Nike anuncia metaverso dentro do game Roblox

Nike anuncia metaverso dentro do game Roblox

O conceito de Metaverso nunca esteve tão em alta ultimamente, mas engana-se quem pensa que só empresas como Meta e Microsoft estão de olho nesse futuro. A Nike anunciou sua parceria com o Roblox para oferecer um espaço virtual chamado de Nikeland dentro do jogo para jovens e adultos.

Atualmente, já é possível acessar a Nikeland para interagir e jogar alguns minigames com os amigos como pega-pega, baleado e “o chão é lava”. O metaverso da Nike ainda conta com integração com smartphones que permitem que os jogadores possam usar os dispositivos para simular movimentações dentro dos jogos.

Leia também:

Omniverse Avatar: Nvidia entra na onda do metaverso
Niantic revela app para Metaverso que mistura mundo real com realidade aumentada

Nikeland permite interações e jogos com amigos

Nikeland

A Nikeland é a plataforma da Nike de interatividade dentro do universo do jogo Roblox. A marca tem como objetivo permitir que os jogadores possam interagir e se sentir “em casa”. No comunicado da empresa eles revelaram que “A Nike criou este mundo sob medida com o pano de fundo de sua sede mundial e dentro do espaço 3D da Roblox, com base em seu objetivo de transformar o esporte e a diversão em um estilo de vida”.

O espaço é formado por campos e edifícios que foram inspirados em lugares reais como o escritório central da empresa. Ela também pretende revelar produtos dentro do jogo. No começo do mês a Nike já tinha solicitado um registro de patente para o uso da marca em ativos virtuais.

Com isso, ela protege sua marca e consegue oferecer dentro do jogo objetos como bolsas, mochilas, óculos e bonés da Nike, Jordan e até mesmo com o famoso slogan Just do It. Atualmente já é possível acessar a Nikeland de forma gratuita e ver o showroom digital para personalizar avatares com esses produtos.

Nikeland

A empresa já anunciou até um kit gratuito que conta com um boné e uma mochila que são exclusivos e que depois de resgatados, os jogadores poderão usar em qualquer lugar no Roblox.

Para os criadores, existe ainda o kit de ferramentas Nikeland, assim eles poderão criar seus próprios minijogos para a Nikeland, deixando-a ainda mais interativa e divertida. Com os sensores acelerômetros dos smartphones, é também possível ter uma interação entre o jogo e a vida real, movendo o corpo e os dispositivos para simular movimentos dentro dos games.

“Os visitantes da NIKELAND podem aproveitar as vantagens dos acelerômetros em seus dispositivos móveis para transferir o movimento offline para o jogo online. Por exemplo, você pode mover seu dispositivo e corpo na vida real para realizar movimentos legais no jogo, como saltos longos ou corridas rápidas.”

Nike de olho no metaverso

De acordo com a CNBC, esse é apenas o primeiro passo do que a empresa planejou para o espaço dentro do Roblox. No futuro, ela pretende hospedar competições voltadas para eventos esportivos globais, como por exemplo a Copa do Mundo de 2022 que acontecerá no Qtar.

A Nikeland também poderá eventualmente ser usada como espaço para mostrar com antecedência prévias de produtos que serão lançados ou até mesmo permitir que os usuários possam ajudar na criação de itens.

E claro, ela não poderia ter escolhido parceria melhor. O Roblox já conta com uma estimativa de 200 milhões de usuários ativos mensalmente, tornando-se um dos jogos mais populares entre jovens e adolescentes no mundo todo. Ele oferece um espaço livre para que os jogadores possam interagir com a marca, e com isso até mesmo conhecer melhor a Nike e tornarem-se consumidores no futuro.

A empresa também revelou que realizará um evento presencial no mês que vem, dezembro, no Nike’s House of Innovation, que fica em Nova Iorque, através do Snapchat. Os participantes poderão utilizar um filtro para transformar o ambiente ao redor usando a realidade aumentada. Vão poder ter avatares exclusivos e até encontrar easter eggs que serão inspirados no Nikeland.

“As lentes permitem que as pessoas que visitam o andar das crianças vejam o espaço transformado em uma versão de realidade aumentada da NIKELAND, incluindo seus avatares exclusivos, jogos divertidos para jogar e easter eggs inspirados na NIKELAND para encontrar.”

Fonte: Nike

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X