ANÁLISE: HD externo WD Black P10 de 2 TB

ANÁLISE: HD externo WD Black P10 de 2 TB

Em 2020, pela primeira vez, os SSDs ultrapassaram os HDs em relação a quantidade de unidades vendidas. Mas alguns pontos ainda jogam a favor dos HDs, principalmente quando falamos da realidade Brasil. Esses pontos giram em torno do custo por giga. Quando comparamos o preço de um HD e um SSD de alta capacidade, o disco rígido ainda se mantém como o mais vantajoso (obviamente, olhando é claro por uma perspectiva de preço e não de desempenho, que, evidentemente, o SSD é bem superior). Essa diferença fica ainda mais evidente quando o foco são unidades externas.

Um SSD externo ainda é absurdamente caro no Brasil. Nesse universo das unidades externas, um HD desta categoria acaba sendo bem mais viável no fator custo. Uma das empresas que investe tanto em SSDs quanto HDs externos é a Western Digital. Produtos que estão divididos em algumas linhas, como a My Passport e a WD Black. Nesta análise iremos falar sobre essa segunda.

Em 2019, a WD oficializou sua marca WD Black no Brasil, entre os produtos revelados, esta o WD Black P10. É sobre ele que iremos falar nesta análise. Recebemos da Western Digital o modelo de 2 TB do WD Black P10, um HD externo que é voltado para o público gamer. Além do PC, a unidade pode ser utilizada também nos consoles.

Na caixa, até pelo momento em que foi lançado, aparece que a unidade tem a compatibilidade apenas com o PS4 e o Xbox One. No entanto, você pode também utilizar tranquilamente este HD externo com os novos consoles da Sony e da Microsoft. Evidentemente, seguindo as imposições dos próprios consoles. No caso do Xbox Series X/S, a unidade poderá ser utilizada como meio de inicialização dos jogos retrocompativeis (títulos do Xbox e Xbox One). No PlayStation 5 os jogos do PS4 poderão ser armazenados e inicializados a partir deste HD externo.

Vamos agora conferir tudo o que o WD Black P10 oferece.

Design e conteúdo da embalagem

Gosto é subjetivo. Na minha visão, o WD Black P10 é uma das unidades externas mais bonitas que você pode encontrar no mercado atualmente. É realmente um design incomum, perante ao que estamos acostumados a ver nesse universo de unidades externas. A unidade mantém a mesma linha de design que a WD utiliza numa outro modelo da série P, o P50, que, ao invés de um HD externo é um SSD externo.

WD Black P50

A Western Digital, sob a marca WD Black, divide suas unidades externas em duas linhas. Linha P e linha D. A linha P (portable) engloba unidades mais compactas Já as unidades WD Black da série D são bem maioes. Internamente no WD Black P10 encontramos um HD de 2,5 polegadas (fator de forma comum nos HDs utilizados em notebooks), já no WD Black D50, o HD dentro do case é de 3,5 polegadas, que é bem mais avantajado.

Em todas essas unidades, a Western Digital adota um case muito bonito que lembra a um container. A carça une o metal na parte superior, e um plástico bem rígido na parte inferior. No WD Black D10 esse sensação de um container fica ainda mais evidente, já que a unidade tem um espessura maior e pode ficar posicinada sob um suporte.

WD Black D10

O case passa uma boa sensação de robustez, no entanto, ele não recebeu nenhuma certificação que ateste sua durabilidade em determinadas condições. Por exemplo, o SSD externo SanDisk Extreme (confira a análise aqui) recebeu a certificação IP55, garantinfo resistência a chuva, respingos e derramamento de poeira. São produtos com público-alvo diferente, mas serve como um exemplo de uma unidade externa que recebeu algum aval técnico em relação a resistência.

Na parte superior do WD Black P10 vemos as inscrições WD_Black, P10 Game Drive, 2,5” HDD. O conector e o LED de atividade da unidade ficam posicionados na parte superior. Infelizmente, o WD Black P10 não utiliza a conexão USB Tipo-C. O HD trabalha com o tradicional Micro-USB Tipo-B, assim como o My Passort, que já analisamos. Na outra extremidade do cabo, de 40 centímetros, que será conectada ao PC ou console é utilizado o USB Tipo-A. O padrão USB que o WD Black P10 trabalha é o USB 3.2 Geração 1.

Da série WD Black, o único modelo que leva USB Tipo-C é o WD Black P50, modelo que é um SSD externo. Além do modelo de 2 TB do WD Black P10, a linha também conta com opções de 4 TB e 5 TB. Vamos comentar mais adiante as diferenças entre eles. Além da unidade em si, a embalagem acompanha folhetos e o cabo USB Tipo-A/USB Micro-USB Tipo-B.

O WD Black P10 também está disponível numa versão ainda mais aprimorada na questão estética. Edição lançada para promover o game Call of Duty Black Ops Cold War.

Outra edição especial do WD Black P10 é o modelo liceniado para o Xbox One. Ao invés do case todo preto, a parte inferior da unidade é na cor branca e o logo do console da Microsoft também aparece na parte superior do case.

WD Black P10 para Xbox One

Performance

Como comentei acima, o WD Black P10 está disponível em três opções de capacidade de armazenamento: 2 TB, 4 TB e 5 TB. Além da questão do armazenamento, há outras diferenças entre esses modelos.

O modelo de 2 TB, além de ser o mais compacto,  é o mais leve e o que promete a maior taxa de transferência entre as opções da linha WD Black P10. O P10 de 2 TB promete 140 MB/s de taxa de transferência, enquanto as versões de 4 TB e 5 TB ficam em 130 MB/s. O modelo com a menor capacidade de armazenamento pesa 130 gramas, enquanto os demais, que contam com mais pratos internos do HD que compõe a unidade, pesam 140 gramas.

