Algumas marcas de hardware infelizmente são desconhecidas por boa parte do público brasileiro, já que seus produtos não são tão comentados por aqui, muitos sequer são vendidos. Uma dessas fabricantes é a chinesa Colorful, conhecida, principalmente, por suas placas-mãe e placas de vídeo com design ultra caprichado (dê uma conferida na série iGame).
A companhia vem promovendo uma expansão no seu campo de atuação, apostando no lançamento de módulos de memória e até de um impressionante all-in-one de 49 polegadas para o público gamer.
Infelizmente esses produtos não estão oficialmente no Brasil. A Colorful ainda está “engatinhando” no mercado nacional. A primeira empreitada deles por aqui está sendo através de suas unidades de armazenamento sólido, os SSD. Graças a uma parceria com a Oderço Distribuidora foram lançados em abril as seguintes linhas no Brasil: SSDs SL300 (2,5 polegadas SATA III), SL500 (2,5 polegadas SATA III) e CN600 (M.2 SATA III). Todos os modelos voltados para o mercado de SSDs de entrada.
Recebemos uma unidade do SL500 da Oderço para análise. O modelo que nos foi enviado conta com 320 GB de capacidade. A linha também comporta variantes com 240 GB, 256 GB, 480 GB, 640 GB, 960 GB e 1 TB.
Comparado com o SL300 os SSDs SL500 oferecem uma maior variedade de capacidades (O SL300 conta apenas com modelos de 128 GB e 160 GB). As taxas de leitura prometidas são as mesmas. A Colorful diz que esses SSDs baseados em memória Flash 3D NAND TLC (3-bits por célula) prometem ficar na casa dos 400 MB/s, tanto em leitura quanto em escrita. Sará que realmente ele entrega isso? Confira agora as nossas impressões com o SL500 de 320 GB.
Estrutura e conteúdo da embalagem
O SL500 é baseado em um fator de forma de 2,5 polegadas, permitindo a instalação tanto em desktops quanto em portáteis. O SSD conta com uma estrutura em plástico estilizada na parte superior com algumas linhas, que simulam blocos. Também encontramos os dizeres Colorful Solid State Drive. Em termos de construção o único modelo da linha que é diferenciado é o SL500 de 1 TB, seu case é em alumínio.
Na parte inferior mais algumas informações, como o modelo, tipo de memória flash utilizada e sua capacidade, que no caso do modelo que recebemos é 320 GB. A controladora utilizada pela Colorful é a Silicon Motion SM2258XT
O conteúdo da embalagem conta apenas com o SSD e alguns folhetos.
Performance
Configuração utilizada no teste
- Placa-mãe: Gigabyte Z370XP-SLI
- Processador: Core i7-8700K
- Cooler: Cryorig R1 Ultimate
- Memória RAM: 2x 8 GB HyperX Predator RGB
- Placa de vídeo: GTX 1080 Ti Founders Edition
- SSD: WD Black NVMe de 512 GB e Colorful SL500
- Fonte: Corsair CX650
- Sistema: Windows 10 Pro 64-bit
Começamos com o Crystal Disk Info, que lista as principais características do Colorful SL500. O software confirma o uso do padrão SATA 600. A temperatura de operação listada é 40ºC. Entre os recursos suportados estão o S.M.A.R.T, Trim e NCQ.
Em relação a lista completa de recursos suportados pela unidade rodamos o HD Tune. Confira abaixo:
Partimos agora para um segundo software da família CrystalDisk, dessa vez o CrystalDiskMark, ferramenta de benchmark que atesta as velocidades de leitura e escrita de unidades de armazenamento. Confira abaixo a tela com o resultado. O software foi configurado para rodar com um arquivo de 1 GB, repetimos o procedimento 3 vezes.
Rodamos também um software similar ao Crystal Disk Mark, o AS SSD Benchmark, que além das taxas de leitura e escrita em diferentes cenários, atribuiu uma pontuação final, que serve como parâmetro comparativo entre outras unidades.
Também realizamos a transferência de um arquivo de 16,6 GB entre o Colorful SL500 de 320 GB e o WD Black de 512 GB, e vice-versa, cronometrando o resultado.
Transferência de 16.6 GB do WD Black de 512 GB para o Colorful SL500 de 320 GB: 00:35.49
Transferência de 16.6 GB do Colorful SL500 de 320 GB para o WD Black de 512 GB: 01:16.88
Especificações
- Marca: Colorful
- Modelo: SL500 320G
- Capacidade: 320 GB
- Interface: SATA 600
- Controladora: Silicon Motion SM2258XT
- Fator de forma: 2,5 polegadas
- Memória: 3D NAND TLC
Pontos Positivos:
- Estrutura de boa qualidade
- Performance
Pontos Negativos:
- Falta de transparência da Colorful com informações importantes sobre o SSD
- Preço
Veredito
A chinesa Colorful pode não ter tanta badalação no mercado nacional, mas é inegavelmente uma empresa que entrega excelentes produtos. O SL500 é um bom exemplo, SSD que, em leitura e escrita, entrega taxas superiores as que são prometidas na embalagem, ficando bem próximo do máximo que o padrão SATA 600 tem a oferecer.
O preço cobrado no Brasil, cerca de R$ 500, para um SSD de 320 GB, é realmente salgado, e acaba não valendo a pena quando comparado com modelos com taxa de leitura e escrita parecidas e maior capacidade, como o A400 da Kingston, na sua variante de 480 GB,
Tal valor só se justificaria se pudéssemos comparar outras métricas importantes, como o TBW (terabytes written), que é a quantidade de dados que podem ser gravados na unidade antes que ela comece a passar por problemas de desgaste, para ver quanto a Colorful garante para sua unidade, porém faltou um certa transparência da companhia, já que diversas informações importantes não são listadas.
Deixe seu comentário