Saiba onde assistir a todos os filmes indicados ao Oscar 2021

Saiba onde assistir a todos os filmes indicados ao Oscar 2021

Na última segunda-feira (15) foram anunciados os filmes indicados ao Oscar, que chega em sua 93ª edição. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 25 de abril. Já faz alguns anos que eu tenho o hábito de “maratonar” os filmes do Oscar, pelo menos os indicados nas categorias principais. Se você também gosta de fazer isso, esse artigo é para você.

Devido a pandemia do novo coronavírus, a maioria dos filmes selecionados foram lançados em plataformas de streaming, tais como Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e outras. Por isso pegamos os principais indicados e mostramos onde é possível assisti-los.

Leia também
07 curiosidades sobre a Netflix que você precisa conhecer
Como saber tudo o que você já assistiu na Netflix

Amazon Prime Video

A Amazon Prime Video conseguiu emplacar 4 filmes na premiação do Oscar. Veja quais são eles abaixo.

O Som do Silêncio

O Som do Silêncio é um dos filmes mais elogiados nesta edição do Oscar. Foi indicado em 6 categorias, dentre elas a de Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Ator Coadjuvante e também Melhor Roteiro Original.

Ele conta a história do baterista de uma banda de heavy metal que descobre que está perdendo a audição aos poucos. Não é de se surpreender que isso deixe o músico bastante aflito e agoniado, levando-o a buscar ajuda em um lar de reabilitação para surdos. É um drama da mais alta qualidade.

Uma Noite em Miami

Também disponível na Amazon Prime Video temos o Uma Noite em Miami, que foi indicado em 3 categorias: Melhor Ator Coadjuvante, Roteiro Adaptado e Canção Original.

Dirigido por Regina King, o filme se passa no ano de 1964, especificamente depois que o boxeador Muhammad Ali vence Sonny Liston em uma luta histórica. Depois disso ele foi se encontrar, em um quarto de hotel, com outras grandes personalidades negras, como Malcom X, Jim Brown e Sam Cooke. Obviamente que este encontro nunca aconteceu na vida real, mas aqui vemos como seria um possível debate sobre os direitos civis americanos na visão destas personalidades históricas.

Borat: fita de cinema seguinte

Eu simplesmente amo o filme Borat (2006). Foi um dos filmes em que eu mais me acabei de rir. Por isso, quando soube que teria uma continuação, logo pensei que iriam estragar com o brilhante filme de 2006. Ainda bem que eu estava redondamente enganado.

Borat: fita de cinema seguinte, mantém a comédia no mesmo nível e nos entrega mais situações bizarras do nosso querido repórter Borat, do Cazaquistão. Mas, além disso, o protagonista e roteirista Sasha Baron Cohen nos entrega uma comédia com uma forte crítica ao atual governo dos Estados Unidos. Disponível na Amazon Prime Video e simplesmente imperdível.

Time

Este documentário também foi premiado no Festival de Sundance. E nele nós conhecemos Fox Rich, uma mulher, palestrante e mãe de seis filhos que foi condenada a 3 anos e 6 meses de prisão por assalto a banco.

Depois de cumprir a sua pena, a sua missão agora é lutar pela liberdade do marido, que pegou uma pena de 60 anos!

Apple TV+

A Apple TV+ é uma plataforma de streaming que não tem tanta penetração no Brasil. Até porque os produtos Apple são bem caros por aqui. Mas caso você queira conferir os dois filmes abaixo terá de assinar pelo menos um mês.

Greyhound: Na mira do inimigo

Estrelado por Tom Hanks, o filme Greyhound narra a história real de um comandante americano que está escoltando uma enorme frota de navios que levam soldados e suprimentos à Liverpool, na Inglaterra. Mas isso se passa em plena Segunda Guerra Mundial.

Na época, os alemães tocam o terror nos mares com os seus submarinos, chamados de Lobos, pois andam em “matilha”. Cabe ao comandante defender a frota e eliminar os submarinos alemães. O filme está concorrendo ao oscar de Melhor Som.

Wolfwakers

Olha a Apple emplacando filmes no Oscar também! Concorrendo ao Oscar de Melhor Animação, Wolfwalkers conta a história de uma aprendiz de caçadora que faz amizade com uma garota-lobo que pertence a tribo que seu pai mais odeia.

Disney+

A Disney+ é uma das plataformas de streaming mais novinhas e chegou recentemente ao Brasil. Mesmo assim ela também conseguiu colocar 4 títulos, na sua maioria animações, para a disputa do Oscar.

Soul

Mais um filme da Pixar indicado ao Oscar. Que novidade! Soul é um filme emocionante e que coloca qualquer pessoa para refletir sobre a sua vida. Está concorrendo em 3 categorias: Melhor Animação, Trilha Sonora e Som.

O protagonista é um professor de música fracassado que quando finalmente consegue realizar o seu sonho de se tornar um artista de jazz sofre um acidente e morre. Também por acidente, sua alma vai parar no lugar onde as almas se desenvolvem antes de virem para a Terra. É um filme bem legal e emocionante.

