AMD anuncia parceria com o Meta (Facebook) e ameça a Intel

AMD anuncia parceria com o Meta (Facebook) e ameça a Intel

Além dos novos processadores, a AMD anunciou hoje (8), uma parceria com o Meta Inc, empresa anteriormente conhecida como Facebook, diminuindo o domínio da Intel no mercado de processadores para servidores de grande escala.

A CEO da AMD, Lisa Su, informou que os computadores dos data centers do Meta utilizarão os processadores da família EPYC, da AMD. Com isso, as ações da fabricante de processadores subiram 13%.

“A AMD e o Meta trabalharam juntos para definir um processador de soquete único, com capacidades de computação de nuvem, desenvolvido para alto desempenho e eficiência energética, baseado na terceira geração de processadores EPYC”, afirmou a AMD durante a apresentação virtual de hoje. 

A empresa informou que maiores detalhes serão revelados no fim desta semana, durante o evento Open Compute Global Summit 2021, que ocorre entre os dias 9 e 10 deste mês.

Por falar nos processadores da linha EPYC, a AMD revelou hoje uma versão com maior memória, direcionada para computação em nuvem, que será utilizada pela Microsoft em seu serviço Azure.

AMD Meta
Lisa Su anunciando a parceria com o Meta. Créditos: AMD

Além disso, a AMD lançou uma nova GPU para supercomputadores, com melhores capacidades para lidar com inteligência artificial e simulações.

Tudo isso, sobretudo a parceria com o Meta, a maior empresa de mídias sociais, representa uma guinada das operações da AMD com grandes companhias. Ademais, isso também representa um forte golpe na Intel, que perde dois dos principais nomes do mercado para a principal rival.

Leia mais: AMD revela nova geração de processadores EPYC com arquitetura Zen 4

Parceria com o Meta é o primeiro passo da AMD rumo ao mercado de servidores

Anteriormente, o CEO da Intel, Pat Gesilnger, afirmou que os dias de domínio da AMD estavam chegando ao fim. Com o lançamento da nova geração de CPUs Alder Lake, o executivo ressaltou tal afirmação. 

Leia aqui: Os dias de liderança da AMD acabaram, afirma o CEO da Intel

No entanto, será uma difícil tarefa remover a AMD dos holofotes, pois, segundo Lisa Su, a estratégia da empresa é aumentar, cada vez mais, sua presença nesse mercado.

De acordo com Su, o crescimento da AMD no mercado de servidores, além de atingir a Intel, ajuda a fomentar o crescimento de startups fabricantes de chips, bem como a criação de chips exclusivos por partes das empresas de eletrônicos.

Leia mais: Google está desenvolvendo seus próprios processadores para o Chromebook, diz site

O fato dos chips da AMD servirem como uma alternativa viável aos da Intel permite que empresas como o Meta, a Microsoft, o Google e a Amazon possam ter mais opções de negócios.

Isso, portanto, pode diminuir os preços de construção da infraestrutura necessária para os data centers dessas empresas.

A AMD possui apenas 10% desse mercado, mas, mesmo assim, já representa um grande avanço, tendo em vista que, há pouco tempo, a Intel detinha 99% da fatia do mercado de data centers.

Além disso, devido ao atraso na fabricação de produtos mais avançados da Intel, a AMD pode acelerar seu crescimento com o lançamento do processador Genoa, que conta com a nova arquitetura Zen 4 e será lançado no ano que vem.

Os novos chips EPYC da AMD terão mais de 100 núcleos, o que é muito importante para data centers, pois tal número permite que os computadores processem mais tarefas em simultâneo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X