Vendas de SSDs finalmente ultrapassam as dos HDs

Vendas de SSDs finalmente ultrapassam as dos HDs

De acordo com dados de um relatório divulgado pela Trendfocus, os SSDs finalmente ultrapassaram os HDs em termos de unidades vendidas. O relatório destaca que em 2020 foram vendidos 333 milhões de unidades de estado sólido (SSD). No caso dos saudosos discos rígidos foram vendidas 260 milhões de unidades.

Enquanto o mercado de SSDs cresceu 20,8% em 2020, os HDs sofreram uma retração, registrando queda de 18%. O segmento de unidades voltadas para o consumidor final foi responsável por impulsionar as vendas dos SSDs  no ano passado, já que o segmento enterprise sofreu uma queda. Entre os fatores de forma, o formato M.2 é o responsável pela maior fatia do mercado de SSDs.(crescimento de 11% anualmente).

Além do crescimento anual em volume de vendas, os SSDs também estão se tornando cada vez mais populares em relação as unidades de grande capacidade. Transições dos chips Flash NAND, como a passagem do TLC para o QLC, assim como a consolidação do processo de fabricação 3D, em detrimento do planar (2D), são responsáveis direto pela queda no preço da produção e do preço final das unidades para o consumidor final.

Os fabricantes estão cada vez mais instalando SSDs em desktops e notebooks, incluindo SSDs SATA III e SSDs M.2 com flash NAND. A nova conexão PCIe 4.0 é usada principalmente em notebooks de última geração. No início do ano passado, a empresa de análise de mercado Context já alertara que a previsão era que todos os novos notebooks vendidos na Europa Ocidental já sairiam de fábrica com SSD.

Você também deve ler!

Adeus parafuso: ASUS desenvolve novo modo para fixar SSD M.2 na placa-mãe

ANÁLISE: SSD WD Blue SN500 de 250 GB

De acordo com o relatório da Trendfocus a capacidade média dos SSDs em 2020 foi em torno de 673 GB. No caso dos HDs a aquisição de unidades de grande capacidade também está cada vez mais comum.

A capacidade média por disco aumentou para 4 TB. O fator capacidade é o pilar que segue sustentando os HDs, principalmente quando olhamos para o armazenamento em data centers. Da perspectiva da capacidade de armazenamento, o mercado de HDs representou 1 Zettabyte (ZB) em em 2020, enquanto com os SSDs a capacidade total, com base nas vendas totais, seria o equivalente a 27 Exabyte (EB).

Fabricantes

Em termos de fabricantes, no mercado de SSDs de consumo, a Samsung possui a maior participação de mercado (26,1%), seguida pela Western Digital, Kioxia (antiga Toshiba), SK Hynix, Kingston, Micron, Intel, Liteon e Seagate.

De acordo com a Trendfocus, os SSDs venderam particularmente bem no quarto trimestre de 2020, quando muitos usuários finais compararam novos PCs ou componentes para suprir a necessidade de estudar ou trabalhar em casa, devido as restrições sociais para coibir a disseminação do novo coronavírus.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X