O que é streaming?

O que é streaming?

O streaming é uma tecnologia que se tornou cada vez mais popular e vantajosa no mercado online. Ela permite que os usuários possam aproveitar músicas, filmes e séries de forma prática e rápida e ajuda até mesmo a combater a pirataria, já que fornece muitas opções de forma legal.

O que é streaming?

o que é streaming

A palavra streaming é de origem inglesa, e em tradução livre seria algo como “transmissão”. Ela nomeia essa nova tecnologia, que permite que haja uma transmissão de dados a partir da internet em tempo real. Isso significa que para assistir um filme via streaming, não é preciso fazer download de nada para o computador, ou seja, não ocupa espaço e não precisa esperar.

Esses arquivos, seja ele filme, série, música ou até mesmo jogos, são acessados de forma online, então para usar a tecnologia de streaming, é necessário estar conectado a uma rede de internet.

Quais são as vantagens da tecnologia de streaming?

o que é streaming

Como já foi dito, uma das principais vantagens do streaming é a facilidade e rapidez de aproveitar um conteúdo, já que não é preciso fazer download.

Isso também permite que o usuário tenha acesso a uma coleção vasta de conteúdo e não ocupar nenhum espaço no armazenamento do computador ou do smartphone.

Algumas plataformas oferecem a opção de fazer o download de um conteúdo, nesse caso irá ocupar espaço. Mas essa opção é utilizada apenas para quem quer ter acesso aquele conteúdo em um local que não tenha internet, já que vai estar baixado e salvo no aparelho.

E uma das grandes vantagens de se entender o que é o streaming é saber aproveitar a comodidade que ele traz.

Com esse tipo de serviço, o usuário tem a sua disposição uma grande diversidade de conteúdo que provavelmente teria dificuldade de encontrar de forma avulsa, ou que daria mais trabalho.

o que é streaming?

Em termos práticos, como exemplo, uma plataforma de streaming de filmes pode oferecer filmes que são difíceis de encontrar em sua versão física.

Inclusive, ela ainda traz a vantagem de conhecer filmes que estão no catálogo que, se não fosse pelo serviço de streaming, provavelmente continuaria sem conhecer.

Essas plataformas também ajudam a diminuir consideravelmente a pirataria, já que na internet muitas pessoas ainda fazem download e filmes e séries por meios piratas, prejudicando as produtoras e todas as pessoas que trabalham nessa indústria.

Ao mesmo tempo, ainda é um ponto a ser discutido, principalmente nos dias atuais. As plataformas de streaming fizeram tanto sucesso que já existem várias, e isso faz com que os assinantes tenham que escolher algumas já que assinar todas pode ser muito caro. Para ter acesso ao conteúdo das outras, alguns ainda recorrem à pirataria.

Breve histórico de o que é streaming

o que é streaming

Apesar de ser uma tecnologia moderna, a história do streaming começa há muito tempo, precisamente há cerca de 100 anos. O primeiro sistema de transmissão e distribuição de sinais foi patenteado em 1920 por George O. Squier.

Foi essa patente que serviu de base para uma evolução e a descoberta de uma transmissão de músicas sem a necessidade do uso de rádio em 1940, por Muzak.  A partir daí a tecnologia de streaming foi caminhando devagar, mas dando grandes passos.

Em 1993 aconteceu a primeira transmissão ao vivo de um show, realizada pela banda Severe Tire Damage, usando uma tecnologia desenvolvida pela empresa Xerox.

Depois de apenas 4 anos, em 1997, surgia a famosa Netflix, que iniciou como um serviço de entrega de DVD usando o correio. O primeiro passo da empresa em direção ao que é streaming hoje aconteceu apenas em 2007.

Os anos 2000 trouxeram mais oportunidades, principalmente com o avanço da internet e acesso a bandas maiores. Com isso, muitos usuários já passaram a aproveitar catálogos “sob demanda”, ou seja, que estavam ali sempre a disposição para quando eles quisessem usufruir.

