Logo Hardware.com.br
andremachado
andremachado Highlander Registrado
3.3K Mensagens 2K Curtidas

Erros de "técnicos" em Informática que não podemos mais aceitar!

#1 Por andremachado 05/02/2023 - 09:57
Em pleno ano de 2023, há uma grande quantidade de "técnicos" em informática que, apesar das boas intenções, realizam procedimentos totalmente errados ou inadequados na hora de dar manutenção no PC de um cliente. Grande parte desses erros são transmitidos por "especialistas" de YouTube que ou têm uma boa intenção, mas continuam em sua zona de conforto, ou estão apenas atrás de engajamento e transmitem o conteúdo de outros, sem verificar a veracidade do mesmo. Não caia nessa: veja aqui o que não fazer:

Erro 1: configurar o computador para Legacy/CSM e desabilitar o Secure boot

Esse é um clássico dos "técnicos de YouTube", que ensinam como "dar boot" em um modelo específico de computador. Talvez por desconhecimento ou por zona de conforto, uma das primeiras instruções é que o espectador desabilite o UEFI e o Secure Boot. Essa medida, porém, acaba trazendo mais problemas do que soluções.

A começar que o legacy/CSM é uma emulação do sistema BIOS, que tem mais de 50 anos de idade e, ao ativá-lo, perde-se acesso às vantagens que o sistema UEFI tem a oferecer, dentre os quais a utilização de discos em padrão GPT. Além disso, o secure boot, como o próprio nome sugere, é um recurso de segurança que serve justamente para impedir que o computador seja infectado por algum malware durante o boot - sem falar que, hoje, alguns jogos só funcionam corretamente se esse recurso estiver ativado e algumas placas de vídeo só funcionam em modo UEFI.

Erro 2: Comprar um computador atual e "formatar para" Windows 7 ou XP

Esse nem precisa de comentários: muitos "técnicos", por talvez não se adaptarem aos Windows 10/11, não perdem tempo e, ao comprar um computador novo, em conjunto ao erro 1, logo tratam de substituir o sistema original de fábrica pelo Windows 7 ou XP. Desnecessário dizer que ambos esses sistemas não recebem mais suporte da Microsoft e, portanto, sua utilização expõe o usuário a inúmeras falhas de segurança, sem falar que alguns programas e drivers mais modernos não mais funcionam neles.

Erro 3: Comprar um computador com Linux e instalar Windows pirata ou sem ativação/Comprar computador com Windows Home e instalar Pro/Instalar versões Enterprise ou LTSB

Muitos técnicos tentam dar o famoso jeitinho para economizar e acabam comprando computadores com Linux ou com uma edição básica do Windows e substituem o sistema original por uma versão pirata ou não ativada do sistema. Além disso, muitos "técnicos de YouTube" afirmam que versões LTSB ou similares aumentam a performance em jogos.

Com a situação econômica atual, é fácil perceber que o preço de um notebook ou computador com Windows não é tão maior assim do que um computador com Linux ou FreeDOS. Assim, vale a pena economizar alguns trocados para adquirir um computador com sistema original e evitar dores de cabeça. Além disso, ao contrário do que dizem, a versão Pro não é "melhor" do que a versão Home: as duas são a mesma, o que diferencia é que a Pro tem recuros extras, voltados ao mundo corporativo. A menos que você tenha um Active Directory em casa, tenha dados ultrassensíveis que precisam ser criptografados ou utilize recursos avançados de virtualização, você certamente não precisa da edição Pro.

O mesmo pode ser dito da versão LTSB, que é voltada para ambientes específicos, melhora em nada a performance e os FPS e não está à venda para pessoas comuns.

Erro 4: Instalar sempre os drivers e BIOS mais recentes

É comum termos dicas de que o usuário deve sempre instalar os drivers e o BIOS mais recentes para - adivinhe - obter mais performance. No entanto, isso nem sempre é verdade pois, muitas vezes, o driver novo possui correções e melhorias voltados a algum programa ou jogo que o usuário não utiliza e, na prática, não trará diferenças. Sem mencionar a quantidade de espaço que poderá ser ocupada por pontos de restauração ou backups automáticos, novos drivers podem trazer bugs, como o driver 196 da NVidia, que fazia os fans pararem de girar. O melhor driver ou versão de BIOS para seu computador é aquele que funciona.

