Qual foi o primeiro console lançado?

Qual foi o primeiro console lançado?

Desde os primeiros vislumbres de consoles de videogames, a indústria vem evoluindo de forma rápida e exponencial. Hoje em dia, ela acabou se tornando um fenômeno tanto cultural quanto econômico global. Mas qual foi o primeiro console lançado no mundo?

Lá no início desse tipo de tecnologia, há mais de 50 anos, existiu o Magnavox Odyssey, o pioneiro que deu início a uma era de entretenimento interativo direto nos lares das pessoas. Neste artigo, vamos conhecer um pouco como ele surgiu e o que ele apresentava na época.

Leia também:

Qual foi o primeiro computador que chegou ao Brasil?
DynaTAC 8000X: primeiro celular a ser vendido tinha quase 1 kg. Confira as especificações!

O Magnavox Odyssey: uma visão inovadora

primeiro console

Em 1972 o mundo estava prestes a testemunhar uma mudança gigantesca no mercado do entretenimento doméstico. O Magnavox Odyssey, criado pelo engenheiro germano-americano Ralph Baer, foi apresentado ao público como uma revolução, transformando televisores comuns em plataformas de jogo. Essa apresentação aconteceu no episódio do Tomorrow’s World, da BBC, pelo apresentador Raymond Baxter, que revelou:

“Aqui está uma ideia completamente nova dos EUA que transforma sua televisão em um jogo para dois jogadores”

Com sua simplicidade e interatividade, o Odyssey acabou conquistando os corações e mentes de jogadores ávidos em todo o mundo. Baer, um visionário que já vinha explorando essa ideia de jogos interativos desde a década de 1960, liderou uma equipe dedicada na criação de vários protótipos antes de finalmente lançar o Odyssey.

Esse foi um passo muito importante, já que essa sua abordagem pioneira abriu caminho para uma nova era de entretenimento eletrônico, moldando a indústria dos videogames para sempre.

Inovações e limitações do primeiro console

primeiro console

O Odyssey chegou em formado retangular, algo que acabou se tornando básico para os consoles subsequentes. Ele era conectado à TV e já contava com 2 controladores retangulares com botões, ofereceu uma experiência de jogo única para sua época. Porém, como era de se esperar, suas capacidades eram modestas comparadas aos padrões atuais. Bem modestas.

O console não tinha som, sua alimentação acontecia por baterias e não na energia, e ele também não contabilizava pontuações, então os jogadores precisam fazer isso manualmente.

Além disso os gráficos também eram bastante primitivos. Isso porque ele só produzia na tela uma seleção com quadrados e linhas, e isso fez com que seus primeiros jogos fossem bem básicos. Esses quadrados e linhas eram brancos, em um fundo preto, porém era possível visualizá-los coloridos através de sobreposições de plástico que podiam ser coladas na frente da tela da TV por eletricidade estática.

primeiro console

E para a surpresa de todos, ele também foi o primeiro console a contar com um controlador diferenciado, vindo com a pistola de luz, cujo uso foi demonstrado em palco pelo apresentador Baxter durante seu anúncio no programa. Ela era usada para mirar e acertar pontos que se moviam na tela em um jogo chamado Shooting Gallery.

Como até aquele momento ainda não existia nenhum outro console desse tipo, eram “faltas” que não foram tão sentidas inicialmente, e o Odyssey conseguiu cativar uma geração de jogadores com sua novidade e acessibilidade.

O impacto cultural e tecnológico

primeiro console

A chegada do Odyssey marcou o início de uma revolução cultural. Pela primeira vez, os jogos eletrônicos não eram mais exclusividade de arcades ou grandes salões de jogos, mas podiam também ser curtidos dentro de casa, por toda a família a qualquer momento. Isso democratizou o acesso ao entretenimento digital, permitindo que pessoas de todas as idades e origens experimentassem a emoção dos videogames, até porque ele apresentava gráficos e jogabilidade bem simples, fáceis de entender.

Além disso, o Odyssey foi um precursor de muitas inovações tecnológicas que moldaram o futuro da indústria de videogames, e até mesmo dos jogos. O simples jogo de tênis que o apresentador demonstrou no programa serviu de inspiração para o famoso Pong da Atari, que foi um sucesso naquela época e que tinha uma jogabilidade muito parecida.

Tão parecida, na verdade, que a Magnavox até chegou a processar a Atari e outras empresas de jogos por isso, alegando cópia de seus designs e programações de jogos.

Pong

Além disso, os próprios controles do Odyssey também serviram para trazer ao mundo um novo conceito de que dispositivos de mão para jogadores. Já as sobreposições de tela de TV serviram como base para tecnologias que foram evoluindo até o uso da realidade aumentada.

Embora o Odyssey tenha sido um marco na indústria, ele não é tão conhecido e lembrado. Isso aconteceu principalmente poque o Magnavox Odyssey foi logo engolido pelo mercado que ele próprio criou. Com o sucesso de consoles domésticos, logo outras empresas começaram a entrar nesse caminho, como a própria Atari que deixou de lado os jogos de fliperamas, e até mesmo gigantes que persistem até hoje como a Nintendo. Esses novos consoles chegaram com inovações que ofuscaram o Odyssey.

Ainda assim, seus princípios fundamentais estabelecidos, como a simplicidade, acessibilidade e diversão, continuaram a impulsionar a inovação na indústria de videogames até os dias atuais.

Hoje em dia, mesmo com toda a sofisticação tecnológica dos videogames modernos, o espírito de inovação e diversão que impulsionou o Odyssey continua vivo. Através de cada nova geração e avanço, os consoles continuam se mantendo como uma forma poderosa de entretenimento e expressão artística, conectando pessoas ao redor do mundo em uma comunidade global de jogadores.

Fonte: BBC

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X