IOMeter: Padrões de leitura e escrita multithread

Os testes multithread simulam uma situação na qual temos de um a quatro clientes acessando o subsistema de disco ao mesmo tempo – as zonas de endereço dos clientes não se sobrepõem. A quantidade de solicitações simultâneas de cada um varia de um a oito, mas vamos falar sobre os diagramas de uma fila de solicitação com profundidade um, que ilustram melhor a situação. Quando a fila tem duas ou mais solicitações, o desempenho do subsistema de discos não depende tanto da quantidade de aplicativos. Clique nos links a seguir para obter os resultados completos:

mtr1

Quando o assunto é leitura com várias threads a partir de unidades com memória flash, não temos grandes expectativas quanto aos resultados, porque nesse tipo de dispositivo não faz diferença de qual endereço os dados vão ser lidos – todos os endereços do disco são virtualmente equivalentes. Só esperamos encontrar resultados incomuns nos controladores de design ruim. Ainda assim, só o SSD da Intel consegue lidar com uma segunda thread de dados sem perdas de desempenho expressivas. Os outros SSDs ficam consideravelmente mais lentos. O engraçado é que os lanterninhas com controlador JMicron perdem menos velocidade – em torno de 10%, enquanto os outros perdem por volta de 30%. Parece que o acesso baseado em blocos somado a um controlador multicanal tem efeito sobre a leitura multithread, e esse efeito não é positivo.

mtr2

Quando há quatro threads de dados a serem processadas, os SSDs com controladores Indilinx “acordam” e dão uma acelerada. Ok, isso é legal, mas não limpa a barra desses SSDs. Nenhum usuário vai usar quatro threads de acesso ao disco só porque o SSD prefere trabalhar assim.

mtw1

mtw2

A escrita multithread não é tão interessante. Todos os SSDs perdem uma boa velocidade quando há mais de uma thread de escrita. A única exceção é o SSD da Intel, que não perde velocidade e fica em segundo lugar no processamento de mais de uma thread de escrita. As unidades com memória SLC são surpreendentemente lentas aqui. A memória SLC deveria ser rápida na escrita, mas em termos práticos nós não vimos isso acontecer.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X