Erro 5: Montar uma configuração desbalanceada

Sabemos que a maioria dos usuários quer sempre as novidades mais recentes, mas o que dá realmente performance é o balanço entre as configurações. De nada adianta você gastar os olhos da cara para comprar uma RTX 4090 se seu computador tem um Core2Duo ou um i3/5/7 de primeira ou de segunda geração: haverá um gargalo e você não vai utilizar a placa em todo seu potencial.

Erro 6: Utilizar notebook para jogos

Aceite: notebook não foi feito para jogar. Mesmo que hoje tenhamos notebooks gamer, o objetivo principal dessas máquinas é ser computadores compactos com foco na mobilidade. Notebooks gamer podem até impressionar pela configuração, mas perdem o sentido quando comparados em um cenário mais amplo.

Erro 7: Montar um "computador gamer" para tarefas de trabalho/workstation/servidor

Parece que grande parte dos técnicos só sabe aquilo que é transmitido por "influenciadores" de YouTube e acaba passando vergonha. Hoje em dia, existem várias categorias de computadores e cada uma delas possui uma finalidade diferente.

É comum encontrarmos pessoas pedindo dicas para montar uma configuraçãopara rodar softwares pesados como AutoCAD, 3DStudio, Catia, etc... e logo vir o técnico sugerindo uma típica configuração gamer que, apesar de impressionar pela quantidade de GHz, talvez não seja a melhor opção para cenários como esse devido à performance como um todo. Software de CAD, de animação, de medicina, de edição de vídeo, entre outros, podem se beneficiar mais de placas de vídeo profissionais, como as Quadro ou RadeonPro, do que uma GeForce ou Radeon comum, pelo simples fato de aquelas serem projetadas, desde o início, para essa finalidade.

O mesmo vale para quando o cliente pede um servidor e o técnico monta uma configuração parruda, desconhecendo as peculiaridades dessa categoria e abrindo mão de recursos específicos, como fontes de alimentação redundantes e memórias ECC. É por esse mesmo motivo que não podemos comparar um notebook "gamer", citado acima, com linhas como Thinkpad ou Latitude.

Erro 8: Remover vírus através do MRT.exe

Uma nova dica que vem se espalhando por aí é que o usuário pode utilizar o MRT.exe para remover os vírus. Esse comando trata-se do Malicious Software Removal Tool, que está presente no Windows desde a versão 7, pelo menos, e tem uma abrangência muito limitada - menor até do que o próprio Windows Defender, que já vem embutido no sistema.

Conclusão

As pessoas que desejam trabalhar com suporte em informática devem, assim como em qualquer outro campo profissional, se atualizar e sempre pesquisar a fonte das informações obtidas por meio da internet e de mídias sociais, a fim de fazerem um bom serviço e conquistar a confiança dos clientes.

E você, conhece mais algum erro que te deixa de cabelos em pé? Poste aí!
Magnus43
Magnus43 Veterano Registrado
175 Mensagens 224 Curtidas
#3 Por Magnus43
05/02/2023 - 12:38
MadMax disse:
Não sei se me deixa de cabelos em pé, mas uma coisa que me desagrada bastantes são "dicas genéricas" para problemas diversos como se elas fossem a solução para tudo.

As campeãs são: "atualiza o bios" e "passa uma borracha nas memórias".

Esse "passa uma borracha nas memória é equivalente a um "assopra as fitas" dos consoles antigos. big_green.png
A curto prazo pode até funcionar, mas com o tempo isso pode acabar danificando ou até tirando a vida útil da memória.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61.1K Mensagens 10.6K Curtidas
#8 Por PH
06/02/2023 - 08:24
Bom dia!

