Netflix Games: número de jogos vai dobrar até o fim do ano; mas quem se importa?

Netflix Games: número de jogos vai dobrar até o fim do ano; mas quem se importa?

A Netflix está passando por uma crise. E para continuar no topo da cadeia alimentar das plataformas de streaming, a empresa vem tentando se diversificar. E uma dessas tentativas se chama Netflix Games. A seção de jogos da empresa conta hoje com cerca de 25 títulos. E a companhia pretende aumentar esse número para 50 até o final do ano. Mas agora eu te pergunto: você já jogou algum título da Netflix Games?

Leia também
Como o algoritmo da Netflix recomenda filmes e séries?
Quanto custa assinar todos os serviços de streaming no Brasil?

A estratégia por trás do Netflix Games

A inserção de jogos na assinatura da Netflix não quer dizer que a companhia mudará seu foco. Ela continuará priorizando suas produções originais, mas os assinantes terão como bônus alguns jogos no catálogo. Essa é uma estratégia para tentar reter o usuário o máximo de tempo possível na plataforma.

Netflix Games

Para os executivos da Netflix, os seus concorrentes não são apenas os outros serviços de streaming. Mas também as redes sociais e os jogos, que tomam muito tempo dos usuários. E uma vez que eu estou entretido em um jogo eu não estou assistindo a filmes e séries na Netflix. Uma vez que eu passo 5 horas do dia usando aplicativos no celular, sobra pouco tempo para consumir conteúdo da Netflix.

Portanto, adicionar jogos ao catálogo é mais uma maneira de capturar a atenção (e o tempo) dos usuários. Afinal de contas, o ativo mais valioso para qualquer empresa de tecnologia é o seu tempo.

Os primeiros jogos chegaram no serviço de streaming ainda em novembro de 2021. De lá pra cá a companhia foi adicionando novos títulos aos poucos. A última vez foi em maio, quando três novos títulos foram lançados. E a Netflix até comprou um estúdio de games em setembro de 2021. Tudo isso para tentar emplacar sua estratégia e estancar a sangria de assinantes.

Netflix Games decepciona

Netflix Games

Apesar de todo o esforço, a Netflix Games tem números decepcionantes. Segundo dados da empresa Apptopia, que analisa o mercado de aplicativos, a divisão de jogos da Netflix tem 1,7 milhão de usuários por dia. Pode parecer um número grande, mas lembre-se que a plataforma de streaming conta com mais de 221 milhões de assinantes. Assim temos pouco mais de 2% dos assinantes jogando os títulos disponibilizados pela plataforma.

Além disso, a Apptopia também revela que o número de downloads de jogos foi de 23 milhões. Novamente, se levarmos em consideração a quantidade de assinantes, este é um número bem baixo. Ainda mais se pensarmos que uma mesma pessoa pode baixar 2, 3 ou mais jogos.

Uma explicação para esses números decepcionantes da Netflix Games é que a própria empresa não dá muito destaque para eles. Os jogos só estão disponíveis para celular (Android e iOS). E mesmo assim, na página inicial, não há destaque aos games. É preciso rolar a tela para baixo para começar a ver os jogos. Além disso, apenas o aplicativo para Android possui uma aba específica para os jogos.

Sem falar que os títulos são meio duvidosos, né? Obviamente que não podemos esperar jogos AAA da Netflix. Mas os títulos que chegaram lá por enquanto são bem infantis e bobinhos.

Mesmo assim, Netflix planeja dobrar quantidade de jogos

Apesar dos números desanimadores, a Netflix pretende continuar investindo em jogos. Tanto é que até o final do ano ela planeja ter 50 títulos disponíveis na plataforma. Mas porquê insistir em algo que, pelo que parece, os usuários não se importam ou não fazem questão?

A Netflix acha que precisa refinar a sua estratégia e melhorar os jogos lançados. Uma das alternativas é lançar jogos baseados em suas produções originais. Isso até já começou a ser feito com o jogo Stranger Things: 1984. Outro game que já está em produção é o Queen’s Gambit Chess, baseado na série O Gambito da Rainha, também de produção da Netflix.

Além disso, a companhia pretende licenciar a sua propriedade intelectual. Assim, outros desenvolvedores e empresas podem criar jogos com base nas produções originais da Netflix.

E você? Já jogou alguma coisa da Netflix Games?

Fonte: CNBC

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X