Pesquisa revela que jovens estão trocando os consoles por dispositivos portáteis

Pesquisa revela que jovens estão trocando os consoles por dispositivos portáteis

Os dispositivos portáteis estão se tornando cada vez mais populares no mundo dos jogos atualmente, mesmo que muitos deles como o Nintendo Switch e até mesmo os smartphones não sejam exatamente uma novidade. Mas, ao que tudo indica, eles poderão se tornar mais populares que os consoles, se depender da nova geração.

Isso porque uma pesquisa recente revelou uma tendência surpreendente entre os jovens japoneses quando se trata de suas preferências de plataformas de jogos. De acordo com os resultados compartilhados pelo Automaton West, plataformas como PlayStation 5 e Xbox Series estão ficando para trás, enquanto o Nintendo Switch e os dispositivos móveis ganham destaque, com uma menção especial para o ressurgimento do clássico Nintendo DS.

Leia também:

Celulares ilegais representam 25% do mercado brasileiro, revela pesquisa
Jogos mobile estão cada vez mais dominantes no Brasil, revela pesquisa

Jovens preferem a portabilidade aos consoles

menino jogando no Nintendo Switch

A pesquisa foi realizada no final de 2023, levando em consideração as respostas de aproximadamente 700 jovens japoneses com idades entre 15 e 24 anos. O resultado revelou que que o Nintendo Switch e o PC são considerados as principais plataformas para jogos, embora ambas estejam significativamente abaixo da popularidade dos dispositivos móveis.

Entre os participantes da pesquisa, 80% dos jovens afirmaram jogar videogames, sendo que quase 95% deles preferem os jogos móveis. O Nintendo Switch foi citado por mais de 38% dos entrevistados como uma plataforma de escolha, seguida pelo PC, mencionado por mais de 33% dos jogadores.

Uma surpresa da pesquisa é que o Nintendo DS conquistou o quinto lugar na lista, com mais de 12% dos participantes escolhendo-o como sua plataforma preferida. Essa descoberta indica que, entre os jovens japoneses, o PS5 e os Xbox Series estão consideravelmente menos populares, sugerindo uma relativa irrelevância desses consoles entre os mais jovens. A lista ficou assim:

Mobile 94.7%
Nintendo Switch 38.5%
PC 33.2%
Tablet (26.5%)
DS (12.2%)

Mesmo entre os jogadores considerados “hardcore”, o Nintendo Switch, dispositivos móveis ou PC foram escolhas predominantes como plataforma principal de jogos. Os valores não dão 100% porque eram permitidas múltiplas escolhas.

Prováveis motivos para essa preferência

portáteis vs consoles - pessoa jogando no smartphone

O resultado não é exatamente uma surpresa, já que essa tendência já vem sendo vista em diversas comunidades de jogos, principalmente entre os mais jovens, inclusive no Brasil. Ao analisar mais a fundo essa escolha, existem alguns motivos para isso acontecer.

Um fator importante que contribui para essa tendência é o preço dos consoles de última geração. A maioria dos jovens entrevistados afirmou gastar menos de 70 euros (cerca de 387 reais) por ano em jogos, concentrando-se principalmente em jogos gratuitos disponíveis em dispositivos móveis.

Como ainda são jovens, a maioria provavelmente ainda não trabalha e não ganha seu próprio dinheiro, então dificilmente conseguiriam manter um console diante dos valores atuais. Além do mais, dispositivos móveis e computadores oferecem uma gama muito maior de possibilidades de jogos gratuitos.

Além disso, jovens estão sempre em movimentação, e a possibilidade de poder jogar em qualquer lugar ainda é um motivo forte para a escolha, que muitas vezes acaba sendo mais importante do que qualidade de gráficos ou um ambiente mais confortável para curtir seus jogos com calma, algo que certamente é mais prioridade entre os mais velhos.

E qualquer forma, esses resultados refletem uma mudança significativa no panorama dos jogos no Japão, com uma clara preferência por plataformas mais acessíveis e versáteis. Enquanto o Nintendo Switch continua a ser uma escolha popular entre os jovens japoneses, os dispositivos móveis emergem como uma força dominante no mercado de jogos, deixando os consoles de última geração em segundo plano para essa geração de jogadores.

Fonte: eurogamer

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X