ANÁLISE: SSD externo WD Black D30 Game Drive

ANÁLISE: SSD externo WD Black D30 Game Drive

Em maio do ano passado, a Western Digital ampliou seu portfólio de SSDs da sua marca WD Black, família de produtos que visa atender o público gamer. Um desses novos produtos é o SSD externo WD Black D30 Game Drive, modelo que recebemos da companhia para análise.

Disponível em 3 opções de capacidade (500 GB, 1 TB e 2 TB), o produto segue a abordagem que já virou uma marca registrada entre os lançamentos WD Black, um forte apelo na questão estética. Seguindo o padrão do que já vimos no HD externo WD Black P10, tem review dele aqui no site, a estética que remete a um container se mantém no D30. Há ainda uma versão especial em relação ao case que é o WD Black D30 Game Drive com um design inspirado no Xbox.

Em termos de performance, a companhia promete velocidades de leitura e gravação de até 900 MB/s. O SSD externo adota a conexão USB Tipo-C e faz uso de uma interface USB 3.2 Gen2.  Isso significa que o SSD WD Black D30 Game Drive tem uma largura de banda de até 10 Gbit/s. Há compatibilidade com computadores e consoles (PS4, PS4 Pro, PS5, Xbox One, Xbox Series S e X).

WD Black D30 Game Drive

Recebemos da Western Digital o WD Black D30 Game Drive de 500 GB (WDBATL5000ABK-WESN) para teste. Confira abaixo tudo o que eu achei dessa nova solução em armazenamento externo.

Design e conteúdo da embalagem

Levando em conta o meu gosto pessoal, a Western Digital é responsável atualmente pelas unidades externas mais interessantes em termos de design. Nem falo isso levando em conta somente a família de produtos WD Black. A linha My Passport também segue uma linha de design que me agrada bastante, e se formos estender essa discussão englobando a SanDisk, empresa que faz parte do grupo da WD, é preciso fazer uma menção honrosa ao SanDisk Extreme, um SSD externo que também tem um design bem legal.

Falando especificamente do WD Black D30, mais do que nunca, estamos diante de uma espécie de mini cointainer, só que ao invés de aço patinável a estrutura é em plástico rígido. Essa ideia de uma padronagem que remete a um container é explorada pela empresa no HD externo WD Black P10 e no outro SSD externo da linha, o WD Black P50.

No entanto, como essas outras unidades são planas, não adotam esse invólucro estilo uma caixa abaulada, o D30 é o que mais se assemelha a um verdadeiro container. De fato é um SSD externo com um deign muito diferenciado e fora do padrão que estamos acostumados a associar com este tipo de produto.

WD Black D30 Game Drive

Na unidade podemos observar as inscrições WD Black D30 Game Drive, NVMe SSD, uma barra de LED, que atua como indicação de quando a unidade esta em execução, e também o encaixe para o cabo USB Tipo-C.

WD Black D30 Game Drive

Já que chegamos nessa parte do encaixe para o cabo, precisamos falar sobre o cabo (USB-C para USB-A) que acompanha o produto. Infelizmente ele é muito curto. No meu cenário de uso, em que quis deixar o WD Black D30 Game Drive exposto na mesa, ao lado do monitor, tive que recorrer a um outro cabo USB-C.

Além da unidade e do cabo USB, a embalagem também traz um suporte para encaixe do SSD externo e um guia de acesso rápido.

WD Black D30 Game Drive

Desempenho

Conduzi todos os testes com a unidade no PC, mas, já que o WD Black D30 tem compatibilidade com os consoles – incluindo os da nova geração, vale a pena comentar alguns pontos importante sobre o uso de unidades externas com os novos consoles. Realmente o WD Black D30 Game Drive, e outras trocentas unidades externas, garantem compatibilidade com os novos consoles, mas, infelizmente, não é da forma como todos realmente esperariam num primeiro momento.

Por imposições das próprias empresas responsáveis pelo desenvolvimento dos consoles, unidades externas não servem, até o momento, para armazenar os novos jogos, projetados especialmente para o PlayStation 5 ou o Xbox  Series S e X.

No caso do console da Sony, você pode utilizar o WD Black D30 Game Drive para armazenar e inicializar os jogos do PlayStation 4, já que eles são compatíveis com o PlayStation 5. Porém, com os jogos do PS5, unidades externas servem apenas como um desafogo do SSD interno do console. Você até pode mover os arquivos do SSD externo para uma unidade externa, mas, para a execução do jogo, é obrigatório que esses arquivos estejam no SSD interno do PS5, ou na unidade auxiliar, conectada através da porta M.2 do console.

O mesmo vale com os consoles da Microsoft. Você pode armazenar e inicializar os títulos para Xbox One a partir de uma unidade externa. Para os jogos do Xbox Series S e X é necessário o uso do armazenamento interno, recorrer a solução proprietária, os cartões de armazenamento da Seagate, ou tentar algumas gambiarras.

Mesmo sem essa característica da inicialização dos jogos de nova geração direto pelo armazenamento externo, unidades externas de alta velocidade – que seguem o padrão NVMe, seguem tendo uma grande importância nos novos consoles, já que você ganha tempo nesse processo de mover arquivos da unidade interna para a externa e vice-versa. Nesse quesito velocidade, o WD Black D30 Game Drive promete até 900 MB/s em leitura e escrita. Vamos checar isso agora!