Outra grande evolução nesse sentido foi a chegada de canais de TV ao vivo pela internet, conhecidos como IPTV.

A evolução do streaming

O que é streaming?

A tecnologia se desenvolve de forma muito rápida, e isso as vezes acontece sem que as pessoas sequer percebam. Porém, ao pensar em como as coisas eram há cerca de 20 anos já é possível ter uma boa noção de como elas mudaram. E o streaming surgiu como uma grande mudança.

Pensar no que é streaming agora, é uma forma de entender também como as coisas evoluiram.

Há 20 anos, quando alguém queria assistir um filme, era preciso sair de casa, ir até a locadora, olhar estantes e estantes com filmes e escolher alguns para levar para casa. Ou, no máximo, rezar para pegar um bom filme passando na televisão no mesmo horário que batia a vontade de assistir um.

Com música era parecido, a diferença é que era preciso comprar CDs de cada artista para ter acesso a essas músicas. Além disso, também era preciso ter aparelhos extras como walkman ou tocador de CDs e DVD Player ou Vídeo Cassete para curtir o conteúdo.

Então o serviço de streaming trouxe uma diversidade de vantagens em relação a essa situação toda. Além de acabar saindo até mais barato, ele traz a comodidade de poder escolher o conteúdo sem sair de casa e através de aparelhos que já são úteis no dia a dia como smartphone, computador e TV.

E talvez uma das maiores vantagens: sem correr o risco de esquecer de entregar os filmes na locadora na segunda-feira e pagar multa.

Como acessar o conteúdo de streaming?

O que é streaming?

Algumas plataformas de streaming são gratuitas, mas geralmente elas contam com um catálogo mais limitado.

Hoje em dia as mais conhecidas, como é o caso da Netflix ou Amazon Prime, são pagas. Os valores são diversos, a depender de cada plataforma, e um mesmo usuário pode ter assinatura em mais de uma ao mesmo tempo.

Em alguns casos, como o Spotify que é um serviço de streaming de músicas, existe a opção de uma assinatura gratuita.

Porém, essa versão tem algumas limitações como propagandas durante as transmissões e falta de recursos interessantes como o de fazer download de músicas para ouvir offline.

Relação da internet e do streaming

O que é streaming?

Ao descobrir o que é streaming, o usuário também descobre que precisa de uma internet para acessar o conteúdo online.

Dessa forma, é preciso ficar de olho no uso em smartphones e tablets com internet móvel. A transmissão em tempo real consome bastante dados, e assistir um filme usando dados móveis pode ser um baque no limite mensal

O ideal mesmo é curtir os streamings quando estiver com uma internet Wi-Fi, assim não existem preocupações quanto a isso.

Já em relação às TVs, principalmente quando se quer ter acesso a conteúdo 4K presente em alguns serviços de streaming atualmente, é preciso ter uma internet boa.

Estima-se que ela tenha que ter, no mínimo, uma velocidade de conexão de 25 Mbps (megabits por segundo). Para a qualidade HD, essa velocidade pode ser um pouco menor, de 5 Mbps.

O que é streaming de filmes e séries?

O que é streaming?

Os serviços de streaming de filmes e séries são os mais procurados atualmente, e por isso existem diversas opções de plataformas que fornecem esse tipo de serviço. São aplicativos que podem ser acessados pelo smartphone, pela Smart TV, ou sites que podem ser acessados pelo computador.

Alguns oferecem conteúdo gratuito, porém é um conteúdo bem limitado e com filmes geralmente mais antigos. A maioria requer uma assinatura para ter acesso ao conteúdo por inteiro.

O valor também varia de acordo com a quantidade de telas e se o assinante desejar acesso a uma maior qualidade da transmissão, já que assinatura com transmissão em 4K, às vezes, é mais cara.

