CES 2022: anel inteligente promete ajudar a evitar doenças crônicas

CES 2022: anel inteligente promete ajudar a evitar doenças crônicas

A CES 2022 é repleta de anúncios e prévias de tecnologias que podem mudar o mundo em diversos sentidos, e algumas delas se destacam. Esse ano um desses destaques é o Movano Ring, um anel inteligente da empresa Movano, que promete ser um aliado para evitar o aparecimento de doenças crônicas e até mesmo ajudar a ter uma vida mais saudável.

Leia também:

Apple Fitness+ é lançado no Brasil, confira os preços
Pesquisadores revelam roupa inteligente que podem se comunicar com dispositivos

Anel inteligente oferece conselhos para uma vida saudável

Anel inteligente

O Movano Ring é capaz de medir os batimentos cardíacos, variações nesses batimentos, qualidade de sono, de respiração, temperatura do corpo, nível de oxigênio no sangue, contar os passos e calorias queimadas em atividades.

Só que ao invés de oferecer todos os resultados dessas medições de forma separada e aleatória, o aplicativo da Movano consegue relacionar esses resultados uns com os outros e detectar algum tipo de estilo de vida que pode ser mais propensa para o aparecimento de uma doença crônica.

Poe exemplo, o aplicativo ajuda a mostrar ao usuário como os hábitos de se exercitar podem melhorar a qualidade do sono ou das variações cardíacas com o tempo.

Cada vez mais aparelhos vestíveis trazem essa capacidade de monitorar exercícios e calorias, porém poucos como o Movano Ring ou FitBit conseguem usar os scores obtidos desse monitoramento para contextualizar em dicas para uma maior qualidade de vida. Eles ajudam tanto a incitar atividades físicas quanto a não exagerar durante a realização delas.

A iniciativa do anel inteligente também visa diminuir a quantidade de gráficos e números em demasia, que com o tempo podem acabar se tornando chatos de acompanhar. A ideia é apresentar essas informações de uma forma mais leve e fácil de ser entendida.

Design do anel é um destaque a parte

Anel inteligente

Outro ponto de destaque do Movano Ring é o seu design. O anel é fino e delicado, ou seja, não chama muita atenção. Ele revela o que a empresa já deixou claro, que é focado principalmente para o uso de mulheres de todas as idades.

Isso é importante, já que a indústria de vestíveis tende a sempre trazer dispositivos com estilos mais masculinos. Até mesmo anéis inteligentes por vezes podem ser bem grosseiros com um design com mais espessura. Já o Movano Ring consegue ser delicado o suficiente para ser adaptado para mãos menores e tem espaço suficiente para todos os sensores que ele precisa ter.

Anel ainda não conta com aprovação da FDA

FDA

Porém, tudo ainda é preciso ser levado com um pouco de calma, principalmente porque o anel ainda não tem aprovação da FDA, que é a agência reguladora americana. A empresa anunciou que pretende ter essa aprovação com designação Classe II para, assim, pode adicionar mais recursos como monitoramento de glicose no sangue de forma não-invasiva e de pressão sanguínea.

Para isso, eles já começaram a fazer testes clínicos para a tecnologia de rádio frequência e os algoritmos necessários. Também já estão trabalhando nos estudos de precisão para ganhar a certificação da FDA para o monitoramento de batimentos cardíacos, oxigênio no sangue e monitoração respiratória.

Outra empresas de renome já estão trabalhando em recursos como monitoração não invasiva de glicose no sangue de pressão sanguínea, como é o caso da Apple e da Fitbit, que querem adicionar esse tipo de tecnologia em seus aparelhos, como smartphones por exemplo. Se a Movano conseguir trazer esse tipo de novidade para o seu anel inteligente, será um feito incrível.

Quando o anel inteligente estará disponível?

Anel inteligente

Ainda não é possível saber quando e até mesmo se o anel inteligente será mesmo liberado para uso. Em alguns casos, isso não acontece ou demora um bom tempo. Um exemplo foi o Relógio Scanner Withings que foi anunciado na CES 2020 mas só foi liberado em novembro de 2021. Outros como o relógio inteligente da Omrons também levaram alguns anos para tal.

Movano afirmou que está levando essa parte de regulação muito a sério e por isso ele não será disponibilizado até a segunda metade de 2022. E até mesmo nesse período, ele estará em sua versão beta apenas para testes e não para o consumidor final. Também ainda não há detalhes quanto ao preço, porém a empresa afirmou que tem o objetivo de oferecer um produto acessível.

“Nosso objetivo é o foco médico e do consumidor – a interseção desses dois campos em oposição a um ou outro. Queremos ter a aparência, o toque e o preço acessível de um dispositivo de consumo com a precisão e confiabilidade de um dispositivo médico”.

Fonte: the verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X