ANÁLISE: SSD Colorful SL500 de 320 GB

ANÁLISE: SSD Colorful SL500 de 320 GB

Algumas marcas de hardware infelizmente são desconhecidas por boa parte do público brasileiro, já que seus produtos não são tão comentados por aqui, muitos sequer são vendidos. Uma dessas fabricantes é a chinesa Colorful, conhecida, principalmente, por suas placas-mãe e placas de vídeo com design ultra caprichado (dê uma conferida na série iGame).

A companhia vem promovendo uma expansão no seu campo de atuação, apostando no lançamento de módulos de memória e até de um impressionante all-in-one de 49 polegadas para o público gamer.

Infelizmente esses produtos não estão oficialmente no Brasil. A Colorful ainda está “engatinhando” no mercado nacional. A primeira empreitada deles por aqui está sendo através de suas unidades de armazenamento sólido, os SSD. Graças a uma parceria com a Oderço Distribuidora foram lançados em abril as seguintes linhas no Brasil: SSDs SL300 (2,5 polegadas SATA III), SL500 (2,5 polegadas SATA III) e CN600 (M.2 SATA III). Todos os modelos voltados para o mercado de SSDs de entrada.

Colorful SL500

Recebemos uma unidade do SL500 da Oderço para análise. O modelo que nos foi enviado conta com 320 GB de capacidade. A linha também comporta variantes com 240 GB, 256 GB, 480 GB, 640 GB, 960 GB e 1 TB.

Comparado com o SL300 os SSDs SL500 oferecem uma maior variedade de capacidades (O SL300 conta apenas com modelos de 128 GB e 160 GB). As taxas de leitura prometidas são as mesmas. A Colorful diz que esses SSDs baseados em memória Flash 3D NAND TLC (3-bits por célula) prometem ficar na casa dos 400 MB/s, tanto em leitura quanto em escrita. Sará que realmente ele entrega isso? Confira agora as nossas impressões com o SL500 de 320 GB.

Estrutura e conteúdo da embalagem

SL500

O SL500 é baseado em um fator de forma de 2,5 polegadas, permitindo a instalação tanto em desktops quanto em portáteis. O SSD conta com uma estrutura em plástico estilizada na parte superior com algumas linhas, que simulam blocos.  Também encontramos os dizeres Colorful Solid State Drive. Em termos de construção o único modelo da linha que é diferenciado é o SL500 de 1 TB, seu case é em alumínio.

Na parte inferior mais algumas informações, como o modelo, tipo de memória flash utilizada e sua capacidade, que no caso do modelo que recebemos é 320 GB. A controladora utilizada pela Colorful é a Silicon Motion SM2258XT

O conteúdo da embalagem conta apenas com o SSD e alguns folhetos.

Performance

Configuração utilizada no teste

  • Placa-mãe: Gigabyte Z370XP-SLI
  • Processador: Core i7-8700K
  • Cooler: Cryorig R1 Ultimate
  • Memória RAM: 2x 8 GB HyperX Predator RGB
  • Placa de vídeo: GTX 1080 Ti Founders Edition
  • SSD: WD Black NVMe de 512 GB e Colorful SL500
  • Fonte: Corsair CX650
  • Sistema: Windows 10 Pro 64-bit

Começamos com o Crystal Disk Info, que lista as principais características do Colorful SL500. O software confirma o uso do padrão SATA 600. A temperatura de operação listada é 40ºC. Entre os recursos suportados estão o S.M.A.R.T, Trim e NCQ.

Em relação a lista completa de recursos suportados pela unidade rodamos o HD Tune. Confira abaixo:

Partimos agora para um segundo software da família CrystalDisk, dessa vez o CrystalDiskMark, ferramenta de benchmark que atesta as velocidades de leitura e escrita de unidades de armazenamento. Confira abaixo a tela com o resultado. O software foi configurado para rodar com um arquivo de 1 GB, repetimos o procedimento 3 vezes.

 

Rodamos também um software similar ao Crystal Disk Mark, o AS SSD Benchmark, que além das taxas de leitura e escrita em diferentes cenários, atribuiu uma pontuação final, que serve como parâmetro comparativo entre outras unidades.

Também realizamos a transferência de um arquivo de 16,6 GB entre o Colorful SL500 de 320 GB e o WD Black de 512 GB, e vice-versa, cronometrando o resultado.

Transferência de 16.6 GB do WD Black de 512 GB para o Colorful SL500 de 320 GB: 00:35.49

Transferência de 16.6 GB do Colorful SL500 de 320 GB para o WD Black de 512 GB: 01:16.88

Especificações

  • Marca: Colorful
  • Modelo: SL500 320G
  • Capacidade: 320 GB
  • Interface: SATA 600
  • Controladora: Silicon Motion SM2258XT
  • Fator de forma: 2,5 polegadas
  • Memória: 3D NAND TLC

Pontos Positivos:

  • Estrutura de boa qualidade
  • Performance

Pontos Negativos:

  • Falta de transparência da Colorful com informações importantes sobre o SSD
  • Preço

Veredito

A chinesa Colorful pode não ter tanta badalação no mercado nacional, mas é inegavelmente uma empresa que entrega excelentes produtos. O SL500 é um bom exemplo, SSD que, em leitura e escrita, entrega taxas superiores as que são prometidas na embalagem, ficando bem próximo do máximo que o padrão SATA 600 tem a oferecer.

O preço cobrado no Brasil, cerca de R$ 500, para um SSD de 320 GB, é realmente salgado, e acaba não valendo a pena quando comparado com modelos com taxa de leitura e escrita parecidas e maior capacidade, como o A400 da Kingston, na sua variante de 480 GB,

Tal valor só se justificaria se pudéssemos comparar outras métricas importantes, como o TBW (terabytes written), que é a quantidade de dados que podem ser gravados na unidade antes que ela comece a passar por problemas de desgaste, para ver quanto a Colorful garante para sua unidade, porém faltou um certa transparência da companhia, já que diversas informações importantes não são listadas.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X