Logo Hardware.com.br

Hardware Geral

Nossa sala principal. Destinada para questões gerais de hardware (que não sejam cobertos pelas demais salas técnicas do fórum).

Questões sobre temperaturas, comparação de desempenho, compatibilidades de componentes etc.

23
48

Erros de "técnicos" em Informática que não podemos mais aceitar!

Em pleno ano de 2023, há uma grande quantidade de "técnicos" em informática que, apesar das boas intenções, realizam procedimentos totalmente errados ou inadequados na hora de dar manutenção no PC de um cliente. Grande parte desses erros são transmitidos por "especialistas" de YouTube que ou têm uma boa intenção, mas continuam em sua zona de conforto, ou estão apenas atrás de engajamento e transmitem o conteúdo de outros, sem verificar a veracidade do mesmo. Não caia nessa: veja aqui o que não fazer:

Erro 1: configurar o computador para Legacy/CSM e desabilitar o Secure boot

Esse é um clássico dos "técnicos de YouTube", que ensinam como "dar boot" em um modelo específico de computador. Talvez por desconhecimento ou por zona de conforto, uma das primeiras instruções é que o espectador desabilite o UEFI e o Secure Boot. Essa medida, porém, acaba trazendo mais problemas do que soluções.

A começar que o legacy/CSM é uma emulação do sistema BIOS, que tem mais de 50 anos de idade e, ao ativá-lo, perde-se acesso às vantagens que o sistema UEFI tem a oferecer, dentre os quais a utilização de discos em padrão GPT. Além disso, o secure boot, como o próprio nome sugere, é um recurso de segurança que serve justamente para impedir que o computador seja infectado por algum malware durante o boot - sem falar que, hoje, alguns jogos só funcionam corretamente se esse recurso estiver ativado e algumas placas de vídeo só funcionam em modo UEFI.

Erro 2: Comprar um computador atual e "formatar para" Windows 7 ou XP

Esse nem precisa de comentários: muitos "técnicos", por talvez não se adaptarem aos Windows 10/11, não perdem tempo e, ao comprar um computador novo, em conjunto ao erro 1, logo tratam de substituir o sistema original de fábrica pelo Windows 7 ou XP. Desnecessário dizer que ambos esses sistemas não recebem mais suporte da Microsoft e, portanto, sua utilização expõe o usuário a inúmeras falhas de segurança, sem falar que alguns programas e drivers mais modernos não mais funcionam neles.

Erro 3: Comprar um computador com Linux e instalar Windows pirata ou sem ativação/Comprar computador com Windows Home e instalar Pro/Instalar versões Enterprise ou LTSB

Muitos técnicos tentam dar o famoso jeitinho para economizar e acabam comprando computadores com Linux ou com uma edição básica do Windows e substituem o sistema original por uma versão pirata ou não ativada do sistema. Além disso, muitos "técnicos de YouTube" afirmam que versões LTSB ou similares aumentam a performance em jogos.

Com a situação econômica atual, é fácil perceber que o preço de um notebook ou computador com Windows não é tão maior assim do que um computador com Linux ou FreeDOS. Assim, vale a pena economizar alguns trocados para adquirir um computador com sistema original e evitar dores de cabeça. Além disso, ao contrário do que dizem, a versão Pro não é "melhor" do que a versão Home: as duas são a mesma, o que diferencia é que a Pro tem recuros extras, voltados ao mundo corporativo. A menos que você tenha um Active Directory em casa, tenha dados ultrassensíveis que precisam ser criptografados ou utilize recursos avançados de virtualização, você certamente não precisa da edição Pro.

O mesmo pode ser dito da versão LTSB, que é voltada para ambientes específicos, melhora em nada a performance e os FPS e não está à venda para pessoas comuns.

Erro 4: Instalar sempre os drivers e BIOS mais recentes

É comum termos dicas de que o usuário deve sempre instalar os drivers e o BIOS mais recentes para - adivinhe - obter mais performance. No entanto, isso nem sempre é verdade pois, muitas vezes, o driver novo possui correções e melhorias voltados a algum programa ou jogo que o usuário não utiliza e, na prática, não trará diferenças. Sem mencionar a quantidade de espaço que poderá ser ocupada por pontos de restauração ou backups automáticos, novos drivers podem trazer bugs, como o driver 196 da NVidia, que fazia os fans pararem de girar. O melhor driver ou versão de BIOS para seu computador é aquele que funciona.

