CES 2022: cômodas inteligentes prometem ajudar nas tarefas domésticas

CES 2022: cômodas inteligentes prometem ajudar nas tarefas domésticas

A CES 2022, assim como muitas outras edições passadas, serviu como palco para a introdução de aparelhos que prometem revolucionar o mundo tecnológico, e muitos deles são robôs. Nos últimos anos, os robôs inteligentes que prometem ajuda para casas inteligentes se tornaram um fenômeno, mas essas cômodas inteligentes se destacam principalmente pela sua simplicidade e por ser, de fato, útil para muitas pessoas.

Uma startup chamada Labrador Systems é a responsável pelos dois modelos apresentados na CES 2022, chamados de Caddie e Retriever. A ideia é simples, mas bastante interessante: são cômodas inteligentes com rodinhas que podem ser controladas e andam pela casa para ajudar a carregar coisas. Quase como um mordomo particular.

Leia também:

CES 2022: anel inteligente promete ajudar a evitar doenças crônicas
Pesquisadores revelam roupa inteligente que podem se comunicar com dispositivos

Cômodas inteligentes podem andar livremente e evitar obstáculos

Cômodas inteligentes

A ideia das cômodas inteligentes é justamente essa, a de ajudar a carregar coisas pela casa ou simplesmente ter acesso rápido a alguns objetos e itens. Ambas são chamadas assim porque realmente têm o tamanho de uma cômoda como uma mesa de cabeceira, além de contar com rodinhas e sensores que permitem que elas possam andar pela casa e evitar obstáculos.

Os consumidores poderão estabelecer paradas para as cômodas como, por exemplo, a cozinha, ou ao lado do sofá, entre outros. Depois disso, os robôs poderão andar entre esses vários pontos sempre que solicitado, automaticamente desviando de obstáculos e pessoas no caminho. Ambos podem ser comandados por aplicativos ou até mesmo comandos de voz através da Alexa.

Cômodas inteligentes

O peso máximo suportado ainda é pouco, de cerca de 11 Kg, porém a ideia é que eles possam carregar objetos e itens leves usados no dia a dia como talheres, por exemplo. Eles se movimentam na velocidade de passos comuns e se recarregam automaticamente durante a noite.

A diferença entre os dois modelos é que o Retriever, que é o mais avançado, pode levantar e abaixar para facilitar a entrega dos itens e também vem com uma espécie de cinto para as pernas que, quando usado pelo dono, permite que ele possa rastrear seus passos, ou seja, percorrer o mesmo caminho.

Ajudando pessoas com problemas de mobilidade

Cômodas inteligentes

Embora as cômodas inteligentes possam ser usadas por qualquer pessoa, elas foram pensadas especialmente para aquelas que têm problemas de mobilidade como pessoas idosas, condições crônicas como Parkinson ou artrite e até mesmo quem usa cadeira de rodas, bengala ou muletas.

O CEO da Labrador, Mike Dooley, afirmou que ele teve a ideia da cômoda inteligente depois de ver a própria mãe começar a andar com uma bengala e depois passar a usar uma cadeira de rodas.

Ele disse que notou que quando ela estava usando bengala ou andador, suas mãos ficavam ocupadas então ela tinha dificuldades de carregar consigo alguns itens, e nesses casos robôs como Caddie ou Retriever podem ser muito úteis como assistentes para diversas tarefas como tirar ou colocar a mesa para refeições, mover roupas para a lavanderia, levar um livro para ler no sofá ou até mesmo ter acesso rápido aos óculos.

Cômodas inteligentes podem contar com melhorias como braços

Cômodas inteligentes

Além de apenas carregar, as cômodas inteligentes ainda podem “pegar” itens de outros locais com braços que contam com movimentos que são um pouco limitados, mas que cumprem o objetivo. Em uma demonstração em transmissão ao vivo, o Retriever se moveu até uma geladeira e usou os braços para deslizar uma bandeja de uma das prateleiras e levar para outra localização. Dooley afirmou que o Retriever vai oferecer esse tipo de configuração extra para os consumidores, permitindo que eles possam criar rotinas para garantir mais independência para quem precisa de cuidados especiais.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

Nesse caso, por exemplo, um cuidador pode ficar ao lado do paciente durante a manhã e deixar tudo já arrumado para quando não estiver por perto como, por exemplo, deixar uma refeição já pronta em um local da geladeira que o Retriever tem acesso e poderá buscar como aconteceu na demonstração. Tudo isso com um simples comando de voz.

Simplicidade é a chave para a empresa

Cômodas inteligentes

A startup revelou que um dos objetivos de seus produtos é trazer o máximo de simplicidade para que eles não sejam nada de outro mundo e que também possam se adaptar mais facilmente ao dia a dia dos clientes e consumidores.

Eles pretendem adicionar alguns recursos nas cômodas inteligentes como controle manual e opção “siga-me” no futuro, mas Dooley afirmou que a empresa está feliz em focar principalmente no uso mais útil para as pessoas.

“Temos este mantra simples de mantê-lo muito controlável e compreensível”, diz ele. Porém, mesmo sendo modelos de robôs mais simples, eles ainda não estão prontos para os consumidores. Introduzir qualquer máquina automatizada para casas inteligentes não é uma tarefa fácil, principalmente quando são destinadas a ajudar pessoas com necessidades especiais, então é ainda mais importante que nada saia errado.

A Labrador já começou a fazer testes do Caddie no ano passado, colocando-o para funcionar em casas de pessoas selecionadas desde fevereiro de 2021. Mas a empresa ainda quer fazer mais testes e, por isso, diz que eles só estarão prontos para serem vendidos no ano que vem, em 2023.

Ainda assim, eles já abriram espaço para que consumidores interessados possam reservar uma unidade do Caddie ou do Retriever por um valor de US$250, que pode ser reembolsado caso necessário.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X