Logo Hardware.com.br

Suítes de escritório

Sala destinada para questões, dúvidas e dicas envolvendo pacotes ou suítes de escritório destinados ao Windows: instalação, configuração, desempenho, implementações, suítes Office, Open Office, Libre Office etc.

1

Macro para executar filtro. Filtrar processo por dígito.

Olá, pessoal. 

Eu trabalho na Justiça. Lá, nós, servidores, somos responsáveis por determinados processos conforme os dígitos de cada um.
 
Os processos têm o seguinte formato: 0011541-80.2023.4.05.8202. Assim, o dígito corresponde ao número que fica antes do hífen (ou tracinho) que consta no processo. No processo citado, o dígito é 1, que é anterior ao tracinho (-).
 
Se tiver um ou mais zeros antes do tracinho, o dígito será o número imediatamente anterior ao zero ou à sequência de zeros, pois desconsideramos o(s) zero(s) antes do hífen. Por exemplo, no processo 0011850-75.2023.4.05.8202, o dígito é 5; no processo 0011900-02.2023.4.05.8202, é 9, e assim por diante.
 
Atualmente, fazemos essa filtragem de forma manual, usando o recurso de Filtro do Excel, no menu Dados. Para entender melhor essa operação, deixo um breve vídeo explicando como faço essa filtragem, que serve como complemento dessa postagem. 
 
A propósito, os meus dígitos são 4, 5 e 6. Mas, se vier um ou mais zeros antes do tracinho (-), eu teria que fazer essa filtragem por 40, 50, 60 etc. Ou seja, seriam 12 formas de fazer essa filtragem (muito desgastante isso!).
 
Portanto, essa operação de filtragem manual é bem demorada e cansativa, principalmente porque trabalhamos com um grande número de processos.
 
Por essa razão, gostaria de automatizar essa filtragem de processos. Para isso, estou tentando criar um projeto, cujo arquivo segue em anexo, para facilitar nosso trabalho de separação de processos dos servidores por dígitos.
 
Como será possível observar no arquivo que estou enviando, pretendo dispor a relação de processos em intervalo de dados, e não com o recurso tabela. Acho que, nesse caso, é mais prático trabalhar com intervalo de dados.
 
Na planilha citada, eu tenho 3 colunas (C, D e E), cujos dados serão importados do arquivo original baixado diretamente do nosso sistema processual.
 
Na coluna F, pretendo colocar um evento change, para computar o tempo de espera do processo, considerando a data atual e a data de entrada da ação. Mas, no momento, minha prioridade é conseguir uma automação para filtrar os processos por dígitos.
 
A relação de processos se inicia na célula C12, com os dados correspondentes aos respectivos processos distribuídos nas colunas D e E. Enfim, para maiores detalhes do projeto, deixo a planilha em anexo, e convido, mais uma vez, os colegas para ver o vídeo, que explica claramente o procedimento que é feito hoje.  
 
Portanto, gostaria de uma macro para fazer o filtro de processos pelos dígitos 4, 5 e 6, seguidos ou não de zero(s), bem como outros dígitos alternativos, também considerando os zeros, pertencentes a outros servidores.

Ficaria muito grato pela ajuda. 
 
1

Ajuda com código VBA

Olá!

Estou aprendendo VBA e estou com dificuldade para fazer um código, alguém poderia me ajudar?

Na minha planilha tem a sheet "Plan1", quero criar uma condição para separar as linhas por meio de um código VBA, toda vez que o que estiver na coluna J for diferente da linha anterior, quero que crie um espaçamento de uma linha em branco, considerando que a primeira linha é o cabeçaho e quero que permaneça para todas as divisões.

Como a planilha está:

        
Anexo do post


Como eu quero que fique:     

   Anexo do post
0

Erro de código: Atualizar dados específicos de um consulta do Excel (Refresh All) via Python, sem abrir a planilha.

Boa tarde.

Podem me ajudar com a ponto abaixo ?

Preciso atualizar uma consulta especifica dentro da tabela do Excel, tenho uma base com 2 consultas, preciso atualizar a primeira, quando concluir a atualização da primeira, realizo a atualização da segunda consulta, semelhante a um passo a passo. Após realizar a segunda atualização, realizo a atualização de uma tabela dinâmica. A idéia é fazer isso sem abrir a planilha, ao final dos procedimentos deverá ocorrer o salvamento da planilha. Utilizei o código abaixo, mas a planilha apenas salvou, não realizou o procedimento. Tentei o código abaixo:

Código funcional:


from multiprocessing import connection
import win32com.client

# Start an instance of Excel
xlapp = win32com.client.DispatchEx("Excel.Application&quot

# Open the workbook in said instance of Excel
wb = xlapp.Workbooks.Open(r'C:\Users\A0142868\Downloads\Base_Alimentada.xlsx')

