ANÁLISE: SSD externo HyperX Savage EXO de 480 GB

ANÁLISE: SSD externo HyperX Savage EXO de 480 GB

Há um bom tempo a HyperX não lançava um SSD externo, sua primeira e que até então era a única, incursão nesse mercado foi em 2010, com o MAX 3.0, que curiosamente foi a primeira linha de SSDs lançados por essa divisão de componentes de alta performance da Kingston. 8 anos se passaram e em outubro de 2018, durante a BGS 2018, a companhia anuncia uma nova opção de SSD externo, o Savage EXO, que diferentemente do MAX 3.0, com seu aspecto quadradrão, bem similar aos HDs externos da Seagate, aposta num design slim, a compatibilidade com o padrão de transferência USB 3.1 Gen2 e a possibilidade de utilizar a unidades em PCs, Macs e os consoles PS4 e Xbox One. Além é claro de utilizar memória flash 3D NAND, um requisito para os tempos atuais quando falamos de unidades de estado sólido.

O SSD externo Savage EXO está disponível em duas opções de capacidade: 480 GB e 960 GB. Recebemos da Hyperx o modelo de 480 GB. Confira abaixo todas as nossas impressões dessa nova aposta da Kingston e sua subsidiária HyperX para o mercado de SSDs externos.

Design:

Já de cara quero deixar meus parabéns para equipe da HyperX responsável por pensar o design dessa unidade. Quem acompanha minhas análises de produtos da HyperX aqui no Hardware.com.br sabe que eu costumo elogiar esse quesito em seus produtos, que costumam ser de extremo bom gosto, e essa regra permanece com o Savage EXO.

Savage EXO

Em um universo de produtos cada vez mais espalhafatos, principalmente quanto falamos do universo gamer, qualquer gadget que aposte numa pegada mais discreta já vale o destaque. Esse é o caso do Savage EXO. A unidade com seu corpo em policarbonato é bem bonita, além de fina (10,24mm), e leve – pesa apenas 56 gramas. A cor cinza, predominante, contrasta com o preto aparece nas bordas e na parte frontal que lembra uma entrada de ar de capô. O logo da HyperX na cor branca fica posicionado numa área ao centro da unidade. Na parte inferior há o conector USB Tipo-C 3.1 Gen2 e na parte traseira um adesivo com algumas informações sobre a unidade, uma delas é a sua capacidade de armazenamento, que no caso do modelo que recebemos é de 480 GB.

analise Savage Exo

Diferentemente de muitos SSDs externos em que o LED indicador de atividade fica posicionado na parte superior da unidade no caso do Savage EXO a HyperX optou por deixa-lo ao lado do conector USB Tipo-C 3.1 Gen2.

análise Savage EXO

Além do SSD externo, dentro da embalagem há dois cabos USB 3.1, sendo que um deles traz o conector Tipo-C, aquele que é reversível, podendo ser encaixado de ambos os lados, e o outro é um cabo convencional, do Tipo-A. Só por oferecer dois cabos, tanto com conector Tipo-C quanto A já seria digno de nota, porém também vale um destaque para a qualidade do material do cabo, ao tocar você já tem a certeza que irá durar bastante!

Performance

Configuração utilizada no teste

  • Placa-mãe: Gigabyte Z370XP-SLI
  • Processador: Core i7-8700K
  • Cooler: watercooler PCYes NIX RGB 360mm
  • Memória RAM: 2x 8 GB HyperX Predator RGB
  • Placa de vídeo: GTX 1080 Ti Founders Edition
  • SSD: WD Black NVMe de 512 GB e Colorful SL500
  • Fonte: Corsair CX650
  • Sistema: Windows 10 Pro 64-bit

Independente de qual modelo você esteja pensando em adquirir, o Savage Exo tanto em sua versão com 480 GB quanto a de 960 GB, promete e entregar 500 MB/s de taxa de leitura e 480 MB/s de escrita. É bem comum que os fabricantes optem que as maiores taxas de leitura e escrita sejam alcançadas pelo modelo de maior capacidade da linha, esse não é o caso aqui, ambos prometem os mesmos números.

