AMD anuncia Instinct MI100, placa para inteligência artificial

AMD anuncia Instinct MI100, placa para inteligência artificial

Não foi apenas a NVIDIA que apresentou um novo acelerador para HPC, durante a SuperComputing 2020, a AMD também mostrou a sua nova opção para computação de alto desempenho. Mais precisamente, a novíssima Instinct MI100 é voltada para pesquisa científica na área de redes neurais, inteligência artificial e aprendizado de máquina. Essa nova placa da família Instinct é baseada na arquitetura Compute DNA.

A GPU dessa placa é a primeira opção baseada na arquitetura Compute DNA. A nova arquitetura também apresenta uma nova tecnologia Matrix Core que aumenta o desempenho em todo o espectro de operações de precisão simples ou mista, como FP32, FP16, bFloat16, Int8 e Int4. A solução é essencial para sistemas de computação de alto desempenho (HPC) e inteligência artificial (AI).

A placa conta com 120 Compute Units, o que se traduz em 7680 stream processors, o clock é 1502 MHz. Além disso, são fornecidos 32 GB de memória HBM2 ECC. A largura de banda é de 1,23 TB / s. O arrranjo é quatro chips HBM2 de 8 GByte são conectados a 1,2 GHz e, portanto, oferecem uma largura de banda de 1,2 TByte / s. Essa largura de banda é inferior a nova versão da NVIDIA A100 com seus 80 GB HBM2e e largura de banda de 2 TB/s.

O poder de computação bruto da Instinct MI100 é de 23,1 teraflops em operações de precisão simples (FP32) e 11,5 teraflops em tarefas FP64. Na NVIDIA 100 de 80 GB os números são os seguintes: 9,7 TFLOPS para FP64, 19,5 TFLOPS para FP32. Portanto, a opção da AMD é a mais rápida em FP32 e FP64.

A Instinct MI100 foi projetado como uma placa de expansão PCI Express 4.0 x16 dual slot com dois conectores de alimentação de 8 pinos na parte traseira. O consumo máximo de energia da placa é 300 watts.

O sistema de resfriamento é representado por um enorme dissipador de calor projetado para soprar pelos fans dos racks de servidores.. Quatro placas Instinct MI100 podem ser interconectadas através tecnologia Infinity Fabric de 2ª geração. Evidentemente, a AMD recomenda um processador EPYC com um controlador PCI-Express 4.0 para uso em conjunto com a Instinct MI100.

Preço e disponibilidade

Os sistemas baseados no AMD Instinct MI100 serão lançados pelos principais fabricantes, incluindo Dell, Gigabyte, HPE e Lenovo até o final do ano.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X