TikTok lança ferramenta para controlar ainda mais o tempo de tela dos usuários

TikTok lança ferramenta para controlar ainda mais o tempo de tela dos usuários

As redes sociais, principalmente as que contam com vídeos curtos e rápidos como o TikTok, estão se tornando cada vez mais populares, trazendo vídeos divertidos e interessantes, mas também algumas preocupações com o bem estar digital dos usuários.

Por isso, a empresa anunciou que está adicionando mais uma ferramenta que visa controlar mais o tempo de tela de cada usuário caso ele passe muito tempo olhando para os vídeos sem parar para descansar a vista.

Leia também:

TikTok lança avatares personalizados e segue a moda do Instagram
TikTok está testando Modo Limpo para experiência sem distrações

Perigo de tempo de tela prolongado

TikTok

Embora possa parecer inofensivo para alguns, o tempo que uma pessoa passa em frente ao smartphone pode ser muito prejudicial, principalmente para crianças e jovens. Atualmente já existem diversas evidências científicas dos males que isso causa e por isso já se tornou uma preocupação muito importante.

Principalmente depois da pandemia, as pessoas estão cada vez mais conectadas, e redes sociais como o TikTok e o Instagram podem se tornar um vício. Isso acarreta não apenas em problemas físicos como danos à visão e até mesmo dores de cabeça, quanto também psicológicos. Crianças perdem a habilidade de contato social desde cedo, jovens e adultos podem acabar tendo falta de concentração em outras atividades, entre muito outros riscos.

TikTok adiciona mais uma ferramenta para controle de tela

O TikTok conta com um formato que ajuda bastante a contribuir com o vício, já que consegue ativar no cérebro as áreas que são ligadas ao sistema de recompensa, o que faz com que ele dê uma rápida sensação de prazer e satisfação. Isso faz com que o usuário não queira parar de ver o conteúdo por muito tempo. Por isso, a empresa está tentando diminuir um pouco desses riscos.

A plataforma já conta com uma ferramenta que consegue limitar o tempo de acesso por dia, embora muitas pessoas não saibam. Depois que esse limite é atingido, o aplicativo é bloqueado e só pode ser acessado de novo com uma senha. É uma ótima forma dos pais conseguirem limitar o acesso dos filhos.

Porém essa nova ferramenta anunciada pela plataforma consegue limitar o tempo de tela ininterrupto, ou seja, quantos minutos o usuário está rolando pelos vídeos e assistindo o conteúdo no aplicativo. Caso o limite diário seja de 90 minutos, por exemplo, o jovem ainda poderia passar mais de 1 hora só olhando para o celular, o que pode ser prejudicial.

TikTok

A nova ferramenta visa ativar avisos para que os usuários possam fazer uma pausa do uso depois de alguns minutos vendo vídeos. Entre o tempo de uso estão disponíveis as opções de 10, 20, ou 30 minutos, e também há uma opção de personalização, onde o usuário escolhe o tempo que achar melhor.

A empresa também está melhorando os dados para mostrar um sumário de atividade para os usuários, onde eles poderão ver quantas horas diárias passaram no aplicativo. O gráfico até mesmo separa a quantidade de horas em que o usuário viu o TikTok de dia e de noite. Além disso também mostram quantas vezes o usuário abriu o aplicativo por dia.

TikTok

Para quem quiser, é possível ativar para ter notificações semanais no smartphone sempre com as informações do uso durante os últimos 7 dias.

O TikTok também anunciou que está introduzindo anúncios semanais de bem estar digitais para os membros mais jovens. Pessoas de 13 a 17 anos que usarem o aplicativo por mais de 100 minutos em um único dia receberão o lembrete de limitar o tempo de tela na próxima vez que abrir a plataforma.

“Esperamos que essas novas ferramentas de bem-estar digital continuem a apoiar nossa comunidade na promoção de um relacionamento positivo com o TikTok. Continuaremos a investir na proteção do bem-estar das pessoas para que nossa comunidade possa se sentir no controle de sua experiência no TikTok e capacitada para expressar sua criatividade, fazer conexões significativas e desfrutar de entretenimento que define a cultura.”

Fonte: tiktok

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X