#xlapp.CalculateUntilAsyncQueriesDone()
##xlapp.DisplayAlerts = False

Connection_name_first_query = "Tabela1"
Connection_first_query = wb.Connections(Connection_name_first_query)
Connection_first_query.OLEDBConnection.BackgroundQuery = False
Connection_first_query.Refresh()

xlapp.CalculateUntilAsyncQueriesDone()

Connection_name_second_query = "Tabela2"
Connection_second_query = wb.Connections(Connection_name_second_query)
Connection_second_query.OLEDBConnection.BackgroundQuery = False
Connection_second_query.Refresh()

xlapp.CalculateUntilAsyncQueriesDone()

table_name = "Tb1"
worksheet = wb.Worksheets("Planilha2&quot
worksheet.ListObjects(table_name).Refresh()

table_name2 = "Tb2"
worksheet = wb.Worksheets("Planilha2&quot
worksheet.ListObjects(table_name2).Refresh()

wb.Save()
wb.Close()

xlapp.Quit()

print('Concluido')




Mas resultou no erro abaixo:

Traceback (most recent call last): File "C:\Users\Eu\source\repos\PythonApplication7\PythonApplication7\PythonApplication7.py", line 14, in Connection_fist_query = wb.Connections(Connection_name_first_query) ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ File "C:\Users\Eu\AppData\Local\Temp\gen_py\3.11\00020813-0000-0000-C000-000000000046x0x1x9.py", line 6444, in <b>call</b> ret = self.<em>oleobj</em>.InvokeTypes(0, LCID, 2, (9, 0), ((12, 1),),Index ^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^ pywintypes.com_error: (-2147352567, 'Exceção.', (0, None, None, None, 0, -2147352565), None) Pressione qualquer tecla para continuar. . .[/font][/size][/color]

0

Somar horas descontando sábado e domingo

Prezados, bom dia

Por favor, preciso de ajuda com uma fórmula no google sheets

Tenho uma planilha que possui 6 colunas

coluna 1 = data da solicitação
coluna 2 = hora da solicitação
coluna 3 = descontar hora do almoço
coluna 4 = data início da manutenção
coluna 5 = hora início da manutenção
coluna 6 = tempo de resposta  = (data inicio manutenção + hora inicio manunteção)  - (data da solicitação + hora da solicitação)

pontos a serem considerados

horário padrão a ser considerado: 7:30 até 17:20 (segunda a quinta, em sexta até as 17:10), não pode contar 24 horas do dia e considerar apenas de segunda a sexta.

exemplo:


data da solicitação: 23/02/2024
hora da solicitação: 8:00
descontar hora do almço : SIM
data ínicio manutenção: 26/02/2024
hora início manutenção: 8:30
tempo de resposta: 9:10

nesse exemplo eu considerei apenas o meu horário de expediente e optei por descontar horário do almoço.

porém eu preciso de uma fórmula para fazer isso
0

Como converter Excel com muitas linhas para SQL?

Preciso de ajuda, tenho algumas planilhas pesadas, cerca de 100.000 kb cada por conta do volume de linhas e todas estão no mesmo padrão. Preciso importar para meu site, quando tentei vi que havia uma limitação e fui tentando dividir manualmente essas planilhas. Encontrei que o PHPMYADMIN suporta de 5 a 10 mil linhas... mas o total de linhas de todos os arquivos é de 20 milhoes, portanto eu ficaria uma eternidade subindo no formato de planilha diretamente pelo site...
Se eu conseguisse converter tudo para mySql conseguiria importar no site facilmente... Alguem sabe me dizer se isso é possivel?
0

Gráfico Mapa

Boa tarde Pessoal,

Recentemente instalei a versão excel 2021 para poder conseguir trabalhar com o gráfico mapa, só que não estou conseguindo.
Eu coloco tiro-as as informações necessárias para o gráfico, mais quando insiro o gráfico, fica como se fosse o mapa mundi, não como o mapa das regiões do Brasil, acho que já fiz de tudo e não consigo configurar… sem contar que não estar aparecendo pra mim, a opção geografia, na barra de ferramentas na parte de “Tipos de dados” não parece pra mim tbm.. já fucei em tudo tbm não conseguir habilitar… alguém poderia por favor me ajudar? Se possível com um passo a passo ou uma explicação de como eu faço isso.

Desde já agradeço.
0

Como automatizar trabalho no Excel?

