Brasil tem uma das maiores médias de tempo de tela em aplicativos

Brasil tem uma das maiores médias de tempo de tela em aplicativos

Um relatório publicado pela empresa de inteligência de aplicativos Data.ai revelou que o tempo de tela médio gasto em smartphones e aplicativo aumentou em grande parte do mundo. A média atualmente está entre 4 a 5 horas por dia e o Brasil está entre os três países com o índice mais alto.

O estudo revela uma comparação entre os três últimos anos, principalmente revelando que o aumento acarretado pela pandemia não diminuiu agora que as regras de distanciamento social já acabaram. Confira mais detalhes.

Leia também:

TikTok lança ferramenta para controlar ainda mais o tempo de tela dos usuários
Robô com inteligência artificial identifica políticos distraídos no celular e contabiliza tempo de tela

Tempo de tela médio fica entre 4 a 5 horas

tempo de tela

A pesquisa revela uma comparação do tempo de tela que os usuários gastam em aplicativos em 17 países. Alguns deles apresentaram um grande aumento nessa média entre 2020 e 2022, como foi o caso de Singapura e Australia, que tiveram um aumento de 40%.

O Brasil teve uma diminuição de 5%, porém ainda assim conta com uma média alta, ficando entre os três países com o maior número de horas gastas pelos usuários em aplicativos. Junto com Indonésia e Singapura, ele está no grupo que tem como média mais que 5 horas de tempo de tela em smartphones.

São ao todo 13 regiões que contam com uma média maior que 4 horas, contando esses 3 e mais Mexico, Australia, India, Japão, Coréia do Sul, Canadá, Russia, Turquia, Estados Unidos e Reino Unido.

O estudo também destaca que esses resultados de tempo de tela, quando comparados à 2020, provam que eles vem aumentando mesmo diante do cenário mundial menos caótico. Em 2020, foi o auge da pandemia de Covid, e foi quando essa média subiu em diversos países já que as pessoas precisavam passar mais tempo em casa por causa do distanciamento.

Porém agora, em 2022, que já não é mais preciso o distanciamento e isolamento, essa média quase não caiu. Pelo contrário, ela até aumentou em alguns dos países. Isso pode ter diversas explicações, principalmente o vício causado por alguns desses aplicativos em diversos usuários.

Aplicativos que se destacam nas pesquisas

Na pesquisa, eles também listaram quais foram os aplicativos mais usados, baixados e que tiveram mais ganhos em relação aos gastos dos consumidores. No geral, a lista ficou:

Aplicativos mais baixados

  1. Instagram
  2. Facebook
  3. TikTok
  4. WhatsApp
  5. Snapchat
  6. Telegram
  7. Facebook Messenger
  8. Meesho
  9. CapCut
  10. Spotify

Aplicativos que tiveram mais ganhos em relação aos gastos dos consumidores

  1. TikTok
  2. Youtube
  3. Tinder
  4. Disney+
  5. Tencent Video
  6. HBO Max
  7. Piccoma
  8. Google One
  9. iQIYI
  10. Bumble App

Aplicativos mais usados (mais usuários ativos mensalmente)

  1. Facebook
  2. WhatsApp
  3. Instagram
  4. Facebook
  5. TikTok
  6. Telegram
  7. Amazon
  8. Twitter
  9. Spotify
  10. Netflix

Já em relação aos jogos, eles fizeram uma listagem separada para essa categoria. Os 3 jogos mais baixados da época foram FreeFire, Subway Surfers e Ludo King. Os que tiveram mais ganhos foram Honour of Kings, Game For Peace e Genshim Impact. Já os jogos que tiveram mais usuários ativos mensalmente foram ROBLOX, Candy Crush Saga e Subway Surfers.

Perigos de um tempo de tela prolongado

O assunto sobre tempo de tela vem sendo alvo de debates e discussões há algum tempo, por se tornar cada vez mais prejudicial aos usuários em diversos aspectos. Seja no físico por causa de problemas de visão e de postura ou até mesmo no mental, trazendo um maior número de casos de depressão, irritabilidade, problemas de concentração, entre outros.

Atualmente alguns especialistas recomendam que o tempo de tela seja de 4 a 5 horas, que estaria dentro da média caso o estudo levasse em consideração todas as telas, o que não é o caso. Esse estudo em específico afirma que a maioria dos brasileiros ficam 5 horas apenas no smartphone, em aplicativos. Ou seja, não conta com outras telas como computadores e televisão.

Com crianças o cuidado é ainda maior. O recomendado é que crianças abaixo de 2 anos não usem celulares. Entre 2 e 5 anos o tempo máximo recomendado é de 1 hora por dia. Dos 6 aos 10 anos esse tempo sobe para 2 horas, e entre 11 e 16 anos, para 3 horas por dia.

Algumas dicas podem ajudar a evitar tantos prejuízos a visão, como não ficar com a tela muito próxima aos olhos e, principalmente, fazer pausas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X