O LCD do PS1: a história da tela do PlayStation que virou item cult mesmo com as mancadas da Sony

O LCD do PS1: a história da tela do PlayStation que virou item cult mesmo com as mancadas da Sony

Em 2000, o foco da Sony estava no PlayStation 2, que estabeleceu a nova geração de consoles da gigante japonesa. Superando ao longo dos anos o número de vendas do PS1.

No entanto, o primeiro PlayStation ainda tinha gás. Não estava nos planos abandonar o queridinho PS1 naquele momento E, inclusive, ele foi renovado no dia 07 de julho de 2000, com o lançamento do PS One, carinhosamente conhecido por muitos como PS1 Baby.

Essa versão era mais compacta, mais barata de produzir e pretendia oferecer uma experiência totalmente nova de jogabilidade. O foco da Sony em termos da comunicação do produto também mudou. O PS1 começou a ser promovido como um dispositivo ideal para aqueles que queriam se divertir e gastar menos do que com o PS2. Reforçando esse posicionamento, a empresa levou o console para outros mercados, como a Índia.

Para o ponto da jogabilidade renovada – uma proposta que poderia atrair mais consumidores – o PS1 acabou se transformando numa plataforma que permitia uma jogabilidade mais portátil, sem ficar vinculado a todo momento a uma TV. O que tornava isso possível era um acessório para o console. Uma compacta tela LCD de 5 polegadas. 

Neste artigo, iremos relembrar alguns fatos curiosos sobre esse acessório, a tela do PlayStation.

O atraso da Sony e as cópias

Segundo o anúncio oficial da Sony, a tela LCD para o PS1 deveria chegar ao mercado em julho de 2000, em paralelo à nova versão do console.

No entanto, em meio às questões relacionadas ao PS2, a Sony acabou tendo que atrasar o lançamento. E que atraso, hein? A tela chegou oficialmente ao mercado japonês no dia 12 de outubro de 2001. Nos meses seguintes foi a vez dos Estados Unidos. Na Europa a tela chegou apenas em abril de 2002.

O atraso não impediu que os gamers tivessem acesso a um produto do mesmo tipo. Empresas como a Logic3, InterAct e BigBen Interactive lançaram suas versões de tela LCD para o PS1 antes mesmo da Sony. Numa delas a tela estava presa a uma baia, em que o console era acomodado. Você pode ver esse modelo no post abaixo de um usuário do Reddit:

Aftermarket PSONE lcd screen. Anyone have one of these?? Any good?
byu/Sweetblu77 inpsx

Algumas tinham um design bem bizarro, como o modelo abaixo da CCL:

 

Portanto, a Sony já teve um revés para administrar: uma saturação de telas para o PS1 antes mesmo do projeto oficial chegar ao mercado. Tudo isso envolto no momento em que os holofotes estavam direcionados para o PlayStation 2.

Também inventaram de lançar uma tela para o PS2. A única que eu conheço é esse modelo abaixo da Pelican, uma tela de 7 polegadas.

Como era a tela do PlayStation?

Jogue sem a necessidade de conectar o console na TV. Essa era a proposta da Sony com esse acessório para o PS1.

A tela do PlayStation, elogiada por sua qualidade, era um painel LCD TFT de 5 polegadas com as dimensões 10,2 x 7,6 cm, na mesma cor do console. Quando conectada, o acessório ficava parecendo uma espécie de aba para o videogame.

Nos lados direito e esquerdo da carcaça da tela pequenos alto-falantes de 4×2,85cm, enquanto na parte inferior quatro botões para a regulagem do volume e brilho.

Dois plugues localizados na parte inferior interna eram responsáveis pela alimentação e imagem. Na parte externa, as mesmas conexões. Também estava disponível uma conexão para fone de ouvido.

Através da conexão AV externa era possível ligar outra fonte de imagem, como uma câmera (ou até mesmo outro console), para que a imagem seja visualizada na tela. A Sony chegou a lançar um cabo oficial para esse tipo de conexão. Na imagem abaixo do manual oficial do produto, a Sony mostra esse modo de uso.

Era possível também ajustar o ângulo em 165 graus, permitindo extrair o melhor para a jogatina dependendo da condição.

Como a tela era conectada ao PS1?

A tela era encaixada na parte traseira do PS1. Em seguida, era preciso usar alguns parafusos especiais para firmar a tela na estrutura, casando perfeitamente com o design do console. Quando recostada na base, a tela nem parecia que era um acessório externo.

foto da tela do PlayStation

Aliás, a tela chegou a ser vendida em conjunto com o console. Um pacote chamado PSOne combo. O lançamento ocorreu no dia 22 de novembro de 2001 e custava US$ 200.

tela do PlayStation

A Sony chegou a anunciar uma bateria externa que permitiria jogar sem ficar vinculado a uma fonte de energia. No entanto, essa bateria não chegou ao mercado, não pela Sony, mas outras empresas colocaram suas alternativas nas lojas.

A falha no timing matou o produto

O clamor pelo PS2, o atraso no lançamento, e o preço considerado alto para a época (cerca de US$ 149,99) contribuíram para que a tela do PS1 se transformasse muito mais num objeto cultuado por colecionadores do que algo que realmente muitos tiveram acesso ou até mesmo interesse.

Na Europa o fracasso de vendas da tela do PlayStation foi ainda mais significativo, e a filial europeia da gigante japonesa tomou uma decisão curiosa: vender as telas que estavam em estoque para a i-Joy, que as utilizou em DVDs Players.

DVD Player com cara de PS1

A i-Joy produzia televisores, monitores, acessórios de informática, leitores de MP3, e até mesmo DVDs Players. Você se lembra da gigantesca febre dos leitores de DVD portátil?

As inúmera telas LCD que, originalmente, eram o acessório para o PS1 viraram nas mãos da i-Joy um complemento para um modelo de DVD Player.

Vendido em 2009, esse DVD player portátil foi batizado de i-vision Pocket Portable Multiformat DVD. O design te lembra alguma coisa?

E a i-joy não foi a única que recebeu um lote de telas do PlayStation e as aproveitou como painel para um DVD player portátil. Uma marca chamada Smiley também lançou um player de DVD com a cara do PS1 e utilizando a tela externa do console.

Você já conhecia todos esses fatos sobre essa tela do PlayStation? Conte abaixo, e aproveite para ler outras matérias especiais sobre o primeiro console da Sony aqui no Hardware.com.br.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X