FDA afirma que nenhum relógio ou anel inteligente consegue medir glicose no sangue

FDA afirma que nenhum relógio ou anel inteligente consegue medir glicose no sangue

Com um mercado cada vez mais acirrado, os dispositivos vestíveis precisam trazer inovações e novidades para manter o foco dos usuários e até mesmo chamar a atenção para novos consumidores. Por isso, a FDA está de olho nessas novidades, principalmente em uma bem atual, que é a de medir os valores de glicose no sangue.

De acordo com a Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos, nenhum relógio inteligente ou anel inteligente tem a capacidade de medir os níveis de glicose no sangue, e que isso ainda não é possível em nenhuma forma que não seja invasiva, ou seja, com exame de sangue.

Leia também:

Primeiros testes clínicos de implantes cerebrais da Neuralink aprovados pela FDA
Samsung lança Galaxy Fit 3 no Brasil; veja os preços e ficha técnica

FDA deixa claro que relógios e anéis inteligentes não têm essa capacidade

FDA

Em um comunicado recente, a FDA emitiu um alerta crucial para consumidores, pacientes e profissionais de saúde: nenhum relógio inteligente (smartwatch) ou anel inteligente (smart ring) atualmente disponível tem autorização, liberação ou aprovação para medir ou estimar valores de glicose no sangue de forma independente.

O aviso chega como uma necessidade para desmascarar empresas que atualmente estão comercializando dispositivos fraudulentos com alegações não fundamentadas.

O comunicado da FDA, divulgado em resposta à crescente presença de tecnologias de monitoramento de glicose no sangue, é um alerta e um aviso de cautela para aqueles que buscam dispositivos vestíveis como solução para o monitoramento não invasivo dos níveis de glicose.

A agência esclareceu que, até o momento, nenhum grande fabricante de dispositivos vestíveis, como Apple, Fitbit, Samsung ou Oura Ring, possui um smartwatch ou smart ring capaz de realizar tal medição por conta própria.

A principal advertência da FDA é direcionada a dispositivos que fazem reivindicações enganosas e não fundamentadas. Muitas vezes encontrados em feiras de tecnologia, como a CES, esses dispositivos são apresentados como capazes de medir glicose no sangue sem invadir o corpo, o que pode atrair consumidores em busca de soluções inovadoras para o monitoramento da saúde.

Alguns vestíveis contam sim com integração com monitores contínuos de glicose

É importante observar que os dispositivos de renome, como o Apple Watch, Fitbit, Samsung watch e Oura Ring, oferecem integrações com monitores contínuos de glicose (CGM) autorizados pela FDA.

Esses CGMs, como o Dexcom G7, utilizam agulhas para realizar medições precisas dos níveis de açúcar no sangue, enquanto os dispositivos vestíveis atuam como interfaces para exibição dos dados coletados, por meio de aplicativos associados em smartphones.

FDA

A FDA destaca a necessidade de os consumidores estarem atentos a empresas que comercializam esses dispositivos fraudulentos, vendendo-os diretamente em seus sites, por meio de campanhas de financiamento coletivo ou em mercados online, como o Alibaba. Principalmente porque isso pode levar até mesmo a erros de medicações.

“Para pessoas com diabetes, medidas imprecisas da glicose no sangue podem resultar em erros na gestão da diabetes, incluindo a administração de doses incorretas de insulina, sulfonilureias ou outros medicamentos que podem reduzir rapidamente a glicose sanguínea. Tomar uma quantidade excessiva desses medicamentos pode rapidamente levar a níveis perigosamente baixos de glicose, resultando em confusão mental, coma ou até mesmo morte dentro de horas após o erro.”

Caso encontrem tais dispositivos, a agência insta os consumidores a relatarem o problema por meio do formulário de Relatório Voluntário MedWatch, auxiliando na identificação e regulação dessas práticas enganosas.

Sempre de olho nas promessas de dispositivos vestíveis

O timing do comunicado da FDA é importante, já que atualmente houve um aumento da cobertura em torno das tecnologias de monitoramento de glicose no sangue. Até mesmo com algumas chamadas que levam a crer que os produtos realmente contam com esse tipo de recurso.

FDA

Embora gigantes como Apple e Samsung estejam explorando essa área, é importante ressaltar que a FDA nunca concedeu autorização a nenhum smartwatch ou smart ring para realizar medições independentes de glicose no sangue. Apesar do progresso promissor no desenvolvimento de dispositivos vestíveis, ainda estamos a vários anos de contar com uma tecnologia pronta para ambientes de saúde, muito menos para o consumo geral.

É importante salientar a importância do ceticismo em relação a dispositivos vestíveis que afirmem ter aprovação da FDA. Embora esses dispositivos possam oferecer recursos autorizados pela FDA, como eletrocardiogramas e detecção de fibrilação atrial, eles não são considerados dispositivos médicos e não devem ser tratados como tal.

O ideal é sempre ficar atento e saber identificar o que é realmente verdadeiro ou não diante das alegações de inovações de saúde em dispositivos como ele, principalmente se elas já têm alguma validação por parte das autoridades regulatórias.

Fonte: The Verge

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X