Para que este bloco de testes fique completo, vamos usar a versão mais recente do PCMark, a Vantage. Em comparação com as versões anteriores, as medições estão mais atualizadas e avançadas em sua seleção de subtestes, sem falar no foco no Windows Vista. Cada subteste é executado dez vezes, e o resultado é a média dessas dez execuções.
Eis uma breve descrição de cada subteste:
-
“Windows Defender” é quando o subsistema de disco está sob uma carga multithread, com uma thread verificando se há software mal-intencionado nos arquivos;
-
“Games” emula a carga típica imposta ao subsistema de disco quando o usuário roda jogos;
-
“Galeria de fotos” emula o carregamento de imagens de uma galeria de fotos;
-
“Inicialização do Vista” emula a carga do subsistema de disco ao inicializar o Windows Vista;
-
“Movie Maker” emula a carga em edição de vídeo;
-
“Media Center” é a carga imposta ao subsistema de disco quando o usuário executa o Windows Media Center;
-
“Media Player” emula a reprodução de arquivos no Windows Media Player;
-
“Carregamento de aplicativos” mostra a velocidade do SSD ao carregar aplicativos populares.
Com base nesses subtestes, uma nota de desempenho geral é calculada.
A carga multithread parece diferente aqui. As velocidades ficam bem longe dos limites teóricos. O modelo Intel e o modelo da série V+ da Kingston estão na frente.
Esta série de testes produz resultados semelhantes: o modelo V+ da Kingston está na frente, seguido pelo da Intel e pelos SSDs de memória MLC quando há muitas leituras a serem realizadas. Quando temos mais escrita, os modelos com memória SLC ficam logo atrás do líder.
O SSD da Intel só passa a frente no teste de carregamento de aplicativos, desbancando o ágil novato da liderança.
A pontuação final é impressionante. A série V+ da Kingston fica em primeiro lugar, um resultado fabuloso para um SSD cujo controlador carece de cache e é derivado do controlador JMicron 602B, de notório baixo desempenho. Mais uma vez, destacamos que a memória SLC não garante nenhum benefício expressivo no desempenho. Os controladores modernos levam a memória MLC ao mesmo nível. É a velocidade dos chips de memória e a forma como eles interagem com o controlador em questão que realmente importa. Ou seja, o controlador continua sendo o fator decisivo para o desempenho de cada SSD.
Deixe seu comentário