Após queda de assinantes, Netflix realiza demissões em massa

Após queda de assinantes, Netflix realiza demissões em massa

Nesta terça-feira (17) a Netflix demitiu cerca de 150 funcionários. A maioria dos desligamentos ocorreu nos Estados Unidos e têm ligação com o último relatório financeiro da empresa, que apresentou queda no número de assinantes e queda na receita.

Os 150 funcionários desligados representam 2% da força de trabalho da companhia nos Estados Unidos e Canadá, de acordo com a agência de notícias Reuters. Destes, 26 funcionários trabalhavam para o site Tudum, que é um projeto da Netflix com foco nos fãs de suas séries originais.

Leia também
Entenda as diferenças entre os planos da Netflix
Quanto custa assinar todos os serviços de streaming no Brasil?

Infelizmente, não é de hoje que a Netflix precisa demitir funcionários. Antes dessa rodada de demissões em massa, a empresa já havia desligado 25 funcionários que trabalhavam no marketing. Destes, 12 trabalhavam no site Tudum. Vemos que este é um projeto que não está trazendo o retorno que a empresa esperava.

As 150 demissões foram confirmadas pela Netflix através de um comunicado enviado à imprensa. Nele, o serviço de streaming disse que “as mudanças foram tomadas principalmente por necessidades corporativas e não por desempenho individual”. O comunicado chamou as demissões em “despedida para grandes colegas” e afirmou que eles terão apoio “nesta difícil transição”.

1ª queda de assinantes em uma década

Netflix

Na última década a Netflix se acostumou a ver o seu número de assinantes crescer. Com isso, a receita da companhia também crescia junto. Mas, pela primeira vez em 10 anos, o serviço de streaming perdeu assinantes. 200 mil assinantes a menos, para ser mais exato.

Segundo os executivos da empresa, um dos culpados pode ser o compartilhamento de senhas. A empresa estima que cerca de 100 milhões de lares estão usando o serviço com senhas de terceiros. Uma pesquisa recente revelou que 1 em cada 10 usuários acessa o serviço através de uma senha compartilhada. Por isso, a Netflix começou a testar a cobrança de uma taxa extra para quem compartilha a conta. Essa ideia, no entanto, não foi vista com bons olhos pelos assinantes.

Outra solução que a Netflix pode adotar para tentar melhorar seus números é a implantação de um plano mais barato com exibição de anúncios. Nos Estados Unidos a Disney+ já possui um plano nestes moldes. E ao que tudo indica a Netflix pretende implementar esse tipo de plano até o final do ano.

Netflix-1

Mas a situação deve ficar ainda pior. Em retaliação à invasão da Ucrânia por parte da Rússia, a empresa encerrou os seus serviços no país. Com isso, ele deve perder cerca de 2 milhões de assinantes nos próximos meses. Mesmo que a companhia retorne a operar no país, será difícil reconquistar todos os usuários.

Ao The Verge, a empresa explicou que a saída mais efetiva, no curto prazo é cortar gastos:

Como explicamos na nossa conferência de resultados financeiros, a desaceleração do crescimento das receitas significa que precisamos desacelerar o crescimento de nossos custos como empresa.

Spencer Neumann, diretor-chefe de finanças da Netflix, disse que a empresa pretende reduzir os custos pelos próximos dois anos. E isso pode significar ainda mais demissões.

Fontes: Reuters e The Verge

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X