Guerra dos streamings: Disney+ ganha terreno e ameaça Netflix e Prime Video

Guerra dos streamings: Disney+ ganha terreno e ameaça Netflix e Prime Video

De acordo com dados revelados pelo site JustWatch nesta quinta-feira (7), dentre os serviços de streaming de vídeo em operação no Brasil, o Disney+ foi o que apresentou o maior crescimento no primeiro trimestre de 2022. Mesmo assim, a Netflix ainda é líder absoluta, seguida pela Amazon Prime Video.

A Disney+, que foi lançada no Brasil no final de 2020, começou tímida mas à medida que foi incorporando em seu catálogo marcas de peso, começou a crescer. Estou falando de nomes como Marvel, National Geographic, Pixar e Star Wars. Todas essas marcas/estúdios possuem séries e filmes de enorme sucesso e que com certeza são um apelo para atrair novos assinantes.

Leia também
Quanto custa assinar todos os serviços de streaming no Brasil?
Crunchyroll: saiba tudo sobre a plataforma de streaming de animes

Ranking de plataformas de streaming

O JustWatch pegou dados referentes a 1º de janeiro até 3 de junho de 2022. Nesse período, Netflix e Prime Vídeo tiveram algumas oscilações, mas se mantiveram basicamente com a mesma fatia de mercado. Netflix com 31% e Prime Vídeo com 21%.

A Disney+ aparece na terceira colocação, com 15% de participação e já começa a incomodar a Amazon Prime Vídeo. Em comparação com o mesmo período do ano passado, a plataforma de streaming da Disney cresceu 3%. A HBO Max cresceu apenas 1% e aparece na quarta colocação, com 12% de market share. Por fim, temos Globoplay em quinto e Star+ em sexto lugar.

Analisando um recorte ainda menor, que vai de 1º de abril a 30 de junho de 2022 (segundo trimestre), vemos que a Disney+ cresceu bastante, ganhando mais 2% de fatia de mercado. Fazendo o caminho oposto, temos Globoplay e Star+ regredindo 1% no gráfico.

Reinado da Netflix

JustWatch Streaming Charts

Com as informações mostradas acima vemos que a Netflix ainda reina absoluta no mercado de streaming no Brasil. Mas até quando? Vale lembrar que essa liderança não se construiu do dia para a noite. A Netflix foi pioneira no segmento, desembarcando no Brasil no longínquo ano de 2011.

Com mais de uma década de operação, a empresa construiu uma grande base de clientes. Junte a isso com um excelente trabalho de marketing e branding e voilà, você tem uma empresa bem arraigada na mente de seus assinantes.

Porém, com a entrada de novos players no segmento e a maturidade do mercado, a Netflix viu seu crescimento desacelerar de tal forma que causou preocupação nos investidores. Além disso, a plataforma está perdendo mais assinantes que o esperado. Essa queda de assinantes levou a companhia a demitir mais de 300 funcionários e cogitar um plano gratuito com anúncios, além de transmissões ao vivo no catálogo.

Combos de assinatura são o trunfo da Disney+

Combos Disney+

Parte do crescimento da Disney+ pode ser explicado pelos combos que a empresa oferece aos assinantes. Dessa forma, o assinante tem acesso a dois serviços por um preço menor.

Por exemplo, o pacote mais famoso é o Combo+, que contempla o acesso ao catálogo da Disney+ e do Star+. Caso você não saiba, o Star+ é a plataforma de streaming da Disney com foco no público adulto. Então aqui temos filmes e séries mais densos e sérios.

Além desse, há também os combos que envolvem a Globoplay. Um dos combos garante acesso apenas à versão básica do streaming da Globo. Porém, há um combo mais completo que dá acesso também aos canais ao vivo. E eu quase ia esquecendo do combo que engloba Disney+, Star+ e Starzplay.

Pois é, parece que essa estratégia está dando muito certo para a Disney. Quais plataformas de streaming você assina por aí?

Fonte: JustWatch

Sobre o Autor

Cearense. 34 anos. Apaixonado por tecnologia e cultura. Trabalho como redator tech desde 2011. Já passei pelos maiores sites do país, como TechTudo e TudoCelular. E hoje cubro este fantástico mundo da tecnologia aqui para o HARDWARE.
Leia mais
Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X