Erro 5: Montar uma configuração desbalanceada

Sabemos que a maioria dos usuários quer sempre as novidades mais recentes, mas o que dá realmente performance é o balanço entre as configurações. De nada adianta você gastar os olhos da cara para comprar uma RTX 4090 se seu computador tem um Core2Duo ou um i3/5/7 de primeira ou de segunda geração: haverá um gargalo e você não vai utilizar a placa em todo seu potencial.

Erro 6: Utilizar notebook para jogos

Aceite: notebook não foi feito para jogar. Mesmo que hoje tenhamos notebooks gamer, o objetivo principal dessas máquinas é ser computadores compactos com foco na mobilidade. Notebooks gamer podem até impressionar pela configuração, mas perdem o sentido quando comparados em um cenário mais amplo.

Erro 7: Montar um "computador gamer" para tarefas de trabalho/workstation/servidor

Parece que grande parte dos técnicos só sabe aquilo que é transmitido por "influenciadores" de YouTube e acaba passando vergonha. Hoje em dia, existem várias categorias de computadores e cada uma delas possui uma finalidade diferente.

É comum encontrarmos pessoas pedindo dicas para montar uma configuraçãopara rodar softwares pesados como AutoCAD, 3DStudio, Catia, etc... e logo vir o técnico sugerindo uma típica configuração gamer que, apesar de impressionar pela quantidade de GHz, talvez não seja a melhor opção para cenários como esse devido à performance como um todo. Software de CAD, de animação, de medicina, de edição de vídeo, entre outros, podem se beneficiar mais de placas de vídeo profissionais, como as Quadro ou RadeonPro, do que uma GeForce ou Radeon comum, pelo simples fato de aquelas serem projetadas, desde o início, para essa finalidade.

O mesmo vale para quando o cliente pede um servidor e o técnico monta uma configuração parruda, desconhecendo as peculiaridades dessa categoria e abrindo mão de recursos específicos, como fontes de alimentação redundantes e memórias ECC. É por esse mesmo motivo que não podemos comparar um notebook "gamer", citado acima, com linhas como Thinkpad ou Latitude.

Erro 8: Remover vírus através do MRT.exe

Uma nova dica que vem se espalhando por aí é que o usuário pode utilizar o MRT.exe para remover os vírus. Esse comando trata-se do Malicious Software Removal Tool, que está presente no Windows desde a versão 7, pelo menos, e tem uma abrangência muito limitada - menor até do que o próprio Windows Defender, que já vem embutido no sistema.

Conclusão

As pessoas que desejam trabalhar com suporte em informática devem, assim como em qualquer outro campo profissional, se atualizar e sempre pesquisar a fonte das informações obtidas por meio da internet e de mídias sociais, a fim de fazerem um bom serviço e conquistar a confiança dos clientes.

E você, conhece mais algum erro que te deixa de cabelos em pé? Poste aí!
5

Uso baixo de CPU em jogos.

Olá pessoal tudo bem? recentemente formatei meu computador e percebi algo estranho em alguns jogos, fui baixar o uncharted legacy of thieves em meu computador e quando fui tentar rodar me deparei rodando com menos de 10 fps, o que era estranho pois antes de formatar eu rodava ele acima dos 35 fps em boas configurações gráficas, ao utilizar o msi afterburner percebi que o uso da placa de video estava em 99% e o CPU em menos de 50%, porém ambos estavam com uma baixa temperatura (cerca de 54 graus, normalmente a gpu chega a 67 graus e o cpu em 75 em gameplays comuns), achei que o problema pudesse ser o jogo então instalei o the last of us part 1 e me deparo com o mesmo problema, porém, em jogos como Overwatch e Horizon Zero Dawn eu não enfrentei nenhum problema.

Não satisfeito instalei outro jogo, AC VALHALLA que eu também rodava normalmente antes da formatação, e lá tive o mesmo problema, em configurações medias fiquei com um FPS muito baixo, o uso da gpu em 99% e o da cpu em 40% ambos em temperatura baixas, já alterei a opção de energia do windows, já atualizei ele, já atualizei a placa de vídeo e ja mexi na memoria virtual, alguém sabe o que pode ser?

Configurações:

i5 3570 
GTX 1650
16 GB RAM
Cooler Master Elite V3 500W

OBS:
Ja fiz teste de benchmark no CPU-Z e Cinebench e os scores do processador foram normais (acima da media da internet em alguns casos), em teoria isso significa que o CPU está normal né?