Erro 1: configurar o computador para Legacy/CSM e desabilitar o Secure boot


Existem bom profissionais que passam boas informações nas redes sociais, mas tem apenas o geradores de conteúdo que aprenderam alguma coisa, mas vão na onda de outros com as mesmas informações, vide o famosos kit Xeon, depois que um começou, virou febre.

Lembrando que todos esse erros citados não pode ser atribuído apenas aos técnicos, pois tem muitos usuários que fazem isso!

Em relação ao CSM ele pode ser habilitado de forma automática se tiver um dispositivos herdados, assim como algumas placas de vídeo tem casos que há a necessidade de desabilitar para que placas mais modernas possam dar boot.

Erro 2: Comprar um computador atual e "formatar para" Windows 7 ou XP


Mas nesse caso seria meia culpa, pois tem muito usuários que compram o computador e querem usar o Windows 7, pois é o que sabem usar ou simplesmente não gostam do 10 e 11. Aqui no fórum é cheio desses tópicos!

Erro 3: Comprar um computador com Linux e instalar Windows pirata ou sem ativação/Comprar computador com Windows Home e instalar Pro/Instalar versões Enterprise ou LTSB



Mais um que não se pode colocar a culpa direto nos técnicos, pois muitos usuários compram computadores com Linux, não por que vai usar o Linux, mas pelo fato que é mais barato que vir com Windows original. Em relação a usar o Windows PRO ou outras vai pela falta de informação dos dois lados! Quero o PRO, pois é melhor, mas não sabe que o Home é o suficiente para uso doméstico. Aqui também tem vários tópicos que perguntam isso e costumamos colocar o link de comparação das verões.

Erro 6: Utilizar notebook para jogos


Isso nada tem haver com técnico, isso vai do próprio usuário que compra um computador para usar para jogar. Compram muitas vezes o notebook por não ter espaço em casa e usam como mobilidade interna, não como foi proposto quando o mesmo foi criado, que era para levar para qualquer lugar. Muitos compram o notebook de entrada para jogar e depois começam os problemas, principalmente de aquecimento! Existem notebooks gamers que são tão poderosos quanto um desktop em um Console (que é um computador também), digo isso, pois já estive em mãos os poderosos notebooks gamer da Alienware que agora é da Dell. Então nessa parte entra como uma opinião particular sua.





Erro 4: Instalar sempre os drivers e BIOS mais recentes


Muito disso se dar por achar que o melhor é o mais novo e não é bem assim! BIOS só se deve atualizar se tiver principalmente problema de compatibilidade, mas para isso precisa ver nas informações versão do BIOS se ele vai corrigir algum problema de segurança ou compatibilidade. Hoje em dia a facilidade de atualizar o BIOS a frio, deixou essa prática mais comum.

Erro 5: Montar uma configuração desbalanceada


Outra coisa que vai mais do usuário querendo melhorara a performasse dos jogos, acabam vendo vídeos no Youtube e se maravilham com a placa de vídeo, acabam comprando sem se atentar para o gargalo (que muitos vezes nem sabem o que é), e como parte mais importante, a fonte!




Erro 7: Montar um "computador gamer" para tarefas de trabalho/workstation/servidor


Aqui entra um grande equívoco seu, pois nesse caso entra o custo benefícios.

Uma Randeon Pro W6800 custa acima de R$ 10 mil e não é todo mundo que custear isso! Ai você comprara com uma RTX 3060 TI na casa de 3 mil reais e faz um senhor trabalho de renderização! E falando na Quadro que pode chegar até R$ 100 mil! Se torna inviável para maioria das pessoas! Pegou esse modismo de falar computador gamer, mas isso hoje se tornou principalmente se tiver leds para todo lado! Um computador voltado para jogos realmente roda jogos atuais e com computador desses top de linha faz o seu trabalho para jogos e para outras áreas também pelo seu alto poder de processamento. Então no final das contas entra o custo benefício para fazer a mesma coisa, mesmo que a placa de vídeo não seja voltada para o seguimento, ou seja, consegue jogar e trabalhar.

