Google está desenvolvendo seus próprios processadores para o Chromebook, diz site

Google está desenvolvendo seus próprios processadores para o Chromebook, diz site

Segundo o Nikkei Asia, o Google está entrando no mercado de semicondutores com o desenvolvimento de processadores para os computadores da linha Chromebook.

O site afirma haver indícios que apontam que o Google entrará entrar na corrida pela fabricação de chips próprios, assim como as principais empresas de tecnologias, sobretudo a Apple, uma de suas principais rivais.

O plano é lançar os processadores para os notebooks e tablets da empresa a partir de 2023, segundo três fontes do jornal asiático. 

Além disso, essas fontes comentaram que o Google trabalha para lançar processadores para smartphones, começando pelo Pixel 6, fabricado pela empresa, o que já foi anunciado pela empresa.

Ambos os processadores para Chromebook e smartphones serão desenvolvidos pelo Google com base na arquitetura ARM. De acordo com o Nikkei Asia, o Google já expressou otimismo nesse projeto, afirmando a diversos fornecedores enxergar grandes oportunidades de crescimento no mercado global.

Desse modo, diferentemente da Apple, como aponta o Nikkei, a estratégia do Google é diversificar os seus negócios, entrando, também, no ramo de fabricação de chips para outras empresas.

Google se inspirou no sucesso da Apple

No caso da Apple, a intenção é criar chips exclusivos para os seus dispositivos, como foi o caso dos Macbooks com o chip M1. Por outro lado, o Google segue o exemplo da Amazon, Facebook, Microsoft e outras, que estão na corrida para fabricar os seus próprios semicondutores que estarão presentes não só em seus produtos exclusivamente.

O chip M1 do Mac. Créditos: Apple

No entanto, segundo o Nikkei, a inspiração do Google foi, de fato, o sucesso obtido pela Apple ao lançar os seus próprios processadores para o Mac, substituindo, portanto, os processadores da Intel.

Leia também: Intel revela nova estratégia e próximas tecnologias de fabricação de processadores

Especialistas comentam ser lógica a estratégia do Google, mas a gigante americana encontrará desafios pela frente.

O crescimento do Chromebook e os recursos infinitos do Google são a chave para o sucesso

Embora o Google possua recursos mais que suficientes para desenvolver seus próprios chips, esse trabalho é um investimento à longo prazo, além do fato de que empresas como Nvidia, Intel e Qualcomm já estão muito à frente, dominando o mercado atual.

Desse modo, o Google tem um longo caminho pela frente, pois, o custo de desenvolvimento de chips em processo de 5 nm gira em torno de US$ 500 milhões. Poucas empresas possuem os recursos humanos e financeiros para desenvolver chips nesse processo, mas é um investimento que vale a pena.

Segundo Eric Tseng, analista chefe da Isaiah Research, firma de pesquisa de mercado, “é vantajoso para as grandes empresas criarem seus próprios chips porque elas podem aprimorar a integração de software e hardware”.

Com isso, tais empresas não ficariam dependentes dos seus fornecedores e, além disso, poderiam fornecer serviços e tecnologias exclusivas. E, por falar em integração de software e hardware, o ChromeOS, desenvolvido pelo Google, é o segundo sistema operacional mais utilizado no mundo.

Google processadores Chromebook
O crescimento das vendas do Chromebook em 2020. Créditos: Canalys Research

Leia também: ChromeOS é segundo sistema operacional mais utilizado no mundo

Por fim, outra vantagem do Google reside no crescimento das vendas do Chromebook. No ano passado, graças ao trabalho e estudo remoto impostos pelo isolamento social, as vendas do Chromebook dobraram, embora esse crescimento tenha desacelerado em julho deste ano.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X