série V+ é bem melhor do que os outros, mas ainda assim não presta para servidores se eles tiverem que realizar escrita.

database16

database256

Quando a fila cresce, o Intel X25-M assume a liderança, seguido pelos modelos com controladores Indilinx, dentre os quais o Wintec se destaca. Os outros SSDs, pelo visto, só são bons na leitura.

Para fechar este bloco de testes, vamos mostrar os diagramas de desempenho de cada SSD com filas de cinco profundidades diferentes. Esses diagramas costumam ser tão característicos que dá para dizer facilmente qual é o controlador instalado em cada SSD.

database_kingstonv64

database_kingstonv128

database_kingstonvp128

Todos os SSDs da Kingston têm um comportamento semelhante. A julgar pelos diagramas, suspeitamos que o controlador da Toshiba tenha se originado do controlador da JMicron. Sim, ele é mais rápido, mas não é fundamentalmente diferente. O interessante é que o controlador da Toshiba simplesmente ignora a fila de solicitações.

O modelo de 128 GB da série V é bem mais rápido do que seus companheiros de série aqui.

database_stmd128

Esses gráficos dizem muita coisa; eles são altamente típicos de SSDs com controladores da Samsung. Quando há uma fila de solicitações, o SSD reduz sua velocidade para processar uma pequena porcentagem de escritas, mas acelera para leitura aleatória pura.

database_stud64

database_stud128

database_ocz

database_wintec

Esses quatro SSDs desenham um mesmo gráfico. Podemos ver um efeito característico da fila de solicitações, do bom processamento de escritas e de um desempenho estável. Eles até mostram um ganho de desempenho no mesmíssimo ponto. As pequenas variações na forma dos gráficos obviamente se devem aos módulos de memória flash: o modelo MLC é bem mais rápido na leitura, mas é pior na escrita. O Wintec é um pouco mais lento do que seus oponentes ao trabalhar com uma alta porcentagem de escritas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X