Erro 8: Remover vírus através do MRT.exe


Isso disparou no Instagram, tem um certo influenciador que fica fazendo curtas com dicas que o seu técnico não que lhe passar, essa ai aparece direto e ainda tem dica aqui no fórum dele!

MadMax disse:
Não sei se me deixa de cabelos em pé, mas uma coisa que me desagrada bastantes são "dicas genéricas" para problemas diversos como se elas fossem a solução para tudo.

As campeãs são: "atualiza o bios" e "passa uma borracha nas memórias".


Bom dia!

Marcado em vermelho por mim! Usar a borracha nos contatos é uma saída provisória e que funciona, borracha é algo que praticamente todo mundo tem, agora limpa contato não! Existem muitos tópicos aqui de pessoas com problemas de computador emitindo beeps, quando é identificado memória, pede-se para fazer esse procedimento e sendo mau contato volta a funcionar, isso já da entrada para comprar um bom limpa contato e não passar só nos contatos da memória, mas também no slot.


Thibrun disse:
Para mim, um dos piores erro é querer resolver qualquer problema do Windows com formatação e reinstalação


Bom dia!

Verdade, muitos usam isso como primeira opção não como a última, até mesmo para não perder tempo! Esse costume passou a ser usado no Windows ME quando foi lançado a restauração de sistema. Até hoje lembro do comercial mostrando um usuário fazendo algo errado e restaurando o sistema. Tudo bem, é uma ferramenta ótima principalmente para o usuário leigo que pode rapidamente trazer o computador de volta.

MadMax disse:
Não sei se me deixa de cabelos em pé, mas uma coisa que me desagrada bastantes são "dicas genéricas" para problemas diversos como se elas fossem a solução para tudo.

As campeãs são: "atualiza o bios" e "passa uma borracha nas memórias".


Bom dia!

Marcado em vermelho por mim! Usar a borracha nos contatos é uma saída provisória e que funciona, borracha é algo que praticamente todo mundo tem, agora limpa contato não! Existem muitos tópicos aqui de pessoas com problemas de computador emitindo beeps, quando é identificado memória, pede-se para fazer esse procedimento e sendo mau contato volta a funcionar, isso já da entrada para comprar um bom limpa contato e não passar só nos contatos da memória, mas também no slot.

brancobill disse:
E tem tambem o MSConfig, que os "consertadores de PC" nem imaginam do que se trata e o quanto carrega o boot.


O maior problema dessa parte é quando pedem para colocar a memória máxima, sendo que essa é uma área de depuração voltada aos desenvolvedores e é ao contrário, foi feita para limitar o hardware existente para testar os programas.

Anexo do post

Essa parte aqui já é bem funciona, principalmente na mudança de hardware, pois força o Windows a diagnósticar o novo hardware.

Anexo do post

Anexos

MadMax
MadMax Highlander Registrado
6.5K Mensagens 1.6K Curtidas
#9 Por MadMax
06/02/2023 - 09:20
Talvez você não tenha lido direito.

Eu disse que o erro é sugerir atualizar bios e passar borracha nas memórias como se fossem solução para tudo.

Não disse em hipótese alguma que não deve funcionar em determinados contextos.

Claro que se o problema for de oxidação nos terminais da memória, uma passada de borracha de leve pode resolver.
Mas é só para isso. Fim.

Tem gente que sugere passar borracha nas memórias quando o teclado não é detectado.big_green.png
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61.1K Mensagens 10.6K Curtidas
#10 Por PH
06/02/2023 - 09:37
MadMax disse:
Talvez você não tenha lido direito.

Eu disse que o erro é sugerir atualizar bios e passar borracha nas memórias como se fossem solução para tudo.

Não disse em hipótese alguma que não deve funcionar em determinados contextos.

Claro que se o problema for de oxidação nos terminais da memória, uma passada de borracha de leve pode resolver.
Mas é só para isso. Fim.