Boa tarde, preciso realizar um trabalho com planilhas em excel e sei que posso automatizá-la, mas, não sei como realizar essa automatização de maneira correta.
Meu trabalho resume-se em duplicar dados em linhas em uma tabela, vou mostrar imagem para ilustrar:
a48ab6ec-1e5d-49ab-9125-9a11612035b9?upload=true&fud_access=wJJIheezUklbAN2ppeDns8cDNpYs3nCYjgitr%2BfFBh2dqlqMuW7np3F6Utp%2FKMltnRRYFtVjOMO5tpbpW9UyRAwvLeec5emAPixgq9ta07Dgnp2aq5eJbnfd%2FU3qhn54MwV4aBiDQevCOwrrHiTwkWP6zuOf7l8JSprWLNZvlhjCFhoEQOrl9aCij9v4%2FSkkQS3Zp8qpCCz%2BJDv8tGfBDrBzp3ZPH3oMQewCVM6V5%2BX3cGZPdw%2F%2FlnAGx2100EKhtP6wHAQjGR0Ro9d2vqs43RH7uQ%2BKsqaL%2FB9ZkR17xwN7rI5%2BHyhhV3zqWrFHJNRpK2J3XcijEg%2B0jBpfi1U7pUmYR5lypKcNlevTThj80R4D38riDobZ1icHnF1NQOzS7KhC2Vnk2SyXTajj%2FpQ9VgFOAW1%2BAQVXzFlh5QMmSlk%3DNoutras palavras os dados da linha 2935 devem ser replicados na linha 2936. Assim como, os dados da linha 2937 devem ser copiados/replicados na linha 2938. Isso para todo o documento.

Como posso aperfeiçoar essa atividade sem ter de copiar e colar os dados de uma linha para outra.

**Na imagem acima estou percorrendo a tabela de baixo para cima.

Grato pela atenção
Bruno de Barros
0

Indexação Outlook

Boa tarde pessoal, 

tenho um desktop que está com W11 e Office 2016, a indexação do outlook fica em looping, ela chega a terminar e funciona as pesquisas nos e-mails por 1 dia, no dia seguinte já tenho dificuldades pra pesquisar dentro do outlook, quando reparei a indexação ainda estava indexando 20000 arquivos...
ou seja, nunca termina a indexação.

Já tentei recriar diversas vezes e sempre faz isso.

Alguém pode ajudar?

Obrigado!
0

Ajuda com planilha em VBA.

Olá , Pessoal gostaria muito da ajuda de vocês.

Estou montando uma planilha, nessa planilha tem a informação se o funcionário finalizar o treinamento, eu quero que apareça a data, só que a data não consigo deixar ela fixa, sempre quando eu entro no outro dia ela atualiza.

Alguém poderia me ajudar com isso? Posso deixar a planilha aqui se for o caso.
0

Excel, como verificar uma sequência de números?

Olááá! Preciso de uma luz para facilitar meu dia a dia... em uma coluna do Excel tenho uma sequência longa de números, que devem estar completos, ou seja, se começar no 100 e terminar em 200, preciso ter certeza que todos os números do intervalo estejam aí no meio. Não adianta criar uma regra de pegar o último, diminuir do primeiro e verificar se o número de células bate, pois os números podem ser repetir (pode haver 2 ou 3 células com o 160, por exemplo), mas não pode faltar nenhum que esteja dentro do intervalo. Tem como? Se sim, por favor, expliquem passo a passo pois sou leiga demais, agradecia! Em anexo, a sequencia que eu preciso saber os números que faltam...mas gostaria de aprender para futuras planilhas
0

Erro ao abrir arquivo .xlsx com GNU-Octave

Gente, vou upar o arquivo que quero abrir em octave e gostaria de saber soluções para o meu problema, vou tentar dar todos os tipos de informações possível que consegui até agora:

1- Objetivo: Ler o arquivo .xlsx e manipular os dados em um programa

2- Problema: Não abre de jeito nenhum por estar com nome zoado "CONSUMO MENSAL DE ENERGIA ELÉTRICA POR CLASSE.xlsx" com espaços, maiúsculos e acento...

3- Mudando o nome do arquivo para um formato mais legível: "planilha.xlsx" abre TRANQUILAMENTE com a biblioteca io e com a linha "dados = xlsread('planilha.xlsx')";

4- Já tentei associar o nome do arquivo à uma variável e abrir do mesmo modo com "dados = xlsread(nome_arquivo) mas não vai

5- Usando o comando 'ls' obtive que o nome do arquivo era lido como 'CONSUMO MENSAL DE ENERGIA EL'$'\303\211''TRICA POR CLASSE.xlsx'

6- Alterando para utf-8 descobri que usando ls novamente o octave conseguia ler o 'É' normalmente, mas ainda não abria...

