CES 2022: Samsung mostra novas telas dobráveis e roláveis

CES 2022: Samsung mostra novas telas dobráveis e roláveis

A divisão de telas da Samsung, Samsung Display, vem com o passar dos anos sempre mostrando as novidades da empresa nessa categoria, e a CES 2022 foi novamente palco para que eles revelassem seus planos para o futuro. Dessa vez, com direito até mesmo a protótipos das novas telas dobráveis e retráteis.

Sendo uma das principais fabricantes e fornecedoras de telas do tipo OLED, a Samsung Display revelou novidades nos conceitos mais recentes de telas dobráveis ou roláveis. Foram ao todo 4 protótipos diferentes que estão em desenvolvimento.

Leia também:

Intel se prepara para lançar notebooks com tela flexível
LG lança primeira TV OLED flexível do mundo

Samsung Display apresenta 4 telas dobráveis, sendo uma delas para notebook

telas dobráveis

Durante a revelação das novas telas da empresa, duas delas foram as que mais se destacaram: a Flex S e a Flex G. Ambas são capazes de serem dobradas em até 3 partes, e dessa formam contam com mais possibilidade de uso para o consumidor. Já a Flex Note é feita em tamanho maior para dispositivos como notebooks ou monitores secundários.

Vale lembrar que as telas exibidas são ainda protótipos e ainda estão em desenvolvimento, então servem apenas para se ter uma ideia do que a empresa está planejando para o futuro. Até serem realmente fabricadas para o público final, é muito provável que algumas coisas mudem até lá.

Flex S e Flex G dobram em até 3 vezes

A Flex S tem esse nome porque, segundo a empresa, ela pode ser dobrada no formato da letra S. É uma tela grande com dobra dupla que tem várias formas de uso, oferecendo uma ótima flexibilidade. Ela poderá ser usada em smartphones e em tablets, além de outros aparelhos.

A depender de como a tela está dobrada, é possível utilizar só uma parte dela ou de forma separada, aumentando ainda mais as possibilidades de uso multitarefas.

Já a tela Flex G, que também pode ser dobrada em até 3 vezes, tem o diferencial de todas as telas serem de um mesmo lado, ou seja, as dobras são para dentro. Assim é possível ter acesso a uma tela grande a qualquer momento e então protege-la dobrando para que fique com 1/3 do tamanho e seja guardada com segurança e longe de arranhões e impactos.

Flex Slidable

A Samsung também aproveitou para finalmente revelar um protótipo de tela rolável na CES 2022. A Flex Slidable pode aumentar o tamanho ao deslizar para o lado, oferecendo mais um pedaço de display que pode ser usado de forma separada do display principal para facilitar o atalho para outros aplicativos.

Ele inicialmente mostra um smartphone com tela que aparenta ter o tamanho comum, porém logo o painel adicional é deslizado para o lado revelando a extensão. Esse mecanismo que faz com que a tela adicional deslize não é mostrado com detalhes, mas é possível ter uma ideia do que o protótipo sugere.

Flex Note

Por fim, eles também apresentaram um novo conceito de tela dobrável no tamanho de notebooks, tornando-se assim uma tela OLED grande e versátil. Quando dobrada, a tela tem o tamanho de um notebook de 13 polegadas. Quando aberta em L ele mantém a tela de 13 polegadas e a outra metade do aparelho oferece teclado e touchpad virtuais.

Já quando totalmente aberto, a tela tem um tamanho de 17 polegadas, então pode ser usada também como um monitor portátil, além de notebook. A ideia é que ele se torne ou uma estação de trabalho ou seja como um monitor extra.

Por enquanto os protótipos ainda não têm nenhuma data para serem lançados para os consumidores, como era de se esperar. Também é importante ter em mente que, por serem conceitos, pode ser que nem todos virem realmente produtos reais.

Fonte: MySmartPrice, SamMobile (1,2,3)

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X