Ice Lake: Intel anuncia a 10ª geração Intel Core, processo de fabricação é em 10nm

Ice Lake: Intel anuncia a 10ª geração Intel Core, processo de fabricação é em 10nm

A Intel revelou na Computex 2019 informações sobre a 10ª geração Intel Core, intitulada Ice Lake. Essa é a primeira linha de processadores da gigante de Santa Clara com produção em massa que utiliza a litografia de 10nm. Um salto muito aguardado, já que a companhia está nos 14nm desde 2009. Sua concorrente direta, a AMD, que, diferentemente da Intel, terceirizar seus trâmites de produção, chegou aos 7nm, com os Ryzen 3000, que também foram revelados essa semana.

A Intel chama o seu processo de fabricação de 10nm+. O processador é em 10nm enquanto o chipset é baseado em 14nm. Mesmo com toda a pressão, escassez, e disse me disse, a Intel se manteve firme como uma IDM ((Integrated Device Manufacturer), isto é, a responsabilidade pelo projeto e concepção dos seus chips, diferentemente da NVIDIA e da AMD que são “fabless“, passando sua produção para empresas como a TSMC e Global Foundries.

A decisão da Intel de não adotar soluções de empresas como a TSMC e Global Foundries acabou atrasando e muito essa tão aguardada transição de litografia. Diversos problemas foram enfrentados ao decorrer do processo, mas agora a companhia finalmente está pronta para colocar no mercado seus processadores em 10nm. A 10ª geração é baseada na nova microarquitetura Sunny Cove. A Intel diz o aumento no IPC (Instruções por ciclo de clock) é de 18% em relação ao Skylake. O aumento será ainda maior em algumas aplicações, com picos na faixa de 30 a 40% para alguns tipos de cargas de trabalho.

A Intel vem trabalhando na microarquitetura Sunny Cove há 4 anos e espera-se que seja o maior salto tecnológico desde a introdução da microarquitetura Skylake.

Os primeiros processadores Ice Lake serão voltados para dispositivos móveis. Durante a conferência a Intel não revelou quais serão processadores compõem essa família. Sabe-se que eles serão lançados nas versões U e Y com TDP 9, 15 ou 25 watts. A CPU tem até quatro núcleos x86 com suporte para Hyper-Threading, operando em uma frequência de até 4,1 GHz, cache de 8 MB L3 e controlador de memória LPDDR4X-3733 / DDR4-3200.

Uma das principais características dos chips Intel Ice Lake é o núcleo de vídeo integrado Gen11. Dependendo do modelo da CPU, ele contém 32,48 ou 64 unidades de execução e opera em até 1,1 GHz, fornecendo uma capacidade de computação “bruta” de até 1,12 TFlops. A Intel está falando de um aumento de 1,8 vezes no desempenho de jogos em relação ao chip integrado anterior. O Gen11 oferece compatibilidade com OpenGL 4.5, DirectX 12 e OpenCL 2.2.

De acordo com os testes da própria Intel, a iGPU Gen11 no chip Ice Lake-U (15W) em jogos é entre 42-108% mais rápido que o UHD Graphics 620 presente no Core i7-8565U. Os testes foram conduzidos em resolução Full HD com configurações médias-baixas.

A Intel também colocou um chip da AMD no confronto. O AMD Ryzen 7 3700U de 12 nm com gráficos Radeon Vega 10 e TDP de 25W foi o escolhido. Como os testes mostraram, o chip Ice Lake-U com um TDP semelhante demonstra um desempenho 4-5% melhor em relação ao modelo da sua concorrente.

É importante frisar que o sistema em que o processador da Intel foi testado estava equipado com com memória LPDDR4X-3733, enquanto o Ryzen 7 3700U e o Core i7-8565U funcionaram com o DDR4-2400. Em outras palavras, para uma comparação mais precisa os testes precisam de uma cenário mais equilibrado. O Gen11 também é a primeira unidade gráfica da empresa com suporte para tecnologias de sincronização de imagens (Adaptative Sync)

A família  Ice Lake também devem incluir o controlador de interface integrado Thunderbolt 3 com suporte para até quatro portas e o módulo sem fio Wi-Fi 6. Os processadores também prometem um ganho de performance de 2,5x em IA e aprendizado de máquina e 2x em codificação HEVC, em comparação com os modelos “Whiskey Lake” de 8ª geração.

Preço e disponibilidade

Os primeiros notebooks/ultrabooks equipados com os processadores Ice Lake chegarão ao mercado em julho.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X