Desfragmentação

Agora, nosso teste caseiro de velocidade de desfragmentação. Primeiro criamos um sistema de arquivos bem desfragmentado em uma partição de 32 GB de um disco carregando-o com músicas, vídeos, jogos e aplicativos. Em seguida, fazemos uma cópia do disco setor por setor e a transferimos para o disco que vamos testar. O disco em testes é conectado ao controlador SATA da placa-mãe, cujo modo de operação (AHCI/SATA padrão) é controlado pelo BIOS da placa-mãe. A seguir, executamos um script que evoca a versão de console do desfragmentador Perfect Disk 8.0 e marca a hora de início e a hora de término do processo de desfragmentação. O AHCI está ligado. Consulte este artigo para conferir os detalhes do teste.

Em termos práticos, este teste não faria sentido, porque SSDs não precisam ser desfragmentados. As células de memória são equivalentes umas às outras, então a desfragmentação não tem efeito algum. Só que este teste vai nos permitir comparar o tempo gasto pelos SSDs para ler e escrever uma mesma quantidade de pequenos blocos de dados.

defrag

Parece que temos uma surpresa atrás da outra em nossos testes. Por vezes os resultados seguem conforme o esperado, mas por outras eles não fazem o menor sentido. O que temos aqui? Os modelos com memória MLC estão na liderança. Sim, supostamente esse é o tipo mais lento de memória flash. O modelo da Intel ficou em primeiro, e as três colocações seguintes são ocupadas por modelos com memória MLC, incluindo a ágil série V+ da Kingston. Mas as unidades com controladores JMicron não estão entre o time de líderes. E mais uma vez, temos resultados diferentes entre os modelos: o de 128 GB é quase duas vezes mais lento do que seu companheiro de série.

O Agility da OCZ foi uma surpresa desagradável. Sim, os modelos com memória SLC e controlador Indilinx não se saem muito bem neste teste, mas o Agility é o mais lento de todos! Não temos a menor ideia do porquê do desempenho desses modelos ser tão ruim.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X