O que é FPS?

O que é FPS?

A sigla FPS, no universo dos games e do audiovisual, pode assumir dois significados distintos. Ou a sigla se refere a um estilo de game ou a quantidade de quadros por segundo que determinado filme ou jogo possui.

E talvez seja por isso que muitas pessoas podem ficar confusas quando se referem a FPS, seja falando de jogos de videogame ou de filmes. Neste artigo nós iremos explicar detalhadamente o que significa a sigla FPS, tanto o seu significado no universo dos games quanto no universo do audiovisual. Vamos começar?

First Person Shooter

Um dos significados que a sigla FPS pode ter é First Person Shooter, que diz respeito a um estilo de jogo de videogame. O significado dessa expressão é “Atirador em Primeira Pessoa”.

Sabe aqueles jogos de tiro onde vemos apenas a arma? Nós não vemos o corpo do personagem que controlamos, apenas a arma empunhada. Esse tipo de jogo é justamente chamado de FPS, cujo significado é “Atirador em Primeira Pessoa”. Ele leva esse nome porque a visão da tela é a que teríamos se estivéssemos dentro do jogo.

Alguns jogos de FPS famosos são: Counter Strike, Medal of Honor, Battlefield, Call of Duty, Rainbow Six Siege e muitos outros.

Frames Per Second

O segundo significado de FPS e também o mais importante e abrangente é o de Frames Per Second que, traduzindo, significa “Quadros Por Segundo”. Essa expressão está diretamente ligada a filmes e também jogos, mas mais especificamente a um aspecto técnico dessas mídias.

Como os filmes são feitos

Para entendermos o que é FPS precisamos entender primeiro como são feitos os filmes (ou qualquer outro produto audiovisual). Na verdade, o movimento que nós vemos na tela é apenas uma percepção, uma ilusão criada pelo nosso próprio cérebro.

Todo filme é composto por diversas fotos estáticas que, quando colocadas na ordem correta e em sequência, passam a impressão de movimento. Por muito tempo, os filmes de cinema usaram 24 fotos por segundo. Assim, cada segundo de filme é, na verdade, 24 fotos colocadas em sequência e com pequenas diferenças entre si. E é isso que dá a percepção de movimento que vemos na tela.

Veja o GIF abaixo:

O que você vê? Certamente, um homem galopando em um cavalo em alta velocidade, correto? Mas, na verdade, essa imagem é composta por 15 fotos estáticas, separadas por 66 milésimos de segundo e com pequenas diferenças entre si. Veja abaixo:

Como você pôde perceber, a pequena diferença entre cada foto e o curto espaço de tempo entre elas dá a sensação de movimento.

Cada foto é um quadro (frame)

Sendo assim, cada uma das 24 fotos por segundo dos filmes é chamada de quadro (ou frame, em inglês). Portanto, a sigla FPS (Quadros Por Segundo) diz respeito à frequência com que um filme é reproduzido na tela. Ou, para ser ainda mais claro, a quantidade de fotos que são exibidas em um segundo.

Durante muito tempo os filmes usavam a taxa de 24 quadros por segundo, pois achávamos que o olho humano só era capaz de ver nessa velocidade. Mas depois essa informação se mostrou errada. Alguns anos depois, os estúdios e cineastas começaram a produzir filmes em 30 FPS (30 quadros por segundo).

E, mais recentemente ainda, começamos a ver filmes, jogos, programas de TV e outras produções audiovisuais com 60 FPS. Nessa taxa de quadros por segundo as imagens ganham mais fluidez e suavidade. Especialmente em cenas de muita movimentação. O GIF abaixo explica bem esse conceito:

Como dá pra perceber, o movimento do 60 FPS é mais fluido que o de 30 FPS, que exibe uma movimentação mais “travada” e embaçada. Atualmente, a frequência de 60 FPs está se tornando padrão no mercado.

Efeito de câmera lenta

No parágrafo anterior mostramos que a taxa de 60 FPS resulta em imagens com movimentos mais fluidos e suaves. E o que acontece se aumentarmos mais ainda essa taxa? Aí temos o efeito de câmera lenta.

A partir de 120 FPS já começamos a ver as imagens de forma mais lenta e com muito mais detalhes. Alguns smartphones, hoje em dia, são capazes de filmar em 240 FPS, ou seja, capturar 240 fotos por segundo. E, quando vemos isso em vídeo, vemos tudo em câmera lenta. Quanto mais FPS por segundo um vídeo tiver, mais lento ele será e mais detalhes você conseguirá enxergar na movimentação da cena.

Aplicações do FPS

Você verá a sigla FPS várias vezes ao longo da sua vida, em especial quando estiver pesquisando ou comprando um produto eletrônico novo. Em geral, ela usada como unidade de medida para a capacidade de reproduzir ou produzir imagens. Veja alguns exemplos:

  • Filmes, jogos e qualquer conteúdo audiovisual: o FPS é usado para indicar quantas fotos por segundo são exibidas nesse produto de audiovisual;
  • Em TVs e Monitores: as fabricantes indicam quantos FPS a TV ou o monitor é capaz de reproduzir;
  • Smartphones e Câmeras: as fabricantes indicam quantas fotos por segundo esses dispositivos capturam quando estão gravando vídeos.

É isso! Entender o que é FPS (Frame Per Second) não é nem um pouco complicado. E esse conhecimento pode até mesmo ajudar na hora de escolher um novo smartphone, câmera ou TV.

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X