Número de assinantes de serviços de streaming ultrapassa a marca de 1 bilhão

Número de assinantes de serviços de streaming ultrapassa a marca de 1 bilhão

Nesta quinta-feira (18), a Motion Picture Association divulgou um relatório que mostra que o número de assinaturas em serviços de streaming alcançou a marca de 1.1 bilhão em 2020. O recorde pode ser explicado pela pandemia do Covid-19, que fez com que mais pessoas procurassem por entretenimento em casa durante a quarentena.

Em contrapartida, o faturamento das bilheterias caiu de uma média de $30 bilhões de dólares para cerca de $12 bilhões de dólares durante o mesmo período, tanto nos Estados Unidos quanto em outros lugares do mundo. Essa queda ainda surge depois das bilheterias conseguirem um faturamento de $42.3 bilhões de dólares em 2019.

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A Motion Picture Association também revelou que a China teve mais faturamento em suas bilheterias do que os Estados Unidos no ano de 2019 pela primeira vez, chegando a marca de $3 bilhões de dólares em ingressos vendidos.

Bilheteria Cinema
Bilheterias dos cinemas seguem em queda de faturamento

Com a pandemia e a rotina de quarentena, as pessoas mudaram a principal forma de entretenimento e de consumir filmes, fazendo com que empresas como a Netflix Inc. e a Walt Disney Co. experimentassem um grande aumento em seus lucros.

Com todos se voltando para as opções de entretenimento digital disponíveis em seus computadores, Smart TVs e smartphones, as assinaturas em serviços de streaming subiram em 26% em relação a 2019. Só nos Estados Unidos, esse aumento foi de 32%, chegando em um total de 308.6 milhões, segundo a Motion Picture Association.

E mesmo depois que as medidas de quarentena começaram a se tornar menos restritivas e os cinemas voltaram a abrir, os serviços de streaming ainda é a estratégia de crescimento dominante entre os grandes estúdios de Hollywood e as empresas do Silicon Valley.

Faturamento da Netflix e outros serviços de streaming aumentaram na pandemia

A Netflix é uma prova viva disso e hoje em dia é o serviço de streaming mais popular, ultrapassando a marca de 200 milhões de assinaturas em todo o mundo. O Disney+ é outro exemplo que, em menos de 2 anos de existência, já conta com mais de 100 milhões de assinaturas.

É uma situação de equilíbrio e, enquanto os faturamentos dos cinemas caem, os ganhos nas formas de entretenimento digital contrabalanceiam essas perdas. O faturamento desses serviços, que incluem streaming e locações online, pulou de $47.2 bilhões em 2019 para $61.8 bilhões de dólares em 2020.

Esse cenário também faz com que as ofertas de entretenimento mudem e se adaptem ao que faz sucesso. Hollywood está cada vez mais voltada para a produção de séries, já que elas garantem um entretenimento mais longo para os consumidores e vêm fazendo bastante sucesso nas plataformas. Em 2020, o número de séries escritas por produções americanas chegou ao número de 537, em comparação às 381 apresentadas no ano anterior.

Hollywood investiu mais em séries

Da mesma forma, mais e mais serviços de streaming começam a surgir no mercado americano e mais e mais serviços se esforçam para chegar em mercados internacionais. Embora alguns cinemas já estejam reabertos em cidades estratégicas como Nova York e Califórnia, muitas pessoas ainda não estão se sentindo seguras o suficiente para voltar a frequentar o local. 

Porém, os maiores estúdios de Hollywood se mostram ainda esperançosos de que as coisas podem voltar a ser como eram antes, principalmente com os lançamentos de filmes aguardados como Viúva Negra e o mais novo filme da franquia Velozes e Furiosos, o F9.

Fonte: Market Watch

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
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