CES 2022: Qualcomm e Microsoft anunciam parceria para smart glasses

CES 2022: Qualcomm e Microsoft anunciam parceria para smart glasses

Mais óculos de realidade aumentada surgirão no mercado após a Qualcomm anunciar ontem  (4), na CES 2022, uma parceria com a Microsoft para desenvolver smart glasses no ecossistema da Microsoft.

O brasileiro Cristiano Amon, que ocupa o cargo de CEO da Qualcomm desde janeiro do ano passado, afirmou que o desenvolvimento desses óculos terão um processador Snapdragon personalizado, serão leves e com economia de energia.

“Estamos integrando softwares de ambas as empresas nesse processador: a plataforma Mesh da Microsoft e a recém-anunciada plataforma de desenvolvimento Snapdragon Spaces XR”, afirmou Amon.

Cristiano Amon anunciando a parceria entre Qualcomm e Microsoft na CES 2022. Créditos: Qualcomm

Com a junção das duas plataformas, será possível viabilizar várias formas de uso de realidade mista em diversos dispositivos. Por exemplo, a plataforma Mesh já possui um sistema para conectar headsets VRs com celulares, PCs e tablets.

Já a Snapdragon Spaces XR foca em realidade mista, utilizando os smartphones com processadores da Qualcomm como fonte para uma segunda tela.

CES 2022 Qualcomm Microsoft
Spaces XR. Créditos: Qualcomm

Portanto, a junção das duas empresas pode resultar em smart glasses com recursos bem amplos. De acordo com Amon, a integração das duas plataformas darão vida à próxima geração de óculos de realidade aumentada e de smart glasses.

Leia também: Google estaria trabalhando em novos óculos para realidade aumentada

Por falar em geração, o headset VR HoloLens 2 da Microsoft, lançado em 2019, conta com o processador Snapdragon 850, da Qualcomm, que expôs na CES 2022 sua ambição de ampliar os seus produtos para dispositivos de realidade aumentada e virtual.

CES 2022 Qualcomm Microsoft
O HoloLens 2. Créditos: Microsoft

Além disso, as duas empresas já trabalham em parceria para desenvolver os processadores SQ1 e SQ2 do Surface Pro.

A Qualcomm também é responsável pelo processador Snapdragon XR2, do headset VR Oculus Quest 2, lançado pelo Facebook, ou melhor, pelo Meta. Por falar em Meta, agora sim, chegamos ao motivo da parceria entre Qualcomm e Microsoft.

Metaverso é o motivo da parceria entre Microsoft e Qualcomm

Após a apresentação na CES 2022, a Qualcomm afirmou à imprensa que a parceria com a Microsoft visa “expandir e acelerar a adoção da realidade aumentada tanto no setor empresarial quanto doméstico”. 

No mesmo comunicado, a empresa deixa claro que ambas as empresas “acreditam nas possibilidades do metaverso” e a colaboração, portanto, almeja criar “experiências transformadoras” para a nova geração de dispositivos para uso no metaverso.

“Essa colaboração reflete o próximo passo do compromisso de ambas as empresas com a plataforma XR e o Metaverso”, afirmou Hugo Swart, vice-presidente e diretor-geral da plataforma XR.

Ruben Caballero, vice-presidente da divisão de Realidade Mista da Microsoft, afirmou que a meta da empresa é “inspirar e empoderar outras pessoas a trabalharem coletivamente para desenvolver o futuro do metaverso”. Caballero define esse futuro como algo fundamentado pela confiança e pela inovação.

“Com serviços como o Microsoft Mesh, nós estamos comprometidos a entregar os recursos mais seguros e mais compreensivos para viabilizar metaversos que misturam o mundo real com o digital e, enfim, entregar uma noção conjunta de presença através de vários dispositivos. Estamos ansiosos para trabalhar com a Qualcomm visando para ajudar que todo o ecossistema possa dar vida ao metaverso”, finalizou Caballero.

Além da parceria entre Microsoft e Qualcomm, veja mais novidades da CES 2022

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X