Mulan

A aguardada versão em live action do filme Mulan, que fez sucesso em 1998 e se tornou um verdadeiro clássico da Disney, não chegou a estrear nos cinemas por conta da pandemia. Indo direto para a Disney+, o filme recebeu duas indicações: Melhor Figurino e Melhor Efeitos Visuais.

Esta versão é bem fiel à animação, embora não tenha tido o mesmo sucesso e nem o mesmo prestígio da animação de 23 anos atrás.

Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica

Dois Irmãos é uma excelente animação da Disney mas que estreou nos cinemas justamente na semana em que foi decretada a pandemia. Portanto, não é um filme muito conhecido. Mas tem uma história bem interessante.

Com vozes de Tom Holland (Homem-Aranha) e Chris Pratt (Guardiões da Galáxia), Dois Irmãos conta a história de dois irmãos elfos que vivem em um mundo onde a magia está desaparecendo. No entanto, ao receberem um presente de seu pai falecido, eles descobrem que podem trazê-lo de volta à vida. Está concorrendo apenas na categoria de Melhor Animação.

O Grande Ivan

Concorrendo na categoria de Melhor Efeitos Visuais, O Grande Vivan se baseia em um livro infantil homônimo que, por sua vez, se inspirou em uma história real.

Na trama Ivan é um gorila que foi tirado ainda filhote de seu habitat natural para ser um animal de estimação. Depois, quando adulto, se torna uma atração de circo. Mas em um determinado momento ele se questiona sobre a sua vida e deseja se tornar livre. Sonho esse que ele busca junto da sua melhor amiga, uma elefante.

Netflix

A Netflix é a plataforma de streaming mais famosa é a mais antiga da lista. Foi a pioneira no setor. E, por isso mesmo, é natural que ela já tenha mais experiência com produções originais. Nesse ano ela emplacou nada mais nada menos do que 14 produções na disputa do Oscar. Veja quais são abaixo.

Mank

O novo filme do diretor David Fincher é o recordista de indicações, disputando a estatueta em 10 categorias. Dentre elas estão a de Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Fotografia.

Disponível na Netflix, o filme é uma biografia do roteirista Herman J. Mankiewicz, que escreveu o aclamado filme Cidadão Kane (1941), dirigido pelo polêmico Orson Welles. Ambientado nos anos 30 e 40, o filme mostra as dificuldades e os problemas enfrentados pelo roteirista, que é interpretado por Gary Oldman.

Os 7 de Chicago

O filme Os 7 de Chicago tem na direção um vencedor do Oscar. Aaron Sorkin levou a estatueta pelo filme A Rede Social (2010), onde foi responsável pelo roteiro. Neste novo filme, além de assinar o roteiro, Aaron também ficou à cargo da direção. O filme recebeu 6 indicações ao Oscar, dentre elas a de Melhor Filme, Ator Coadjuvante, Roteiro Original e Fotografia.

Os 7 de Chicago é baseado em uma história real. Em agosto de 1968 ocorreu uma manifestação bem polêmica contra a Guerra do Vietnã, culminando na prisão de 7 ativistas. Eles foram acusados de conspiração e violência. O filme é uma dramatização do julgamento que aconteceu à época.

A Voz Suprema do Blues

Também disponível na Netflix e com 5 indicações ao Oscar, A Voz Suprema do Blues talvez seja um dos filmes mais bonitos e emocionantes desta edição. Com participação de Chadwick Boseman, nosso eterno Pantera Negra, e Viola Davis, uma verdadeira papa prêmios, este filme tem tudo para surpreender. E é bem provável que Chadwick receba a premiação póstuma. O ator infelizmente faleceu vítima do câncer em 28 de agosto de 2020.

O filme é brilhantemente ambientado nos anos 20 e nos mostra a gravação de um álbum de blues. Junto a isso vemos todas as brigas e tensões que ocorrem entre todos os envolvidos, desde a estrela da banda até os músicos, passando também pelos diretores e produtores. Imperdível.

Relatos do Mundo

Relatos do Mundo é dirigido por Paul Greengrass (Trilogia Bourne) e estrelado por Tom Hanks. Recebeu 4 indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Trilha Sonora, Som, Fotografia e Design de Produção.

O filme se passa no século XIX, mais especificamente no ano de 1870. Tom Hanks vive um viajante que trabalha percorrendo o mundo e dando notícias do mundo a outros povoados. Ele encontra uma garota órfã, a qual decide ajudar a encontrar os seus últimos parentes vivos.

Era Uma Vez Um Sonho

Dirigido pelo veterano diretor Ron Howard, Era uma vez um sonho concorre em 2 categorias: Atriz Coadjuvante (Glenn Close) e Maquiagem e Cabelo. O filme é uma biografia de J. D. Vance, um bem sucedido investidor de risco. Mas na época em que se passa o filme ele é apenas um estudante promissor. Vance precisa voltar para casa e enfrentar os problemas que permeiam sua família.