Atualização: 15/04/2023 13:29


Pessoal o problema foi resolvido, pra quem estiver passando por um problema parecido VERIFIQUEM O ''BUS INTERFACE'' da sua GPU no GPU-Z se estiver em PCIe x16 3.0 @ x1 ou x2 é por que o contato da sua placa de video está sujo, retire sua placa de video passe uma borrachinha nela e passe um pincel no slot, provavelmente isso vai resolver seu problema, pra saber se funcionou no gpu-z constara PCIe x16 3.0 @ x8 ou x16 (algumas placas mãe vão até x8)!!!
2

Meu PC parou de ligar.

Eu estava utilizando meu pc a mais de um mês,  ontem, enquanto eu assistia um vídeo no YouTube nele, simplesmente do nada o pc desligou e não liga mais, ao ligar o interruptor da fonte atrás ele pisca as cores do led das ventoinhas e a luz de power pisca por muito menos de um segundo e fica nisso, os leds da placa mãe continuam acesos mas nada acontece. O que pode ter causado isso e como posso solucionar?
2

Como reconhecer "cabeçote" para conectar alto-falante da placa-mãe ("buzzer") ?

Salve, colegas !

Tenho um velho PC, com placa-mãe ASUS P5G41T-M LX2/BR (soquete LGA775), e não consigo achar onde conectar o pequeno alto-falante que bipa após o boot (ou antes, quando há algum erro).
Até onde eu sei todas as placas-mãe dessa época tinham esse recurso, no entanto no manual ele não é mencionado, nem aparece nos diagramas. 
Alguém sabe se este "buzzer" pode ser ligado em outro "cabeçote" não específico (há 2 chicotes específicos para o painel frontal, com 2 saídas USB e 2 de áudio) ?

Anexo do post
2

PC desliga quando coloco as memórias RAM na cor branca.

Pessoal queria ver se alguem consegue me ajudar, recentemente comprei mais duas memorias rams da asrgard loky para fechar meus 4 slots ficando assim com 32gb de ram, porem sempre usei meu pc com as cores dos leds branco mas nao sei pq quando uso as 4 memorias e coloco elas na cor branca ele simplesmente desliga sozinho, tenha uma placa mae b550m aorus elite rev 1.3, usando apenas duas memorias ram funciona normalmente independente de quais seja so acontece isso quando tem as 4 ligadas.
2

Tela piscando.

Bom dia galera, gostaria de ouvir algumas ideias pois ja fiz alguns procedimento e ate agora nao obtive sucesso, tenho uma rtx 2070 + R7 2700 + 16gb, uso 2 monitores na maquina, sendo eles um Concordia 27'' 165hz via displayport e um Lg 23'' 60hz via Hdmi. Começou a ocorrer a alguns dias que sempre que ligo a maquina na primeira vez do dia, o monitor secundario (Lg) fica piscando por volta de 1 minuto e simplesmente volta sozinho. 

Testes ja realizados:
Liguei via Hdmi o monitor principal e ele tb piscou 
Limpeza geral do computador (desmontei e limpei a placa de video, limpei memorias ram, retirei e coloquei novamente o processador)
Testei 3 cabos Hdmi
Removi e testei varias versões do drive de vídeo
2

Processador esquentando intel

Opa boa noite, recentemente eu fiz um upgrade no meu pc, com os seguintes componentes:
Placa Mãe Duex B760 DX-B760ZG GAMING PLUS LGA 1700 DDR5 - Duex
Processador - Intel i5 12400F
Memoria ram - 2 Corsair dominator DDR5 4800Mhz de 16 gb cada
Placa de video - rtx 3060 12 GB
Fonte - thermaltake 600w 80 Plus White PFC Ativo

Os item novos ai são somente a placa mãe o processador e as memorias ram, o resto eu já usava com a configuração antiga, porem depois que formatei e comecei a usar o pc, ele começou a esquentar de mais o processador ele vai a 100 Graus direto muitas vezes só de abrir um app ou opera gx.
A pasta térmica estava com a original que veio no cooler box e depois eu troquei coloquei uma de 5 w/m-k, porem continuou do mesmo jeito estou ate com a tampa lateral do pc aberta com o quarto bem ventilado pra ter certeza que não é gabinete.
Usei o HWMonitor para testar e além dele estar indo no 100 graus, muitas vezes da uso em 115%, o TDP ja chegou marcar 160w sendo que no site da Intel fala que o máximo é 117w, os medidores de temperatura da placa mãe sempre ficam nas temperaturas normais, somente a temperatura do processador que vai lá em cima, com isso eu ate pedi uma pasta térmica de 12w/m-k e estou pesquisando entra um aircooler e um watercooler para colocar no pc.
Fico grato desde já pela atenção. Alias o sistema e os jogos testados estão todos em ssd m.2
Anexo do post Anexo do post
1

RAM em single channel.

