Niantic revela app para Metaverso que mistura mundo real com realidade aumentada

Niantic revela app para Metaverso que mistura mundo real com realidade aumentada

A Niantic já tem uma certa experiência em misturar o mundo real com o mundo virtual via realidade aumentada, e não é a toda que ela é a empresa responsável pelo sucesso Pokémon Go. Porém, a empresa agora está buscando usar esse conhecimento e essas ferramentas para trazer uma nova ideia de Metaverso.

Ela lançou um novo aplicativo de realidade aumentada (RA) para smartphones, o Lightship. Ele é uma plataforma que tem a capacidade de criar objetos virtuais no mundo real através da tela do dispositivo e interagir com esses objetos tanto pela câmera do celular quanto por óculos de realidade aumentada.

Leia também:

AMD anuncia parceria com o Meta (Facebook) e ameça a Intel
Facebook encerra ferramenta de reconhecimento facial, removendo dados de mais de um bilhão de pessoas

Lightship permite misturar realidade aumentada com mundo real

Metaverso

John Hanke, o CEO da Niantic, afirmou que o aplicativo Lightship chega como uma solução para “construir as estruturas necessárias para costurar o mundo digital e o real”. Ele consegue identificar o ambiente real através da câmera e até mesmo saber se ela está sendo apontada para o céu, terra, superfícies íngremes ou texturas diferentes como água.

Com isso, o objeto que é criado pelo aplicativo poderá ter uma profundidade adequada para parecer ainda mais real e poderá até mesmo ficar atrás de obstáculos reais e interagir com eles. É o caso de um vídeo que eles mostraram jogando bolas virtuais em um ambiente real. Esse tipo de tecnologia já é conhecida pela empresa, já que é muito semelhante com a utilizada no jogo Pokémon Go.

A Niantic está disponibilizando o Lightship como uma plataforma para criação de estruturas digitais para que desenvolvedores possam criar suas próprias experiências. Ele será oferecido em grande parte de forma gratuita, porém existem algumas taxas para usos mais elaborados e com mais vantagens como por exemplo os desenvolvedores que querem acessar as criações por meio de diversos dispositivos ao mesmo tempo.

CEO da Niantic vê o Metaverso de forma diferente

O conceito de Metaverso se tornou bastante popular nos últimos dias por causa do Facebook e seus novos planos nesse novo mundo. John Hanke, entretanto, têm uma visão um tanto diferente a respeito do conceito de Metaverso.

Enquanto Mark Zuckerberg vê o Metaverso como uma forma de tirar as pessoas do mundo real para uma interação praticamente exclusiva do mundo virtual através da realidade virtual, John prefere mesclar esses universos.

Segundo ele, a realidade virtual não é uma forma saudável de fazer com que as pessoas se conectem umas com as outras e o ideal mesmo é “encorajar as pessoas a fazerem coisas junto com outros indivíduos que estão vivos”. Por isso, ele vê a ideia de Mark Zuckerberg como um “pesadelo distópico”.

Fonte: Niantic Labs, Niantic

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X