As medidas são as seguintes: WD Black P10 de 2 TB: 118 (C) x 88 (L) x 13 (A) mm. WD Black P10 de 4 TB e 5 TB: 118 (C) x 88 (L) x 21 (A) mm. Todos os modelos contam com 3 anos de garantia.

Configuração utilizada no teste 

  • Placa-mãe: Gigabyte Z370XP-SLI;
  • Processador: Core i7-8700K;
  • Cooler: Watercooler PCYes NIX RGB 360mm;
  • Memória RAM: 4x 8 GB 
  • Placa de vídeo: PCYES RTX 3070 Grafitti
  • SSD: WD Black SN750 NVMe de 1 TB;
  • Fonte: Corsair CX650;
  • Sistema: Windows 10 Pro 64-bit.

Vamos começar o teste com o WD Black P10 a partir do software Crystal Disk Info, que lista todas as características técnicas de uma unidade de armazenamento. Confira abaixo a captura de tela com as informações sobre o WD Black P10 de 2 TB:

Pelas informações listadas pelo Crystal Disk Info nos deparamos com a grande deficiência do WD Black P10. Precisamos relembrar que este é especificamente um HD externo pensado no público gamer. Embora você possa utiliza-lô para qualquer finalidade em termos de armazenamento, ele é vendido mirando os gamers.

Esteticamente o discurso está alinhado com o público-alvo, mas tecnicamente nem tanto, já que o WD Black P10 é baseado em um HD de 5400 RPM. Utilizar o HD como meio de inicialização de jogos já é algo defasado no quesito performance, quando comparado ao SSD, e se junto a isso o disco utilizado é de 5400 RPM a experiência fica ainda mais comprometida. O mais adequado seria que todos os HDs externos pensados no público gamer utilizassem discos de 7200 RPM. Portanto, esse é um ponto que afeta diretamente a estratégia do WD Black P10 como uma unidade para o público que irá armazenar jogos.

Passamos agora para o HD Tune, que lista de forma mais completa os recursos suportados pela unidade.

Vamos agora para o benchmark. Começamos com o CrystalDiskMark, ferramenta de benchmark que atesta as velocidades de leitura e escrita de unidades de armazenamento. Confira abaixo a tela com o resultado. O software foi configurado para rodar com um arquivo de 1 GB, repetimos o procedimento 3 vezes.

Durante o teste com o Crystal Disk Mark verificamos a temperatura da unidade. O pico foi de 45ºC. Lembrando que em idle, a unidade partiu de 27ºC.

No HD Tune executamos sua ferramenta interna de benchmark. O software indicou a velocidade média de transferência de dados do WD Black P10 de 2 TB.

 

Rodamos em seguida o lendário ATTO Disk Benchmark. Software que estrutura o resultado de uma maneira muito particular e que permite ter uma noção bem ampla de como a unidade de armazenamento se sai nos mais variados blocos de arquivos. O software engloba um range de blocos que passa de 512 Bytes até 64 MB.

Por fim, realizamos a transferência de um arquivo de 16,6 GB entre o WD Black P10 de 2 TB e o WD Black SN750 de 1 TB, e vice-versa, cronometrando o resultado.

Transferência de 16,6 GB entre o WD Black P10 de 2 TB e o WD Black SN750 de 1 TB = 02:17.15

Transferência de 16,6 GB entre o WD Black SN750 de 1 TB e o WD Black P10 de 2 TB = 02:20.49

Especificações

  • Modelo: WDBA2W0020BBK-WESN (WD Black P10);
  • Capacidade: disponível em 2 TB, 4 TB e 5 TB;
  • Interface: USB 3.2 Gen 1 ;
  • Conector: Micro-USB;
  • RPM HD interno: 5400;
  • Dimensões: 118 (C) x 88 (L) x 13 (A) mm;
  • Peso: 250 gramas.

Pontos positivos

  • Design
  • Construção
  • Desempenho dentro do que é prometido

Pontos negativos

  • Disco interno de 5400 RPM
  • Ausência de USB Tipo-C

Veredito

WD Black P10

O HD externo WD Black P10 é uma aposta da Western Digital no campo das soluções de armazenamento externas que, assim como tantos outros componentes, tenta fisgar o gamer pela questão estética. Neste sentido a WD acerta em cheio. O P10 é belíssimo, e chama atenção por fugir totalmente do padrão dos HDs e SSDs externos. O design também acaba sendo fundamental em outro aspecto. A sua conclusão se esse é o o ponto principal que você está buscando.

Como destaquei na análise, o WD Black P10 peca em utilizar um HD interno de 5400 RPM num produto que é voltado para jogos e que qualquer ganho de performance é importante, ainda mais levando em consideração que se trata de um HD externo e não um SSD externo. Se o design em detrimento de um ganho extra de desempenho não é fundamental para você talvez valha a pena considerar outras opções de HD externo no mercado que fazem uso de um HD de 7200 RPM. Outro ponto que não gosto muito neste modelo é o uso de Micro-USB, ao invés de USB Tipo-C.

O desempenho ficou próximo do que a WD promete, nem surpreendeu e nem decepcionou. Até o fechamento desta análise, não conseguimos encontrar no Brasil o modelo de 2 TB para comparar o seu preço com outras unidades similares. O produto está esgotado. Em termos de WD Black P10, você irá encontrar no momento apenas a versão com 4 TB de capacidade.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X