Uma parte interessante das plataformas de streaming de filmes e séries é que a maioria delas tem suporte para mais de uma tela ao mesmo tempo. Ou seja, é possível dividir a assinatura entre duas ou mais pessoas.

Leia também:

Bravia Core: Sony lança serviço de streaming com qualidade UHD Blu-Ray
Número de assinantes de serviços de streaming ultrapassa a marca de 1 bilhão

Essa quantidade de telas, ou de acesso simultâneo, indica quantas pessoas podem assistir ao conteúdo daquela plataforma ao mesmo tempo, na mesma conta, de aparelhos diferentes.

Ou seja, em uma família de 4 pessoas, caso tenha uma assinatura de 4 telas, pode cada um assistir algo diferente em seu quarto ao mesmo tempo. Caso só tenha 2 telas na assinatura, caso 2 pessoas já estejam acessando a plataforma, as outras 2 não conseguirão acessar nesse período.

O que é streaming de música?

O que é streaming?

Outro tipo de conteúdo que pode ser acessado por streaming são músicas e podcasts. Esse tipo de serviço também se tornou bastante popular e já conta com várias opções como o famoso Spotify, o Deezer e até mesmo o Apple Music.

Nessas plataformas, diferente das de filmes e séries, é mais comum que elas ofereçam opções de assinatura gratuitas e algumas delas até mesmo com disponibilidade de todas as músicas.

Porém, essas assinaturas gratuitas contam com algumas desvantagens em relação às pagas como a falta de alguns recursos para tornar a experiência mais prática ou a presença de propagandas que podem incomodar durante as transmissões de música.

As assinaturas dos serviços de música geralmente são mais baratas do que a de filmes e séries. Elas também podem ser acessadas pelo smartphone, por Smart TVs e pelo computador tanto por site quanto por aplicativo para o sistema operacional (Windows, MacOS ou Linux).

O que é streaming de jogos?

streaming de jogos

O streaming de jogos pode ser dividido em duas categorias. A primeira são os serviços que permitem que jogadores transmitam seus jogos ao vivo para que outras pessoas assistam. A segunda é uma ideia mais moderna, que permite que os usuários possam jogar sem fazer download dos jogos.

No caso da primeira categoria, existem os streamers, que estão se tornando cada vez mais numerosos e fazendo sucesso na internet.

Algumas plataformas como o Twitch ou o Facebook permite que pessoas possam transmitir jogos do computador, ou até mesmo de consoles como o PlayStation e o Xbox, na internet.

Para assistir não é preciso pagar nada, basta entrar no canal de cada criador de conteúdo e se divertir. Porém, durante as transmissões, é possível enviar apoio para os streamers de diversas formas. Uma delas é, por exemplo, se inscrevendo no canal no caso da Twitch.

Geralmente essa inscrição é como se fosse uma assinatura que não se renova sozinha, já que ela tem um valor mensal, e traz algumas vantagens como não ver anúncios.

Existem plataformas que oferecem vantagens em vários tipos de streaming. É o caso da Amazon Prime, que além de oferecer acesso ao Amazon Prime Video com vários filmes e séries, ainda oferece acesso ao Amazon Prime Gaming, com uma inscrição gratuita por mês.

Já a segunda categoria ainda é muito nova e está atualmente sendo mais conhecida pelo Google Stadia, que ainda não está disponível no Brasil.

Esse serviço de jogos por streaming da Google tem uma proposta bem interessante. Nele, os jogadores escolhem um jogo e já podem começar a jogar sem precisar fazer download e nem instalar nada.

A diferença, nesse caso, é que será preciso comprar os jogos separadamente além de ter a assinatura do serviço. Essa assinatura pode ser gratuita ou paga para quem quiser ter acesso a resoluções maiores e mais FPS.

Quais são os principais serviços de streaming no Brasil?