Boa tarde, pessoal.

Estou com esse problema desde ontem: memórias que sempre trabalharam em dual channel, de repente, não trabalham mais. O meu win10 fez duas atualizações nesta semana e, depois da segunda atualização, notei uma queda de desempenho do meu PC. Desconfiei de algum malware e fui verificar o gerenciador de tarefas e, lá, notei que mais da metade da minha memória estava reservada para hardware.

São dois módulos de 4Gb, ambos da Corsair (ambos DDR3 1333MHz), que sempre estiveram em dual channel. Ao ver esse detalhe dos 4,2Gb RAM reservadas para hardware, reiniciei o PC e entrei na bios para ver o que estava acontecendo. Na bios constam os 8Bg de memória, 4Gb em cada slot, tudo certinho, só que em single channel.

Fiz uma pesquisa no google e vi um monte de gente com esse problema, ou com problemas parecidos, e fui tentando as soluções que as pessoas mencionavam. Troquei os módulos de slot (mais de uma vez), limpei os contatos dos módulos, limpei os slots, fiz a manobrinha da memória máxima ativada/desativada no msconfig, verifiquei na bios as frequências das memórias (testei deixando no AUTO, e em cada frequência disponível até 1666 MHz), habilitei/desabilitei vídeo onboard (porque ele pega 256Mb da RAM pra alocar no vídeo)... enfim, testei tudo que encontrei e nada resolveu o problema. 

Até antes dessas atualizações, meu PC rodava com os 8,192Gb (menos os 256Mb do vídeo onboard) de RAM em dual channel desde quando a minha gpu morreu (um ano atrás, mais ou menos). Estou sem ideias, pessoal.
Alguém aí teria uma luz para jogar sobre esse assunto?

Grato desde já.
1

Uso de estabilizador para PC antigo.

meu tio tem um ALL IN ONE cce, um pc antigo (2013), e ele utiliza de uma fonte externa (semelhante a um notebook) para se manter ligado, que é conectado à estabilizador, que por sua vez vai na tomada. eu queria saber se não há problemas em ligar essa fonte externa direto na tomada. ouvi muita gente dizendo que é sempre melhor ir direto na tomada, mas sempre mencionando o fato das fontes de hoje em dia serem preparadas pra isso. e como nesse caso é um sistema antigo, não sei se isso se aplica.

posso deixar esse pc ligado direto na tomada sem ter riscos?
1

Meu PC liga com o logo da placa mãe bugado.

Olá a todos.
gente recentemente meu pc começou a iniciar com uma tela estranha.. super esticada, azul e o logo da aorus todo bugado... isso dura ate a tela de bloqueio do windows. após isso nao aparece mais... somente na inicialização.. tmb notei que quando eu clico em inicialização avançada  (aquela tela azul que mostra as opçoes do windows pra resolver algum problema) tmb fica bugada. a tela toda azul. com as letras coloridas. Anexo do post
1

PC liga e imediatamente desliga.

então , faz mais de 24 hrs que estou com esse problema , nem consigo dormi direito nem fazer nada pois eu trabalho e necessito do pc , eu comprei um ryzen 5 5600 para substituir meu 5 2600x e dois dias antes atualizei a bios da minha placa mãe no qual estava tudo ok , quando chegou meu novo ryzen eu tive que desmontar tudo por falta de espaço para fazer a substituição , coloquei na placa mãe e montei tudo de novo após isso quando fui ligar o pc ele ligou e rapidamente desliga muito rápido , após isso eu já testei memória tendo 2 pares de modelos diferentes , tentei a CPU antiga e continua com o mesmo problema , já valei a placa mãe com limpa contato álcool isopropílico e nada continua , os cpus não estão com pinos torto , eu finz um teste tbm de fonte e ela ligou  , já dei rest na bios . testei as entradas de energia com um multímetro e estão tudo ok tbm , só não passei o multímetro na placa mãe toda porque não sei mexer muito no multímetro ... eu imagino que se for possível o novo ryzen pode ter corrompido minha bios ou algo do tipo . é já liguei o pc fora do gabinete e nada por favor alguem me ajuda eu não quero ter que levar me um técnico pois cobro muito caro o reparo de placa mãe 
e mais um detalhe comprei um rx 6700 xt no qual chegou junto e instalei na mesma hora com o cpu mas acho menos provável que seja a gpu

meu setup 
ryzen 5600x / 5 2600x
gpu rx 570 
memória 2x16 ddr4
placa mãe asus prime B450m-A
fonte gigabyte pb 500w
1

Minha PCI-E não da vídeo.

