Pesquisadores revelam roupa inteligente que podem se comunicar com dispositivos

Pesquisadores revelam roupa inteligente que podem se comunicar com dispositivos

Hoje em dia existem diversas facilidades de comunicação entre dispositivos, principalmente aquelas que acontecem sem a necessidade de fios. Pensando nisso, pesquisadores da University of California (UCI) nos Estados Unidos inventaram um novo tipo de roupa inteligente com tecido que poderá se comunicar digitalmente com aparelhos próximos.

Leia também:

Óculos inteligentes da Apple devem ser lançados só em 2025, diz analista
Esta é a Polaroid Now+, câmera instantânea com funções inteligentes

Tecido utiliza NFC para interação sem fio

Roupa inteligente

Esses tecidos contam com metamateriais em pedaços têxteis flexíveis e com isso podem interagir sem a necessidade de baterias. Essa interação é feita através da tecnologia NFC, já utilizada em diversas finalidades hoje em dia, como por exemplo o pagamento através de smartphones.

Com isso, será possível que a roupa possa se comunicar com dispositivos próximos. Um exemplo disso é, por exemplo, fazer com que quando uma pessoa entre em seu carro, o dispositivo costurado na roupa possa se comunicar automaticamente com o veículo e assim o motorista já é reconhecido pelo sistema.

Peter Tseng, professor de engenharia elétrica e coautor do projeto, fala mais um pouco sobre ele:

“Se você segurou seu smartphone ou cartão de crédito perto de um leitor para pagar uma compra, você já aproveitou as vantagens do sistema NFC. Agora, nós aumentamos o alcance, então, você pode manter o telefone no bolso e, ao encostar seu corpo em outros tecidos, a energia e as informações são transferidas para o seu dispositivo”.

Roupa inteligente poderá interagir de diversas formas

Roupa inteligente

Os pesquisadores confirmaram que a invenção é capaz de permitir que haja uma interação com dispositivos eletrônicos apenas pela aproximação. Com isso, é possível adicionar diversos segmentos que podem ser costurados nas roupas de forma separadas e que podem conversar uns com os outros.

Eles também conseguiram aumentar o alcance do NFC, que chega até a 2 metros de distância, apenas utilizando metamateriais magnéticos passivos com folhas de cobre e alumínio. Isso também permite que eles possam ser costurados em diversos locais das roupas, até os que estão sempre em movimento como mangas compridas.

“Com nosso tecido, os eletrônicos estabelecem uma comunicação instantânea para que você possa compartilhar informações com um simples aperto de mão. Você não precisaria mais destrancar manualmente seu carro com uma chave ou dispositivo sem fio separado. Seu corpo se tornaria a própria chave”

Para todo tipo, tamanho e finalidade

Roupa inteligente

Isso acontece porque esses materiais foram produzidos de forma que fossem bastante flexíveis, ou seja, tolerando movimentações já que serão costurados em roupas. E como esses sinais são captados pela indução magnética, não precisam de fios nem conexões rígidas, então podem ser costurados em peças de qualquer tamanho e características.

Um exemplo é o uso em roupas esportivas para atletas. As calças podem conter material para medir movimentos e ao mesmo tempo se comunicar com os da parte de cima que pode monitorar a frequência cardíaca. Outro uso interessante é no campo da medicina, adicionando-as em roupas de pacientes acamados para avaliar sinais vitais.

“Os materiais envolvidos no sistema são de baixo custo, fáceis de fabricar e personalizar. Além disso, eles podem ser colados em roupas já existentes, sem a necessidade de comprar uma peça de alta tecnologia totalmente nova e cara. Criamos um tecido que pode dar um novo sentido aos vestíveis eletrônicos”.

Fonte: UCI

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X