Destacamento Blood

Destacamento Blood é um dos filmes mais injustiçados no Oscar 2021. Recebeu apenas a indicação para a categoria de Melhor Trilha Sonora. Mas merecia muito mais. Merecia pelo menos concorrer em Melhor Diretor e Roteiro original.

Dirigido pelo aclamado diretor Spike Lee, o filme conta a história de um grupo de veteranos da Guerra do Vietnã que voltam ao local de batalha para encontrar barras de ouro escondidas e também o corpo do seu antigo líder. Foi o último filme de Chadwick Boseman, que aqui já estava bem debilitado por conta do câncer.

O Céu da Meia Noite

Filme de ficção científica original Netflix. Ele é baseado em um livro de mesmo nome. O filme é estrelado e dirigido pelo astro George Clooney. Aqui ele interpreta um sobrevivente de uma catástrofe climática que matou boa parte da humanidade. Vivendo no Ártico e tendo que enfrentar uma doença terminal, ele precisa alertar a tripulação de uma nave a não voltar para o nosso planeta. Está concorrendo ao Oscar de Melhor Efeitos Visuais.

Pieces of a Woman

Com apenas uma indicação ao Oscar, o filme Pieces of a Woman é totalmente sustentado pela atriz Vanessa Kirby. Ela nos entrega uma atuação absolutamente visceral ao viver uma mãe que perdeu seu filho durante o parto.

O filme tem uma ação totalmente interna, mostrando as cicatrizes internas da protagonista e como a família dela lida com toda a situação.

O Tigre Branco

Não, não é um filme de luta ou de artes marciais. Com uma indicação ao Oscar (Melhor Roteiro Adaptado), O Tigre Branco conta a história de um indiano bem pobre que foi trabalhar como motorista de um casal muito rico. Daí ele usa toda a sua inteligência para abraçar essa oportunidade e buscar uma ascenção social. Este filme é baseado em um livro de mesmo nome.

A Caminho da Lua

A Netflix também conseguiu emplacar uma animação no Oscar 2021. A Caminho da Lua é uma animação bem infantil e bem bobinha. Conta a história de uma menininha que constrói um foguete e viaja até a Lua para se encontrar com uma deusa que é personagem nas histórias que sua mãe, já falecida, contava.

Shaun, o Carneiro, o Filme: A Fazenda Contra-Ataca

Meu Deus, que título grande! Mais uma animação da Netflix a concorrer ao Oscar. Em minha opinião, por falta de opção mesmo. Sequência direta do longa Shaun, o Carneiro: O Filme, ele narra a história de quando uma criatura alienígena cai na fazenda e é ajudada pelo carneiro a fugir das autoridades e encontrar a sua nave espacial.

Se Algo Acontecer… Te Amo

Em apenas 12 minutos esse filme é capaz de te fazer chorar. Concorrendo na categoria de Melhor Curta de Animação, Se Algo Acontecer… Te Amo é uma animação em 2D que mostra a dor imensa de um casal que perdeu a sua filha em um tiroteio na escola.

Sem dizer uma palavra podemos sentir a dor, a distância entre o casal, a culpa e as tentativas desesperadas de reconexão. Já estou com lágrimas nos olhos só de escrever. Vai lá conferir!

Crip Camp: Revolução pela Inclusão

Este é considerado o melhor documentário da Netflix. Não à toa concorre ao Oscar de Melhor Documentário e também venceu o Prêmio do Público do Festival de Sundance. Ele conta a história de um acampamento de verão que, entre os anos 50 e 60, deu voz a jovens deficientes que depois se tornaram ativistas. 

Professor Polvo

Mais um documentário da Netflix a concorrer ao Oscar. E essa é outra história bem interessante. Neste filme nós conhecemos o cineasta Craig Foster que, como uma forma de terapia, passou a mergulhar todos os dias na África do Sul. Curiosamente ele fez amizade com um polvo, cujos ensinamentos ele conta neste documentário. 

Telecine

O canal por assinatura Telecine também tem um aplicativo de streaming que, por sinal, é recheado de ótimas opções. Mas apenas uma está presente no Oscar 2021.

Emma

Dois nomes chamam a atenção em Emma. O primeiro é Jane Austen, autora de best sellers como Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade. Emma é mais um de seus livros a se transformar em filme.

O segundo nome é o da maravilhosa Anya Taylor-Joy, protagonista da série O Gambito da Rainha (Netflix). Neste filme ela interpreta uma jovem rica que se diverte na corte atuando como “cupido” dos apaixonados. Mas ela mesma não acredita no amor e no casamento.  Emma recebeu duas indicações, a de Melhor Figurino e Melhor Maquiagem e Cabelo.

Filmes não disponíveis em plataformas de streaming

Obviamente que nem todos os filmes estão disponíveis nas plataformas de streaming. Para assisti-los é necessário fazer a compra ou aluguel em plataformas como Google Play, Apple iTunes, Microsoft Store e Looke. Veja alguns desses filmes.

  • Meu Pai
  • Judas e o Messias Negro
  • Minari
  • Nomadland
  • Bela Vingança
  • The United States vs. Billie Holiday
  • Pinóquio
  • Druk: Mais uma Rodada

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X