Tem gente que sugere passar borracha nas memórias quando o teclado não é detectado.big_green.png


Sim eu entendi, só quis separar as coisas, pois o próprio autor do tópico já reclamou dessa questão de passar borracha nas memórias, por isso dei uma ênfase maior nesse lado, não que tenha reclamado disso. Posso ter colocado de forma ao entendimento equivocado, mas não foi a minha intenção.

Tem gente que sugere passar borracha nas memórias quando o teclado não é detectado


Já vi cada coisa desse tipo, mas seria algo mais voltado para esse tipo de tópico: Dramas da Informática | Comunidade do Hardware
MadMax
MadMax Highlander Registrado
6.5K Mensagens 1.6K Curtidas
#11 Por MadMax
06/02/2023 - 09:59
Tranquilo.

Aproveitando o gancho, outro defeito dos técnicos de hoje é ser muito afoito e não prestar atenção ao que o usuário/cliente solicita ou às informações que ele fornece.

Isso é relativamente comum, inclusive nesse fórum.

Quando não dão soluções que não condizem com o problema, fazem perguntas que já estão respondidas no primeiro tópico. Bastaria uma leitura com mais atenção.

Ps: por favor, não entenda como indireta. Sei que você é muito solícito e deve responder umas 100 perguntas ao dia.

Só aproveitei o gancho.
PH
PH Cyber Highlander Registrado
61.1K Mensagens 10.6K Curtidas
#13 Por PH
06/02/2023 - 10:19
MadMax disse:
Tranquilo.

Aproveitando o gancho, outro defeito dos técnicos de hoje é ser muito afoito e não prestar atenção ao que o usuário/cliente solicita ou às informações que ele fornece.

Isso é relativamente comum, inclusive nesse fórum.

Quando não dão soluções que não condizem com o problema, fazem perguntas que já estão respondidas no primeiro tópico. Bastaria uma leitura com mais atenção.

Ps: por favor, não entenda como indireta. Sei que você é muito solícito e deve responder umas 100 perguntas ao dia.

Só aproveitei o gancho.


Não entendo como indireta não, isso realmente acontece e já aconteceu comigo. Vejo muito disso de as informações já estarem até mesmo no título do tópico, como Meu Windows 10 está dando tela azul, conforme o tópico vai crescendo aprece e pergunta qual sistema operacional usa, as vezes na troca de conversa já tem todas as informações.

Tenho um cliente do sistema que dou suporte lá de Natal. Deu problema no servidor era o Windows bagunçado, até ai tudo bem, ele mandou para o técnico que simplesmente formatou o HDD, quando voltou eu perguntei onde estava a pasta do sistema, ele informou que o técnico formatou e se quer fez o backup! Isso á primeira coisa que vai fazer antes de qualquer procedimento. Mecho também com banco hoje mais com SQL Server, mas também com o da Oracle. A primeira coisa que deve fazer antes de mexer no banco é fazer o backup, pois até uma virgula errada que modificar em uma tabela do banco, pode ferrar tudo!
JoaoNeto
JoaoNeto Cyber Highlander Registrado
15.3K Mensagens 2.9K Curtidas
#14 Por JoaoNeto
06/02/2023 - 16:15
Eu entendo a indignação do André, e em grande parte eu concordo. Porém, eu discordo da generalização. Afinal, técnico de verdade é um especialista em determinada área (definição do dicionário), e, obviamente, formado. Infelizmente há uma banalização na área, bem como em outras, tal qual eletricista, pedreiro, etc. Dentro dessa visão, acredito que, dos que participaram até aqui do tópico, apenas eu e o @PH são realmente técnicos, longe de mim de menosprezar os outros participantes, que também tem sim sua importância e valor no fórum. Então, ao meu ver, o título do tópico está equivocado. Deveria ser erros técnicos e não de técnicos. Se eu chegar aqui e generalizar falando de erros de professores de matemática você não iria gostar.

ERRO 1
Sim, muitos "técnicos" (antiga revista PC&CIA chamava-os de Cebim kkkkk) fazem isso. Mas muitos usuários também. São os mesmos que tomam choque ao mexer em tomadas ou aqueles que tomam ivermectina pra covid ou acreditam em homeopatia.

