Robô com inteligência artificial identifica políticos distraídos no celular e contabiliza tempo de tela

Robô com inteligência artificial identifica políticos distraídos no celular e contabiliza tempo de tela

O celular pode se tornar uma distração em diversas situações no dia a dia. Embora em algumas delas ele seja bem vindo, como em uma sala de espera ou em uma fila, em outras já não é tão bem visto assim, como em reuniões de trabalho ou até mesmo durante sessões parlamentares.

Pensando nisso, um cidadão belga decidiu criar um bot que tem como objetivo identificar políticos enquanto eles estão mexendo ou distraídos com seus smartphones durante as sessões parlamentares e até mesmo marca-los nas redes sociais.

Leia também:

Este é o Cradlewise Smart Crib, berço com inteligência artificial
AMD anuncia Instinct MI100, placa para inteligência artificial

Como funciona essa vigilância?

O bot atualmente está monitorando as sessões do parlamento da Região Flamenga, na Bélgica. Essas são audiências públicas que são acompanhadas de forma ao vivo por um canal do Youtube. O bot utiliza ferramentas com reconhecimento facial para identificar quais são os políticos que estão mexendo no celular e consegue até mesmo identificar o tempo que isso acontece, dando um percentual.

The Flemish Scrollers

O bot foi criado por Dris Drepoorter, um artista e fotógrafo belgo, e é uma forma de vigilância com implementação de inteligência artificial. O projeto já tem cerca de 2 anos e Dris deu início a ele quando o Presidente-Ministro da província de Flandres, na Bélgica, foi visto jogando Angry Birds 2 durante uma discussão legislativa. O assunto inflamou a opinião pública.

Como funciona o bot?

O bot é na verdade um software de inteligência artificial escrito em Python. Ele conta com o machine learning para aprimorar suas ferramentas de identificação e reconhecimento facial. Ele já está em funcionamento desde o dia 5 de julho e no momento que o bot identifica um político, ele é marcado nas contas do projeto, The Flemish Scrollers.

Alguns seguidores ainda avisaram o quanto poderia ser delicado apontar políticos que estejam usando celular, já que pode acontecer alguma emergência de ter que atender um telefonema da família ou responder uma mensagem. Porém vale ressaltar que o bot determina o tempo em que o político está mexendo no aparelho.

Também é preciso lembrar que o bot é um projeto que foi desenvolvido por um usuário, e não algo oficial do governo. Ele apenas utilizou seus conhecimentos para monitorar políticos em uma sessão pública. Não é tão difícil imaginar que situações como essa se tornem cada vez mas frequentes, já que os cidadãos contam com uma acesso cada vez mais amplo à tecnologia e software.

Fonte: Mashable

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X