Metaverso: Nike compra empresa que produz tênis virtuais

Metaverso: Nike compra empresa que produz tênis virtuais

Mais uma gigante entra para o metaverso, mas, desta vez, não é uma empresa de tecnologia e, sim, a Nike. Isto mesmo, a Nike, que fabrica tênis, roupas casuais e materiais esportivos, comprou uma empresa que produz tênis virtuais nessa segunda-feira (12).

Na verdade, não é a primeira aventura da Nike no Metaverso. Em outubro deste ano, a empresa lançou a Nikeland, uma zona no jogo Roblox em que os usuários podem criar um avatar e competir em esportes virtuais.

Leia mais: Nike anuncia metaverso dentro do game Roblox

Mas, agora, a Nike dá um passo maior com a aquisição da RTFKT Studios, uma empresa de itens digitais colecionáveis. Com isso, a Nike poderá vender tênis virtuais às pessoas para usá-los em seus mundos virtuais, ou metaverso.

Metaverso Nike
Avatar com tênis da Nike. Créditos: Nike/RTFKT

De acordo com Michael Pachter, analista na firma Wedbush, a guinada ao metaverso por parte de grandes empresas é visando seguir o rumo do mercado.

“As marcas são incentivadas a participar do metaverso porque é lá onde as pessoas estarão”, afirmou Patcher.

A Nike, sobre sua entrada no metaverso, aparenta estar alinhada com a análise acima, de acordo com o anúncio no site oficial da empresa.

“Essa aquisição é mais um passo para acelerar a transformação digital da Nike e permitir que a empresa sirva aos atletas e criadores, convergindo, portanto, esportes, criatividade, videogames e cultura”, afirmou John Donahoe, Presidente e CEO da Nike.

Donahoe salienta que, com a aquisição da RTFKT, a empresa está adquirindo, também, um time talentoso de criadores, com uma marca autêntica e conectada.

Portanto, segundo o CEO da Nike, o plano é investir na marca RTFKT para “impulsionar a sua comunidade digital inovadora e criativa para, assim, estender a presença digital da Nike”.

Por quê a Nike decidiu entrar na onda do metaverso?

Vale ressaltar que o metaverso, em tese, descreve uma rede de espaços virtuais que podem ser acessados por smartphones ou headsets de realidade virtual e aumentada. No metaverso, usuários criam um perfil digital para representá-los no mundo digital, com itens para customização do personagem. É aí que entra a Nike!

Além disso, ainda neste ano, o valor total de transações financeiras no metaverso pode alcançar US$ 6,1 bilhões, com a expectativa de chegar aos US$ 42 bilhões em 2026, de acordo com a firma de análise de mercado Strategy Analytics.

Com as inúmeras possibilidades de personalizar o seu personagem no metaverso, quem não gostaria de usar um tênis da Nike?

Por isso a Nike comprou a RTFKT (pronuncia-se “artifact”- “artefato” em inglês), que surgiu em 2020 e se especializou em criar NFT de tênis. Como sabemos, NFTs são únicos, o que significa que somente um avatar terá determinado produto em um metaverso.

O fundador da RTFKT, Benoit Pagotto, postou no Twitter sobre a aquisição.

“Desde quando começamos [RTFKT], sempre víamos a Nike com o desejo de criar tênis da Nike no Metaverso. Dois anos depois, um novo capítulo se inícia. Isso é a prova de que com paixão, trabalho duro e talento, você pode alcançar tudo”.

A Nike, no entanto, não informou a quantia que desembolsou para adquirir a RTFKT e afirmou que não irá revelar o valor.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X