Configuração utilizada no teste

  • Placa-mãe: ASUS ROG Crosshair VIII Hero;
  • Processador: AMD Ryzen 7 3700X ;
  • Cooler: Watercooler Cooler Master Master Liquid ML 240R RGB;
  • Memória RAM: 4x 8 GB HyperX Predator;
  • Placa de vídeo: PCYES RTX 3070;
  • SSD: WC SN750 de 1 TB
  • Fonte: Corsair CX650;
  • Sistema: Windows 10 Pro 64-bit.

Assim como já relatei em outras análises de SSDs da WD, a companhia oferece um software que é o WD Dashboard, que permite, por exemplo, atualizar o firmware da unidade. Infelizmente o software não esta bem integrado com essa unidade do D30 que recebemos para teste.

O software reconheceu apenas que se trata de uma unidade da série Game Drive e lista sua capacidade. Demais informações, como temperatura e até sobre a interface de conexão, não foram listados pelo software. Aliás, nem mesmo o layout do WD Dashboard se ajustou para o padrão da linha WD Black quando acionamos o D30.

CrystalDiskInfo

Usamos o CrystalDiskInfo para conferir os aspectos técnicos da unidade.  Dentre as informações mais interessantes, ele revela os recursos suportados pelo WD Black D30 Game Drive. O protocolo é o NVMe 1.4. A temperatura registrada, no modo ocioso (idle), foi de 50ºC (um pouco mais alta do que alguns SSDs NVMe que já testei).

HD Tune

Rodamos também o HD Tune que lista de forma mais completa os recursos suportados pela unidade.

CrystalDiskMark

Partimos agora para um segundo software da família CrystalDisk, o CrystalDiskMark, que é uma ferramenta de benchmark que atesta as velocidades de leitura e escrita de unidades de armazenamento.

Confira abaixo a tela com o resultado. O software foi configurado para rodar com um arquivo de 1 GB e repetimos o procedimento 3 vezes.

Na nossa próxima tela temos o resultado do teste do CrystalDiskMark com um arquivo de 64 GB, essa variação irá mostrar o impacto que o fim do cache SLC pode causar na performance do WD Black P30 Game Drive:

ATTO Disk Benchmark

O próximo software da lista da bateria de testes é o aclamado ATTO Disk Benchmark.  Software que estrutura o resultado de uma maneira muito particular e que permite ter uma noção bem ampla de como a unidade de armazenamento se sai nos mais variados blocos de arquivos. Configuramos para que o teste passe por blocos de 4 KB até 64 MB.

Retornamos ao HD Tune e executamos a sua ferramenta interna de benchmark. O software indica a velocidade média de transferência de dados do WD Black SN850, assim como seu tempo de acesso.

AS SSD Benchmark

Passamos agora para o AS SSD Benchmark. Além das taxas de leitura e escrita em diferentes cenários, o software atribui uma pontuação final. Essa pontuação serve como parâmetro comparativo entre outras unidades.

Pontuação de outros SSDs

Por último, realizamos a transferência de um arquivo de 82,3 GB entre o WD Black SN750 de 500 GB e o WD Black D30 Game Drive de 500 GB, e vice-versa, cronometrando o resultado.

  • Transferência de 82,3 GB do WD Black SN750 de 500 GB para o WD Black D30 Game Drive de 500 = 06:11.78
  • Transferência de 82,3 GB entre o WD Black D30 Game Drive de 500 GB para o WD Black SN750 de 500 GB = 04:08.25

Especificações do WD Black D30 Game Drive

  • Modelo: WD Black D30 Game Drive (WDBATL5000ABK-WESN);
  • Capacidade: 500 GB;
  • Interface: USB 3.2 Gen 2;
  • Protocolo: NVMe;
  • Dimensões: 3.78″ x 1.38″ x 2.28″;
  • Peso: 137 gramas (com suporte) e 125 gramas (sem suporte);
  • Garantia: 3 anos;
  • Compatibilidade: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, Windows 8.1/10 e MacOS 10/11+.

Pontos positivos

  • Design e construção
  • Performance
  • Presença de USB-C

Pontos negativos

  • Preço elevado
  • Cabo USB curto

Veredito

Estilo e performance. O WD Black D30 Game Drive promete e entrega ambos. Essa nova opção da Western Digital no segmento de armazenamento externo deixa sua marca em relação à estética, e também manda bem no que entrega em termos de performance, seja para expandir o armazenamento em seu computador, ou ser uma unidade de desavogo do SSD interno dos novos consoles. Pelo fato de ser NVMe e manter uma boa taxa de leitura, é uma unidade que cumpre seu papel em ser um aliado dos consoles de nova geração.

O que realmente desanima é o preço. No momento em que estou publicando esta análise, o WD Black D30 Game Drive de 500 GB esta saindo por mais de R$ 1200. É possível garimpar unidades com preço bem mais convidativos que esse e que também entregam uma taxa em leitura tão interessante quanto, em alguns casos até superior.

Um exemplo é o AS760 da Adata, com taxa de leitura na casa dos 1000 MB/s, e que também é uma unidade USB 3.2 Gen 2. Encontrei este modelo, em sua versão de 256 GB, por R$ 370. Isso sem falar que muitos preferem comprar um SSD que seria para uso interno no PC e adaptar num case para que ele se transforme numa unidade externa.

Só que uma coisa é fato: diversos produtos ganham a atenção do público e mídia não apenas pela performance ou relação custo x benefício, o design acaba sendo um fator que chama a atenção de muita gente e pode até ser um critério de desempate em alguns casos. Neste quesito, o WD Black D30 Game Drive é uma das unidades mais interessantes que o gamer irá encontrar no mercado.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X