ERRO 2
Ainda fazem isso? Aqui geralmente aparece o contrário, cliente pedindo pra máquinas antigas rodarem o Windows 10. Mas o erro apontado aqui é do usuário grande parte das vezes.

ERRO 3
Esse erro, atribuído ao técnico, na verdade é do usuário, que vai lá nas Casas Bahia e compra o PC Linux. Primeira coisa que ele faz é levar ao seu técnico ou a um conhecido pra instalar Windows. Já fiz diversas vezes esse serviço, mas em nenhuma única vez o erro foi meu, já que não vendi e nem indiquei a compra. Sobre a versão LTSB, uma verdadeira besteira achar que ela tem melhor desempenho pra jogos. Nem é esse o objetivo dela. Posso até concordar que a Pro seja melhor que a Home no sentido dela ter mais recursos, mas LTSB, jamais.

ERRO 4
Sempre, concordo. O certo é - sempre que necessário. A nova versão pode estar trazendo um recurso novo útil ou a correção de uma vulnerabilidade. Nesse caso a atualização é bem vista.

ERRO 5
Erro de alguns técnicos bem como de usuários.

ERRO 6
Aqui é só a opinião de usuário. Existe notebooks gamers. Também tenho a opinião que, mesmo os simples podem jogar jogos básicos. Mas novamente, o erro aqui não é de técnico mas sim de usuários na maioria das vezes.

ERRO 7
Não diria ser um erro de técnico, nem técnico e nem de usuário mas de economia. Uma Nvidia Quadro RTX 4000 custa cerca de R$10000,00. Muitos não vão querer isso, por mais que seja o mais adequado para a tarefa. Uma RTX 3070 faz o mesmo serviço (obviamente em mais tempo) e por menos da metade do tempo. Aí é questão de custo benefício. Mas em sentido estritamente técnico eu concordo contigo.

ERRO 8
Dica de ***** essa. Existem maneiras técnicas muito mais eficientes para a remoção de malwares.

Concordo com a conclusão. Primeiramente acho que técnico deveria ser formado na área. Segundo, deveria se atualizar e não ficar com conceitos defasados. Ficar olhando canais de William Azarado, Sayro, BPV e vários outros é pura perda de tempo. Ali é conteúdo de baixo nível técnico, onde um profissional de verdade jamais deve se basear.

Erros que me deixam de cabelo em pé? Formata que resolve, reseta o Bios, troca a pasta térmica, lava a placa. Claro que todos esses procedimentos tem o seu valor, mas indiscriminadamente é horrível.
Magnus43
Magnus43 Veterano Registrado
175 Mensagens 224 Curtidas
#15 Por Magnus43
06/02/2023 - 16:52
JoaoNeto disse:
Eu entendo a indignação do André, e em grande parte eu concordo. Porém, eu discordo da generalização. Afinal, técnico de verdade é um especialista em determinada área (definição do dicionário), e, obviamente, formado. Infelizmente há uma banalização na área, bem como em outras, tal qual eletricista, pedreiro, etc. Dentro dessa visão, acredito que, dos que participaram até aqui do tópico, apenas eu e o @PH são realmente técnicos, longe de mim de menosprezar os outros participantes, que também tem sim sua importância e valor no fórum. Então, ao meu ver, o título do tópico está equivocado. Deveria ser erros técnicos e não de técnicos. Se eu chegar aqui e generalizar falando de erros de professores de matemática você não iria gostar.


Concordo com você em relação ao técnico ser alguém especializado em determinada área, mas também é de se considerar que o André usou a palavra "técnicos" entre aspas, ou seja, indicando que algum desses erros podem ter sido cometidos por pessoas que supostamente são técnicas, mas que na verdade não são especialistas nessa área, nesse caso ao meu ver não haveria generalização.
© 1999-2024 Hardware.com.br. Todos os direitos reservados.
Imagem do Modal