9 consoles antigos que provavelmente você nunca viu

9 consoles antigos que provavelmente você nunca viu

O primeiro grande marco de uma experiência de algo similar a um console aconteceu em 1958, quando o físico William Higinbotham realizou um experimento no Laboratório Nacional de Brookhaven, Long Island, Nova York. Consistia em uma simulação de uma partida de tênis, exibida na tela de um osciloscópio. O gerenciamento do ponto piscando na tela que representava a bola era feito por meio de controladores de alumínio. Esse experimento ficou conhecido como “Tennis for Two” (Tênis para dois).

Do ambiente laboratorial para o mundo comercial, avançamos 14 anos no tempo. 1972. Ano de lançamento do Magnavox Odyssey. Simplesmente a primeira plataforma para curtir games usando a televisão. O primeiro console do mercado.

Dos anos 70 para cá, muitos acertos e erros no mercado de games, inúmeros consoles que conquistaram – ou ao menos tentaram – a atenção de gamers mundo afora. Neste artigo, separei 9 consoles antigos que provavelmente você nunca viu. 

Coleco Telstar Arcade

Lançado em 1977, o Coleco Telstar Arcade era uma espécie de spin-off para o Telstar Pong, lançado um ano antes, e que fez enorme sucesso, o mais famoso clone para jogar Pong.

No caso dessa versão arcade, o console era uma plataforma triangular, que combinava o modo de jogabilidade para o Pong e outras duas maneiras de interação: a jogabilidade com uma pistola de luz e também através do controle para jogo de corrida. Exótico, né?

Bally Professional Arcade

No mesmo ano de lançamento do Telstar Arcade, a Bally, que era conhecida por suas máquinas de pinball, colocou no mercado seu primeiro e único console. Batizado de Bally Professional Arcade, essa plataforma era um console para quem queria criar seus próprios jogos.

Esse console permitia que os usuários criassem e salvassem softwares em BASIC, abrindo margem para que algumas pessoas se aventurassem a criar seus próprios games.

No entanto, o produto foi um fracasso de vendas. Em parte por seu alto preço para a época, US$ 299. A título de comparação, o Coleco Telstar Arcade foi lançado por US$ 99.

Unisonic Champion 2711

E aí, você gosta de um carteado? Se a sua resposta foi sim, em 1978 a Unisonic tinha o console ideal. Intitulado Champion 2711, esse console foi pensado para jogos de cartas. O console já vinha com os jogos Baccarat e Blackjack. Outras opções como Poker eram vendidas separadamente.

Estima-se que foram vendidas apenas entre 500 e 1000 cópias desse console.

Epoch Cassette Vision

Lançado exclusivamente no Japão, em 1981, o Epoch Cassette Vision era um console altamente modesto, apresentando gráficos da primeira geração, enquanto o mercado já estava na segunda. No entanto, devido ao seu baixíssimo custo, o console foi fonte de divertimento para milhares de japoneses. A estimativa é que esse console vendeu quase 400 mil cópias!

Casio PV-1000

A história dos consoles é permeada por clones. Cópias que também passavam por novas plataformas baseadas em chips que eram uma alternativa às grandes referências do mercado.

Esse é o caso do PV-1000, lançado em 1983 pela Casio. Sim, ela mesmo. A renomada empresa conhecida por suas calculadoras e relógios. Esse console era baseado no processador NEC D780C-1, que era um clone do lendário chip Zilog Z80. O Master System usava o Zilog Z80, assim como o Game Boy, MSX e outras plataformas.

O Casio PV-1000 foi esquecido rapidamente. Foi apenas mais um console com fraco desempenho que ficou perdido entre essa fase complicada do mercado, que ocasionou o famoso crash de 1983.

View-Master Interactive Vision

Passamos agora para o View-Master Interactive Vision. Modelo que tentava chamar a atenção dos pais com uma plataforma mais educativa para seus filhos. Diversos consoles foram lançados exclusivamente com essa finalidade.

Sem dúvida, o View-Master Interactive Vision, lançado em 1989, era um dos mais curiosos. Além do design bem esquisito, essa plataforma era basicamente para a interação através de fitas VHS.

Funcionando em conjunto com o videocassete, foram disponibilizados apenas 4 jogos que garantiam interatividade para as crianças. Dentre os títulos, o Show dos Muppets. Os personagens do vídeo se aproximavam da tela e pediam para que a criança fizesse alguma escolha, pressionando os botões.

Já no Disney Cartoon Arcade, as crianças podiam desfrutar de vários mini-games. Em um deles, o Mickey tinha que atravessar uma estrada para chegar até a Minnie.

A ideia não deu muito certo. O View-Master Interactive Vision foi descontinuado após um ano de mercado.

Bandai Playdia

Ainda na esfera educacional, mas agora com um forte apelo na promoção de outros dos seus produtos, em 1994 a Bandai lançou o Playdia. Nada de jogos Third Party aqui. 

O foco era usar a plataforma para a divulgação de propriedades da empresa, como Dragon Ball Z, Gundam e Sailor Moon. Cerca de 30 jogos foram lançados para o Playdia, que foi descontinuado em 1996, ano em que a Bandai colocou outro console no mercado, em parceria com a Apple, o Pippin.

WonderSwan

GameBoy você já conhece, mas e o WonderSwan? Esse console de mão é do mesmo criador do portátil da Nintendo. Após deixar a BIG N, Gunpei Yokoi fundou uma empresa chamada Koto Laboratory e desenvolveu o WonderSwan, lançado em 1999.

Yokoi não pôde ver sua criação chegar ao mercado. Ele morreu dois anos antes em um acidente de avião. A Bandai adquiriu os direitos e colocou o WonderSwan no mercado.

A principal particularidade do WonderSwan era seu controle duplo. Era possível jogar tanto na vertical quanto na horizontal. Casando perfeitamente com alguns tipos de jogos, como os puzzles.

Mais de 3 milhões de cópias do WonderSwan foram vendidas. O console chegou a ganhar outras versões, como o WonderSwan Color, uma resposta ao Game Boy Color. Em 2002, a última interação ao WonderSwan, a versão SwanCrystal, mais eficiente na reprodução de cores.

WonderSwan Color

XaviXPORT

Encerrando essa nossa lista, vamos para um console que apostou em controles personalizado para games esportivos dois anos antes da Nintendo chacoalhar o mercado com o Wii.

Esse console em questão é o XaviXPORT, lançado em 2004 pela marca japonesa SSD Company  Limited. Os acessórios utilizavam um rastreamento de movimento via infravermelho. Além do controle em formato de raquete de tênis, o console também tinha joystick próprio para jogo de baseball, e até de boliche. Até mesmo uma balança para monitorar perda de peso estava disponível para compra.

O console foi criticado pela precariedade da captação de movimentos, considerada nada precisa.

Você já conhecia esses consoles? Conhece alguma outra opção desconhecida da maioria das pessoas? Comente abaixo.

Sobre o Autor

Editor-chefe no Hardware.com.br, aficionado por tecnologias que realmente funcionam. Segue lá no Insta: @plazawilliam Elogios, críticas e sugestões de pauta: william@hardware.com.br
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