Em uma reunião com investidores para divulgar o relatório fiscal do terceiro trimestre de 2022, a Netflix confirmou que vai mesmo cobrar pelo compartilhamento de contas. A companhia não definiu uma data específica, mas disse que começará a cobrar uma taxa extra a partir do início de 2023.
Obviamente que a empresa também não comentou quais valores pretende cobrar para cada usuário extra. No entanto, a plataforma de streaming começou a fazer testes na América Latina em julho. Nas contas que foram escolhidas para os testes, a Netflix cobrou até R$ 16 por usuário extra. Por usuário extra, entenda qualquer pessoa que não more na mesma casa que o titular da conta.
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Netflix voltou a crescer
É verdade que o ano de 2022 não foi nada fácil para a maior plataforma de streaming do mercado. No relatório fiscal do primeiro trimestre do ano, a Netflix registrou uma queda de 200 mil assinantes. Essa foi a primeira vez em 10 anos que a companhia teve queda no número de assinantes.
Devido à debandada de centenas de milhares de assinantes, a Netflix teve que fazer algumas demissões em massa. Em uma delas, 316 funcionários foram mandados para casa. No entanto, a empresa está começando a controlar a sangria e a conquistar novos clientes.
De acordo com o relatório fiscal do terceiro trimestre de 2022, a plataforma de streaming conquistou mais 2,41 milhões de assinantes. A expectativa era de “apenas” 1 milhão. Portanto, a empresa conseguiu mais do que o dobro da meta. Destes, 104 mil foram dos Estados Unidos e Canadá. Assim a companhia atinge um total de 73,4 milhões de assinantes nesses dois países.
Apenas novas assinaturas não é o suficiente
Apesar da boa notícia, é importante ter em mente que no nível que a Netflix está, apenas novas assinaturas não são suficientes para manter o negócio rodando direitinho. É fundamental aumentar a receita através de outras fontes. Especialmente para agradar aos investidores.
E uma dessas fontes é justamente através da cobrança de taxa adicional para quem compartilha a conta com outras pessoas. Segundo alguns analistas, a Netflix deve deixar de ganhar cerca de U$S 1 bilhão com essa prática.
Além disso, em breve um novo plano com anúncios será implementado. No Brasil, ele entrará em vigor a partir do dia 03 de novembro. E segundo a própria empresa, a expectativa é de ganhar 40 milhões de novos assinantes até o final de 2023 por conta do plano com anúncios.
Foco maior em jogos na nuvem
Além disso, a Netflix pretende dar mais atenção ao seu segmento de jogos. Em agosto, a empresa informou que pretende dobrar a quantidade de jogos até o final do ano. No entanto, o número de pessoas que passam tempo jogando os títulos disponíveis na Netflix ainda é pequeno. Por isso mesmo que a marca pretende intensificar os esforços nessa área.
Em uma entrevista ao TechCrunch, o VP de games da Netflix, Mike Verdu, disse que a empresa enxerga no cloud gaming uma oportunidade de aumentar o número de assinantes:
“Estamos explorando seriamente uma oferta de jogos em nuvem para que possamos alcançar membros em TVs e em PCs. Vamos abordar isso da mesma forma que fizemos com o celular, que é começar pequeno, ser humilde, ser atencioso, e depois construir. Mas é um passo que achamos que devemos dar para atender os membros onde eles estão e nos dispositivos nos quais eles consomem o nosso produto.”
Curiosamente, essa informação veio à público pouco tempo depois do Google confirmar o encerramento do Stadia, que ocorrerá já no começo de 2023.
Fontes: Engadget e TechCrunch