7- Já me certifiquei se a biblioteca io estava atualizada

8- Já me certifiquei que o arquivo está no diretório do script

9- NÃO POSSO ALTERAR O NOME DO ARQUIVO. Utilizando rename consegui abrir o arquivo e dei andamento no decorrer do projeto, porém quando fui até a professora ela disse que não queria que eu fizesse isso mesmo eu voltando o nome do arquivo no final do código novamente (e fez questão de não me dizer como fazer isso) estava empacado nisso a 3 dias e encontrei o rename como solução e acabei voltando a estaca zero, gostaria de saber como resolver o meu problema.

Vou mandar o arquivo da planilha... meio que ela é famosa, visto que são os dados de gasto energético do Brasil todo
0

Erro de tempo de execução 424 no Powerpoint, objeto obrigatório.

Boa noite. Estou tentando fazer um objeto de aprendizagem no powerpoint e estou precisando montar algumas coisas em VB dentro do Powerpoint ,entretanto colocando os códigos está aparecendo esse erro 424.

Segue o código.

Private Sub conferir_Click()
  If slide9.Resultado.Value = 6 Then
      slide9.acertou.Visible = True
  Else
      slide9.errou.Visible = True
  End If
End Sub
0

Excel, como aumentar a linha e a coluna?

lulaca disse:
fiz o que vc falou de mesclar as células ´so que o texto é grande e não aparece ele todo, isso vai ser visto em data show por isso a célula deve estar visivel com todo o texto.


exemplo pegue esse texto e faça ele fica visivel tanto em linhas como coluna?

DEMETRIUS DE ALMEIDA PIRES.

Permita-me contrapor alguns pontos de vistas do que o amigo apresentou...

Não existe e nem vai existir qualquer programa que compacte um DVD, em média 6.5 Gb para 4.7 Gb, sem perder qualidade... seja ele qual for, o tempo que for, as passagens que der... sempre se perderá qualidade... é inevitável... senão poderiamos esperar no futuro um compactador que transformasse 6.5 GB em apenas um byte com a qualidade de cinema...

O Rebuilder, o DVD2SVCD, e tantos outros, utilizando o CCE ou equivalente, vai demorar horas nessa conversão e no final o resultado é aproximadamente igual, pouco melhor ou pouco pior... para se notar a diferença vc teria que utilizar equipamentos de precisão, pois a nossa visão e audição não vai detetar essas pequenas diferenças...

O problema do Shrink é que ele é freeware... e quando as coisas são grátis, todo santo desconfia de sua eficiência... se vc compactar o MENU, MAIN e EXTRA a 50%, vc notará alguma diferença se for assistir em tela grande, com algum projetor... em TV até 29" não dá para notar muita diferença... o pior DVD que compactei foi o da IVETE SANGALO... não cortei o EXTRA porque ele é um segundo show... e no próprio DVD original, a imagem do EXTRA já é sofrível... assistindo em uma TV de 34", eu notei alguma perda de qualidade colando os olhos na tela da TV, pois foi compactado próximo aos 50%... o DVD original tem 8.2 Gb, maior do que o senhor dos anéis... mas nada que incomode se assitido a uma distância adequada...

Sou defensor do Shrink porque ele oferece todos os recursos necessários para copiar um DVD, é rápido, é fácil de usar, é freeware, é popular e apresenta ótimos resultados...

O RB apresenta um ótimo resultado também, tem mais recursos, é pago, é complicado de se usar e gasta horas pra fazer o mesmo trabalho que o Shrink faz em 1/2 hora...

No final, a diferença de imagem/som, se existir, é desprezível e poderá ser pior ou melhor... será que vale a pena gastar horas a fio nesse tipo de compactação ??? Penso que não...

Além do que, embora eu não utilize, o Shrink tem um tal de EAC... dependendo de como vc setar o EAC, a compactação será feita em mais de uma passagem, demorando mais tempo e melhorando a qualidade do produto final (dizem)... eu não utilizo porque tanto o EAC como o RB deixam a imagem um pouco borrada, sob o minha ótica, perdendo a definição... isso é devido a eliminação de detalhes para tornar cada frame mais enxuto, com menor número de bytes...

Finalmente, quem quer copiar vários DVD por dia, terá que ter alguns micros dedicados para trabalhar com o RB... com o Shrink é vapt-vupt...

Bem, são os meus pontos de vista, não necessariamente perfeitos...


Estou com o mesmo problema hoje (abr 2024). É a altura máxima da linha. Estou tendo que excluir linhas em branco dentro do texto - aí o texto fica todo espremido. É o jeito. #ódio
Teria que mesclar com outra linha abaixo, mas daí, vai bagunçar os filtros e outros recursos da planilha. #ódiodenovo
Nem alargar a coluna resolve, pq o problema é número de linhas mesmo. #ódiodessebill
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal