CES 2022 marca a entrada de empresas asiáticas no metaverso

CES 2022 marca a entrada de empresas asiáticas no metaverso

Não são apenas as empresas americanas que estão de olho nas possibilidades do metaverso, conforme pudemos observar nas apresentações de empresas asiáticas na CES 2022.

Várias empresas asiáticas, especialmente a LG, a Hyundai e a Panasonic, demonstraram suas aspirações de metaverso, mesmo sem saber quais serão seus produtos.

Aliás, o próprio termo metaverso é naturalmente confuso. Cunhado em 1992, pelo autor de ficção científica Neal Stephenson, o termo descreve um mundo virtual onde humanos interagem entre si com a ajuda de eletrônicos.

Contudo, o termo entrou em voga no final do ano passado quando Mark Zuckerberg decidiu mudar o nome da empresa que controla as redes sociais Facebook e Instagram, bem como o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp e a criação dos headset Oculus, para Meta.

A partir daí, todo mundo entrou na onda do metaverso, particularmente devido às suas grandes possibilidades econômicas.

Nike, Nvidia, Epic Games e outras empresas já iniciaram suas empreitadas no metaverso, mas agora é a vez das empresas asiáticas.

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Na CES 2022, LG apresenta suas iniciativas de metaverso

No evento exclusivo para a imprensa na CES 2022, na última terça-feira, a sul-coreana LG revelou estar trabalhando com várias startups em produtos relacionados ao metaverso.

Uma dessas startups é a iQ3, que cria programas de treinamento corporativo ambientados em mundos virtuais. Outra startup é a 13M, que desenvolve experiências de “viagens” no metaverso.

CES 2022 metaverso
Créditos: LG

Sokwoo Rhee, chefe da LG Nova, a divisão responsável por inovação da LG, afirmou que a empresa ainda não sabe como integrar os projetos citados acima aos negócios da LG. No entanto, o executivo espera que o surgimento do metaverso possa ajudar a reformular o crescimento da gigantesca empresa.

“Eu não acredito que a LG quer definir ou determinar o que é o metaverso. Nós mal sabemos a sua definição, mas temos certeza que fará parte do futuro”, afirmou Rhee.

Hyundai surge com o conceito de metamobilidade e Panasonic investe em hardware

Outra empresa asiática, também sul-coreana, se adentra no metaverso. A Hyundai introduziu um novo conceito chamado “metamobilidade”, combinando o metaverso com a mobilidade. 

A meta da empresa (com perdão do trocadilho) é expandir os seus negócios além da indústria automotiva.

Isso já foi refletido quando a Hyundai comprou a Boston Dynamics, fabricante de robôs, em 2021. Na sua apresentação na CES 2022, A Hyundai apresentou um conceito de metaverso em que uma variedade de dispositivos robóticos serviriam como elo entre o mundo real e o mundo virtual.

Por exemplo, um carro robô pode fornecer serviços de mobilidade como um meio de transporte pessoal, mas também pode se tornar um escritório ou área de lazer para que o motorista possa interagir com outras pessoas no mundo virtual enquanto se locomove no mundo real. Confira o vídeo abaixo para entender o conceito da montadora sul-coreana.

No entanto, com os riscos dos veículos autônomos, vai demorar um pouquinho até a Hyundai conseguir formular a sua metamobilidade.

Por outro lado, diferentemente das sul-coreanas, a japonesa Panasonic decidiu investir em hardware para a experiência do metaverso. A empresa apresentou o headset VR Megane X, que pesa 28 granas, bem mais leve que o Oculus.

“A Panasonic precisa de novos mercados, novos clientes e novos produtos”, afirmou Takuma Iwasa, CEO da Shiftall, subsidiária da Panasonic.

Créditos: Panasonic

A Shiftall que desenvolveu o headset VR e o seu CEO acredita que o metaverso possui um grande potencial de negócio.

No próximo trimestre, o MeganeX estará disponível nos Estados Unidos.

Além da entrada de empresas asiáticas na onda do metaverso, veja mais novidades da CES 2022

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