CES 2022: coleira inteligente pode monitorar os sinais vitais de cachorros

CES 2022: coleira inteligente pode monitorar os sinais vitais de cachorros

Quem disse que a tecnologia também não chega para melhorar a vida dos animais domésticos? Essa coleira inteligente da Invoxia foi apresentada na CES 2022 é capaz de monitorar os sinais vitais de cachorros, além de contar com GPS e um monitor também de atividades físicas para o pet.

Coleiras inteligentes que contam com opção de GPS para saber onde o animal está não são novidades, mas a da Invoxia conta com o diferencial de poder também controlar dados importantes para a saúde do animalzinho e que os donos nem sempre conseguem identificar.

Leia também:

CES 2022: cômodas inteligentes prometem ajudar nas tarefas domésticas
CES 2022: anel inteligente promete ajudar a evitar doenças crônicas

Coleira inteligente é confortável e independe da quantidade de pelos

Coleira inteligente

Entre os sinais vitais que ela consegue monitorar estão o ritmo respiratório e os batimentos cardíacos e, para isso, a empresa trabalhou em parceria com veterinários cardiologistas certificados. Eles desenvolveram um sistema de inteligência artificial que usa radares e sensores em miniatura, do mesmo tipo usado em smartphones como o Pixel 4 da Google.

Amélie Caudron, CEO da Invoxia, afirma que esses radares são ideais, já que conseguem realizar o monitoramento independente de quão peludo seja o cachorro.

“Há um radar voltado para o pescoço e envia um sinal de rádio, e esse sinal não será refletido pelo cabelo. Portanto, não importa a quantidade de pelo ou cabelo, isso será refletido pela primeira camada de pele. Assim, o radar será capaz de saber a velocidade e o movimento da pele logo abaixo do colarinho.”

São esses movimentos que servem como base para a leitura do algoritmo que determina as frequências respiratórias e cardíacas. Outra vantagem da coleira inteligente da Invoxia é que ela pode ser usada mais solta e confortável no pescoço do cachorro, sem incomodar o animal. É diferente de relógios e pulseiras inteligentes usadas em humanos, que precisam estar bem ajustadas para poder ler as frequências com mais precisão.

Preço e disponibilidade

Coleira inteligente

Ela é compatível com Bluetooth, Wi-Fi, GPS, e LTE-M e conta com recursos de alertas quando o cachorro escapa e até mesmo um aviso sonoro interno. A coleira inteligente também é capaz de acompanhar a atividade diária do cachorro e identificar quando o animal está andando, correndo, arranhando, comendo, bebendo água, latindo e até mesmo quando está descansando.

Siga o Hardware.com.br no Instagram

O tecido que envolve a coleira pode ser retirado facilmente para limpeza. Por enquanto o modelo de coleira inteligente da Invoxia só pode ser encontrado para cachorros de tamanho médio para grande, já que é difícil fazer miniaturas da tecnologia de radar a ponto de caber em modelos menores e que fique leve e confortável para os animais pequenos.

A coleira começará a ser vendida a partir de junho de 2022 e o valor será de aproximadamente US$99 pela coleira e um adicional de US$12,99 mensais pelos recursos de GPS.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X