Os dias de liderança da AMD acabaram, afirma o CEO da Intel

Os dias de liderança da AMD acabaram, afirma o CEO da Intel

Com o vindouro lançamento da 12ª geração de processadores da Intel, batizada de Alder Lake, o CEO da empresa, Pat Gelsinger, afirmou que “os dias de liderança da AMD” chegarão ao fim.

“Nos últimos anos, a AMD fez um trabalho sólido. Não iremos subestimá-los pelo bom trabalho que eles fizeram, mas isso acaba agora com o [lançamento do] Alder Lake”, disse Gelsinger em entrevista ao portal CRN.

Gelsinger retornou à Intel 11 após deixar a empresa, em 2009, e considera o período em que trabalhou em outras companhias, como a EMC, um aprendizado.

Agora, o CEO afirma que está em um ritmo intenso para tornar a Intel um “lider inquestionável” em todos os mercados que a empresa atua.

De acordo com uma pesquisa da Mercury Research, o mercado de CPUs x86 da AMD cresceu 22,5% no segundo trimestre deste ano. Ao mesmo tempo, Apple, Qualcomm, Amazon (AWS) e Ampere estão impulsionando seus esforços na área de processadores para PCs e data centers.

Alder Lake e Sapphire Rapids são as armas da Intel para derrotar a AMD

Tendo em vista o crescimento da AMD, ao ser questionado sobre a posição da Intel, Selinger afirma que o segredo é “fazer produtos melhores”.

O CEO afirma que o mercado — como todos nós sabemos — está sofrendo com os problemas de oferta, devido à crise dos chips. Portanto, nenhuma das empresas, Intel e AMD tentarão pegar uma fatia maior do mercado.

Leia mais: Escassez de chips vai até o final de 2022, alerta Lisa Su, CEO da AMD

Contudo, de acordo com Gelsinger, o lançamento dos processadores Alder Lake, no dia 19 do mês que vem, e do Sapphire Rapids, nova geração dos processadores Xeon, cujo lançamento será no ano que vem, podem impulsionar o crescimento da Intel.

Intel AMD
Créditos: Intel

Isso porque, nas palavras do próprio Gelsinger, o aprimoramento dos equipamentos e processos de produção da Intel fazem melhores produtos.

O CEO exemplifica essa afirmação, aliás, com o caso dos novos processadores Sapphire Rapids, da linha Xeon. Essa geração terá novas tecnologias, como o padrão PCIe Gen 5, que, segundo Gelsinger, levará a Intel de volta à liderança desse mercado.

Sobre a 12 ª geração Alder Lake, Gelsinger se mostra satisfeito com o que a Intel conseguiu criar.

“Com o nível de desempenho e eficiência energética que temos no Alder Lake, a Intel conseguirá competir em ambos os aspectos, ao contrário da AMD”, afirma o CEO.

Sobre a Apple e a entrada no mercado de processadores

Gelsinger afirma não se incomodar pelo fato da Apple ter trocado os chips da Intel em prol de desenvolver seus próprios processadores em parceria com a Arm. A Apple lançou o M1 no ano passado.

“No fim das contas, para nós, a verdadeira competição com a Apple é pelo ecossistema”, afirma Gelsinger. No entanto, o CEO frisa que, para isso acontecer, a Intel precisa trabalhar com canais parceiros importantes para criar soluções baseadas nos componentes da empresa.

O ecossistema da Apple

“Seja direta ou indiretamente, é muito importante a forma como iremos trabalhar, com quem iremos fazer parcerias e como daremos suporte aos nossos canais parceiros, pois, fundamentalmente, isso será como levaremos nossas tecnologias ao mercado”, completa Gelsinger.

Um desses canais, afinal, é a Microsoft. Gelsinger revelou na entrevista que conversou recentemente com o CEO da Microsoft, Satya Nadella, que se mostrou aberto para criar um ecossistema do Windows com o Android.

Segundo Gelsinger, para superar a Apple, “a experiência do usuário precisa ser a melhor, tanto em tablets, quanto em smartphones e PCs”.

Melhores processadores para notebooks: 09 opções (AMD e Intel)

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X