Hoje em dia os brasileiros contam com uma diversidade interessante de serviços de streaming de filmes, séries e músicas. Confira alguns principais:

Netflix

netflix

A Netflix é o principal serviço de streaming no momento, mesmo sendo atualmente um dos mais caros. A plataforma foi uma das primeiras nessa categoria a realmente fazer sucesso e conta com diversas vantagens.

Seu catálogo é bem amplo, contando com filmes novo e clássicos, um catálogo inteiramente infantil e até mesmo opções de documentários e apresentações gravadas como shows de comédia stand-up.

Um dos pontos fortes da Netflix são suas produções originais, que vêm ganhando cada vez mais fãs e notoriedade por serem bem aclamadas.

Séries como Bridgerton, The Witcher, O Gambito da Rainha, Stranger Things e La Casa de Papel já se tornaram algumas das mas vistas no mundo todo.

Alguns filmes originais da plataforma também se destacam como Caixa de Pássaros e Enola Holmes.

Amazon Prime

amazon prime

O plano de assinatura da Amazon é popular por ser um dos que mais valem a pena no Brasil atualmente. Custando apenas R$9,99 por mês, ele garante vantagens como frete grátis na Amazon e acesso ao Amazon Prime Video.

A plataforma conta com uma grande diversidade de filmes de diversos gêneros, além de séries. Aos poucos ela também começa a caminhar para trazer conteúdos exclusivos que são adorados pelo público como é o caso de Carnival Row, Fleabag, Good Omens, Homecoming, Marvelous Mrs. Maisel, entre outras.

Globoplay

globoplay

A globo também já apresenta sua plataforma para streaming, que ganha um diferencial bem interessante em relação as outras opções atuais no Brasil.

Além de filmes e séries, a Globoplay também oferece uma boa diversidade de novelas que já passaram na emissora e que fazem parte da sua história.

Embora tenha uma mensalidade um pouco mais salgada do que as outras opções, ela oferece um prato cheio para quem é fã da grade da globo.

Além das novelas que podem ser reassistidas a qualquer momento, a Globoplay também oferece episódios de programas que ainda estão no ar ou que já saíram do ar.

Spotify

streaming-de-musica

Quando o assunto é streaming de músicas, um dos nomes mais famoso nessa categoria é, sem dúvidas o Spotify. Ele oferece a opção de acesso gratuito. No entanto, conta com anúncios entre as músicas e não disponibiliza alguns recursos, como o de baixar músicas para ouvir offline.

Já em relação as assinaturas, o Spotify conta com opções a depender do público alvo. Tem a assinatura para estudante, para casais e até para família, que acabam saindo mais em conta do que assinatura individual.

O serviço oferece uma diversidade de músicas, artistas e playlists, até mesmo com a indicação de músicas a depender do gosto do usuário. Além disso, ele também conta com podcasts famosos e interessantes para se ouvir em qualquer lugar.

O futuro do streaming

netflix

Entender o que é streaming também é entender o que ele pode significar no futuro. Esse tipo de tecnologia já se tornou tão popular e tão necessária para o entretenimento que também já começou a mudar a forma como as coisas funcionam nessa categoria.

Primeiro que hoje em dia existem diversas opções, principalmente de streaming para filmes e séries. Isso é bom por um lado, já que os usuários contam com ainda mais opções mais cômodas para entretenimento em qualquer lugar.

Por outro lado, acaba dividindo demais os conteúdos e nem sempre é possível ter acesso a todos, causando polarizações.

E tudo indica que os serviços de streaming ainda continuação em evolução. É o caso dos streaming de jogos, que já iniciam seus primeiros passos em alguns projetos.

Inclusive, a própria Netflix já anunciou que irá adicionar jogos mobile para o catálogo, trazendo ainda mais opções.

A plataforma também já experimentou uma evolução do streaming com o filme Black Mirror Bandersnatch, que faz parte do seu catálogo.

Nele, o usuário pode usar o controle remoto para selecionar ações para os personagens, mudando todo o rumo da história. Tudo isso com filme atuado por pessoas de verdade.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X