Até agora vimos que o Savage EXO é portátil e bem discreto, chegou a hora de ver como ele se comporta no que mais interessa, que é a performance. Internamente o Savage EXO utiliza um SSD M.2 de 480 GB, a memória utilizada pela unidade é a 3D NAND TLC de 64 camadas. A controladora é a Marvel 88SS1074.

Vamos iniciar essa avaliação dando uma olhada em aspectos mais técnicos da unidade que são exibidos através do software Crystal Disk Info. Os recursos suportados pelo Savage EXO são: S.M.A.R.T, APM, NCQ e TRIM. A temperatura de operação, em idle, registrada foi 35ºC. O padrão de transferência é o SATA 600.

kingston

Rodamos também o HD Tune que lista de forma mais completa os recursos suportados pela unidade.

Partimos agora para um segundo software da família Crystal Disk, dessa vez o CrystalDiskMark, ferramenta de benchmark que atesta as velocidades de leitura e escrita de unidades de armazenamento. Confira abaixo a tela com o resultado. O software foi configurado para rodar com um arquivo de 1 GB, repetimos o procedimento 3 vezes.

CrystalDisk Mark

Rodamos também um software similar ao Crystal Disk Mark, o AS SSD Benchmark, que além das taxas de leitura e escrita em diferentes cenários, atribuiu uma pontuação final, que serve como parâmetro comparativo entre outras unidades.

ssd

Confira abaixo a pontuação de algumas outros SSDs que já analisamos aqui no site:

Também realizamos a transferência de um arquivo de 16,6 GB entre o Savage EXO de 480 GB e o WD Black de 512 GB, e vice-versa, cronometrando o resultado.

Transferência de 16.6 GB do WD Black de 512 GB para o Savage EXO de 480 GB: 01:36.24

Transferência de 16.6 GB do Savage EXO de 480 GB para o WD Black de 512 GB: 00:44.69

Durante a sessão de testes a temperatura máxima alcançada pela unidade foi 46ºC.

Especificações

  • Marca: HyperX
  • Modelo: SHSX100/480G
  • Memória: 3D NAND TLC
  • Compatibilidade: Windows, Mac, PS4, e Xbox One
  • Capacidade: 480 GB
  • Interface: USB 3.1 Ger 2 Tipo C
  • Leitura/gravação sequencial: 480GB-960GB – até 500/480MB/s
  • Consumo de Energia: 5v 900mA
  • Dimensões: 123,82 x 48,61 x 10,24 mm
  • Temperatura de Operação: 0°C a 70°C
  • Temperatura de Armazenamento: -40°C a 85°C
  • Vibração quando em operação: 2.17G Pico (7–800Hz)
  • Vibração quando não está em operação: 20G Pico (10 – 2000 Hz)
  • Expectativa de vida útil: 1 milhão de horas MTBF

Pontos Positivos

  • Design
  • Duas opções de cabo acompanham o produto
  • Performance
  • Compatibilidade com consoles

Pontos negativos

  • Preço
  • TBW não revelado

Veredito

Savage EXO

Mesmo com as quedas constantes no preço dos SSDs ter um modelo externo ainda é um luxo para poucos no Brasil. Na maioria dos casos, em que o objetivo é o backup de dados, um HD externo ainda é a melhor escolha, já que o custo por giga é menor. O Savage EXO é um produto para um nicho específico de usuários, para aqueles que além do armazenamento também estão pensando na performance, utilizando a unidade, por exemplo, como mídia de armazenamento para salvar os games do seu PS4 ou Xbox One, dando um ganho bem generoso nos tempos de carregamento dos jogos.

No caso do modelo de 480 GB ele pode ser encontrado por “salgados” R$ 999. É preciso levar em conta muitos aspectos antes de tomar a decisão de investir tanta grana em um SSD externo. Porém é preciso deixar bem claro que o Savage EXO cumpre muito bem o que se propõe, é um retorno e tanto da HyperX nesse mercado. Uma unidade bonita, leve, fácil de ser transportado e com todos os benefícios de performance que um SSD oferece quando comparado ao HD.

Fica aqui uma crítica à HyperX em relação a uma informação muito importante que não é citada nem no site nem na embalagem, o TBW,  (terabytes written), que é a quantidade de dados que podem ser gravados na unidade antes que ela comece a passar por problemas de desgaste – característica natural dos chips NAND.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X