Ice Lake: Intel finalmente apresenta seus primeiros processadores baseados em 10nm

Ice Lake: Intel finalmente apresenta seus primeiros processadores baseados em 10nm

Em janeiro, durante a CES 2019, a Intel confirmou que lançaria este ano os seus tão aguardados processadores baseados em 10nm, afastando os rumores de que abandonaria este processo de produção devido as dificuldades enfrentadas. E agora é oficial. Temos a lista dos primeiros processadores da gigante de Santa Clara em 10nm, chips da 10ª geração Core – Ice Lake, nome revelado durante a Computex 2019. Como de praxe, primeiro são confirmados os modelos voltados para dispositivos móveis. Os processadores Intel de 10nm para desktop virão posteriormente.

Além do novo processo de fabricação, que marca a passagem da Intel dos 14nm (utilizado desde 2014 pela companhia), os processadores apresentados fazem uso da nova microarquitetura Sunny Cova – que promete aumento de 18% no IPC (instruções por ciclo de clock) em relação ao Skylake, e o chip gráfico Iris Plus, sob a arquitetura gráfica Gen11. Vale pontuar que o chipset para esses novos processadores ainda é baseado em 14nm.

Os processadores Intel Ice Lake entregam até quatro núcleos físicos, há suporte para Hyper-Threading, até 8 MB de cache no terceiro nível (L3) e um controlador de memória de dois canais LPDDR4X-3733 / DDR4-3200. O módulo gráfico inclui de 32 a 64 unidades de execução (Unidades de Execução), e seu nível de desempenho pode ser determinado pelo último dígito na marcação da CPU.

No exemplo acima temos o Core i7-1065 G7, o nível gráfico é indicado pelo número após a letra G, no caso desse processador é o 7. Isso significa que ele possui uma performance gráfica superior ao Core i5-1035G4 e o Core i5-1035G1, por exemplo. Ao todo, a Intel apresentou 11 processadores, divididos entre as séries Y e U.  Em termos de performance, o destaque fica por conta do Core i7-1068G7. Este modelo conta com 4 núcleos, 8 threads, 64 unidades de execução gráfica, 8 MB de cache,  TDP de 28W, clock base de 2.3 GHz e boost clock de 4.1 GHz.

A Intel destaca o salto em performance ao lidar com aplicações de IA (Inteligência Artificial). Para um melhor aproveitamento nesse departamento os processadores Ice Lake utilizam, por exemplo, o novo conjunto de instruções Deep Learning Boost, que acelera algoritmos de aprendizagem profunda – essa solução poderá ser usada para melhorar automaticamente fotos, indexar gráficos ou apresentar efeitos fotorrealistas à fotografia. De acordo com informações divulgadas anteriormente, os novos processadores devem oferecer um aumento de até 2,5 x no desempenho em aplicativos de IA em comparação com os modelos de “Whiskey Lake” de 8ª geração.

Ice Lake

O desempenho gráfico na 10ª geração Ice Lake dobrou em comparação a geração passada. Os novos processadores Intel permitem que você jogue em resolução de até 1080p e também permite editar vídeo em formato 4K, aplicar rapidamente filtros de vídeo ou processar fotos em alta resolução. ma vantagem adicional é o suporte para a função Adaptive Sync, tecnologia de sincromia adaptativa, semelhante à tecnologia AMD FreeSync.

Além das novas arquiteturas de CPU e processadores iGPU Intel Ice Lake também dispõe de adaptador integrado sem fio Wi-Fi 6 (802.11ax) e controlador com suporte a 4 conectores Thunderbolt 3.

Os primeiros notebooks equipados com os novos processadores Intel Ice Lake serão lançados até o fim do ano. Entre eles estarão: Acer Swift 5, o Dell XPS 13 2 em 1, o HP Envy 13 e o Lenovo S940.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X