Não são apenas as empresas americanas que estão de olho nas possibilidades do metaverso, conforme pudemos observar nas apresentações de empresas asiáticas na CES 2022.
Várias empresas asiáticas, especialmente a LG, a Hyundai e a Panasonic, demonstraram suas aspirações de metaverso, mesmo sem saber quais serão seus produtos.
Aliás, o próprio termo metaverso é naturalmente confuso. Cunhado em 1992, pelo autor de ficção científica Neal Stephenson, o termo descreve um mundo virtual onde humanos interagem entre si com a ajuda de eletrônicos.
Contudo, o termo entrou em voga no final do ano passado quando Mark Zuckerberg decidiu mudar o nome da empresa que controla as redes sociais Facebook e Instagram, bem como o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e a criação dos headset Oculus, para Meta.
A partir daí, todo mundo entrou na onda do metaverso, particularmente devido às suas grandes possibilidades econômicas.
Nike, Nvidia, Epic Games e outras empresas já iniciaram suas empreitadas no metaverso, mas agora é a vez das empresas asiáticas.
Você também deve ler!
- O que é metaverso? Entenda como o real e virtual fica cada vez mais semelhante
- Metaverso: Nike compra empresa que produz tênis virtuais
- Omniverse Avatar: Nvidia entra na onda do metaverso
Na CES 2022, LG apresenta suas iniciativas de metaverso
No evento exclusivo para a imprensa na CES 2022, na última terça-feira, a sul-coreana LG revelou estar trabalhando com várias startups em produtos relacionados ao metaverso.
Uma dessas startups é a iQ3, que cria programas de treinamento corporativo ambientados em mundos virtuais. Outra startup é a 13M, que desenvolve experiências de “viagens” no metaverso.
Sokwoo Rhee, chefe da LG Nova, a divisão responsável por inovação da LG, afirmou que a empresa ainda não sabe como integrar os projetos citados acima aos negócios da LG. No entanto, o executivo espera que o surgimento do metaverso possa ajudar a reformular o crescimento da gigantesca empresa.
“Eu não acredito que a LG quer definir ou determinar o que é o metaverso. Nós mal sabemos a sua definição, mas temos certeza que fará parte do futuro”, afirmou Rhee.
Hyundai surge com o conceito de metamobilidade e Panasonic investe em hardware
Outra empresa asiática, também sul-coreana, se adentra no metaverso. A Hyundai introduziu um novo conceito chamado “metamobilidade”, combinando o metaverso com a mobilidade.
A meta da empresa (com perdão do trocadilho) é expandir os seus negócios além da indústria automotiva.
Isso já foi refletido quando a Hyundai comprou a Boston Dynamics, fabricante de robôs, em 2021. Na sua apresentação na CES 2022, A Hyundai apresentou um conceito de metaverso em que uma variedade de dispositivos robóticos serviriam como elo entre o mundo real e o mundo virtual.
Por exemplo, um carro robô pode fornecer serviços de mobilidade como um meio de transporte pessoal, mas também pode se tornar um escritório ou área de lazer para que o motorista possa interagir com outras pessoas no mundo virtual enquanto se locomove no mundo real. Confira o vídeo abaixo para entender o conceito da montadora sul-coreana.
No entanto, com os riscos dos veículos autônomos, vai demorar um pouquinho até a Hyundai conseguir formular a sua metamobilidade.
Por outro lado, diferentemente das sul-coreanas, a japonesa Panasonic decidiu investir em hardware para a experiência do metaverso. A empresa apresentou o headset VR Megane X, que pesa 28 granas, bem mais leve que o Oculus.
“A Panasonic precisa de novos mercados, novos clientes e novos produtos”, afirmou Takuma Iwasa, CEO da Shiftall, subsidiária da Panasonic.
A Shiftall que desenvolveu o headset VR e o seu CEO acredita que o metaverso possui um grande potencial de negócio.
No próximo trimestre, o MeganeX estará disponível nos Estados Unidos.
Além da entrada de empresas asiáticas na onda do metaverso, veja mais novidades da CES 2022
- CES 2022: HyperX anuncia novos produtos, incluindo headset com bateria para 300 horas
- CES 2022: LG revela sua maior (e menor) TV OLED
- Sony anuncia divisão de veículos elétricos na 2022
- CES 2022: Samsung mostra novas telas dobráveis e roláveis
- Qualcomm e Microsoft anunciam parceria para smart glasses
- CES 2022: Lenovo apresenta novos produtos para casas inteligentes
- CES 2022: AMD anuncia novos chips Ryzen e GPUs RX 6000S para notebooks gamers ultrafinos
- Samsung revela melhoria de software para as smart TVs de 2022
- CES 2022: Sony anuncia oficialmente o headset PlayStation VR2
- CES 2022: Razer e Fossil anunciam smartwatch Razer X Fossil, focado no público gamer
- NVIDIA anuncia RTX 3090 Ti com impressionantes 40 TFLOPs de poder computacional
- CES 2022: coleira inteligente pode monitorar os sinais vitais de cachorros
- CES 2022: cômodas inteligentes prometem ajudar nas tarefas domésticas