ChromeOS é segundo sistema operacional mais utilizado no mundo

ChromeOS é segundo sistema operacional mais utilizado no mundo

De acordo como relatório da empresa de dados de mercado IDC, o ChromeOS desbancou o macOS e se tornou o segundo sistema operacional mais utilizado no mundo.

Sabemos que o Windows da Microsoft é o líder na competição entre sistemas operacionais, mas, mesmo assim, é impressionante a guinada do sistema operacional do Google nos últimos anos.

Os dados da pesquisa apontam que o Chrome OS tomou o lugar do macOS, definitivamente, em 2020.

De acordo com o site GeekWire, esse resultado apareceu após uma pesquisa sobre como a pandemia impactou o mercado de computadores.

A fatia do mercado que o ChromeOS obteve foi de 10,8%, enquanto a Apple ficou com 7,5% neste ano. O Windows manteve a soberania de mercado, mas caiu de 85,4% para 80,5% no ano passado.

O gráfico abaixo demonstra como foram os resultados das três empresas.

ChromeOS
Créditos: GeekWire

No primeiro bimestre de 2020, a disputa entre Apple e Google foi acirrada: o macOS obteve 5,8% e o Chrome OS ficou com 5,3% do mercado.

O Windows tinha 87,5% nesse período, mas caiu para 81,7% no segundo bimestre, enquanto o macOS cresceu para 7,6% e o ChromeOS, surpreendentemente, foi para 10,0%.

O terceiro bimestre observou o Windows caindo ainda mais, para 78,9%, e o macOS cresceu em 8,4%. O ChromeOS ficou com 11,5 do mercado neste período e cresceu para 14,4% no quarto bimestre.

O quarto bimestre costuma ser período em que há as maiores vendas de PCs e o 2020 observou a popularização do ChromeOS, enquanto o Windows observou sua enorme presença diminuir.

Impacto da pandemia na ascensão do ChromeOS

O crescimento do mercado de PCs em 2019 foi interrompido devido à pandemia da COVID-19 na China (terceiro maior fabricante de PCs do mundo), quando o fornecimento de computadores sofreu um duro gole.

No entanto, no segundo bimestre de 2020, bem como no restante do ano, o home office gerou uma demanda de computadores por parte de empresas e usuários.

O ChromeOS já havia apresentado um crescimento antes da pandemia, mas obteve um impulso com essa demanda.

Antes da pandemia, o Chrome OS era um sucesso limitado às escolas dos Estados Unidos.

Contudo, a demanda de 2020, aparentemente, expandiu o sistema operacional em outros nichos.

Além disso, o Chrome OS se faz um competidor perigoso para o Windows devido aos seus laptops baratos, que fizeram com que a Microsoft lançasse o Windows 10X dispositivos de tela única.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X