Antes vou colocar as minhas configs aqui a baixo

Placa: x370 sli plus
Processador Ryzen 5 2600
Memoria: 16gb (corsair - teamgroup) 1333mhz
Fonte: Gamemax 650w
GPU: Nvidia gtx 1060 6gb

Bom, estava usando meu computador normalmente, apenas jogando e trabalhando nele, desliguei e fui dormir, porem quando fui ligar novamente no outro dia, o pc ligou (inclusive a própria gpu) mas não deu vídeo, e acendeu uma luz VGA (Não sei do que se trata), desliguei ele, retirei a gpu, limpei e coloquei novamente mas mesmo assim não deu vídeo. Obs.: Os periféricos não ligaram tbm, retirei a placa novamente, e coloquei no pci debaixo, e está funcionando, faz mais ou menos 2 ou 3 meses que estou usando ela assim. Tenho medo de comprar peças para upgrade e não funcionar, ou não entregar o desempenho máximo do hardware, alguém pode me dizer se a pci queimou ou algo do tipo?

Ps.: Não sei se tem algo a ver, mas minha fonte anda fazendo barulho (quando entro em algum game), suspeito que pode ter alguma relação, talvez.

Se puderem me ajudar ficarei extremamente grato!
1

PC liga mas não está dando vídeo nem reconhecendo mouse e teclado.

Meu PC está ligando e n está dando vídeo e também não está reconhecendo nem o mouse nem o teclado, comprei peça por peça uma placa mãe mais a320 a-pro, processador atx12v2 de 500w, placa de vídeo GT1030, memorias ram hyper Fury, por favor me ajudem, já olhei tá tudo conectado certinho, está tudo normal mais n está reconhecendo nada
1

Placa-mãe funcionou depois de muito tempo, mas parou novamente.

Boa noite pessoal,

Eu tinha uma placa-mae antiga há muito tempo parada, ela é DDR3, soquete LGA1155. 
Nao tava dando sinal de vida quando tentava ligar. Ai limpei ela, deixei quieta por um tempo e hoje ligou. Deu boot e tudo. Deixei ligada por 1 h e desliguei. Fui colocar ela num gabinete velho que tinha aqui e ela nao ligou. O que fiz foi conectar todas as conexoes, USB, o power, audio, Ventoinhas, nao sei o que pode ter acontecido. Outra coisa foi que tive que apertar um pouco mais os parafusos na hora de prender na carcaca, mas nao foi nada excepcional em questao de força.

Desmontei tudo novamente, testei memoria, processador, SSD eu outro computador e ta tudo funcionando. Quando liga nao da nenhul sinal, zero.
1

Meu PC liga e desliga depois de uns 3 a 10 segundos.

Opa, eu estava utilizando meu pc normalmente quandk decidi iniciar o valorant, ao iniciar me deparo com uma tela preta e então decido reniciar o pc, a partir dai começa o problema, pois quando eu liguei ele novamente, ele ligou por 3 segundos, os fans giraram, os leds ligaram, tudo ligou, mas não deu vídeo e em 3 segundos ele desligou, teve vezes que até deu vídeo, mas foi aquela imagem inicial da marca da placa mãe, teve outras vezes que o pc ligou (sem dar imagem) por 10 segundos. Preciso de ajuda para solucionar o problema.
Configurações: 
i5 10400f
Asus tuf b450m-plus
Rx5500xt
Fonte corsair CV650w
16gb ram 2666mhz zadak
1

PC congela com Windows e com Linux não.

Oi galera. Espero que estejam bem. Preciso de ajuda. Então, eu montei um PC gamer, do nada ele começou congelar no windows após uns 5 a 10 minutos de uso.  Não da tela azul, só congela e tenho que desligar e ligar de novo o computador. Limpei as memórias e fiz testes nelas, troquei de eslot, verifiquei as temperaturas e tá tudo ok. Instalei o Linux e não congela nunca. Ou seja, só congela com windows. Eu vi que poderia ser a fonte por causa que com windows tem um maior consumo. 

Pc
Placa mãe:  mr9A pro da x99
Processador: E5 2667 v4
RAM: ATermiter
GPU: RX 6600
Fonte DRAXEN de 500w
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal