Sony reduz produção do PlayStation 5 devido à escassez de componentes

Sony reduz produção do PlayStation 5 devido à escassez de componentes

Com dificuldades para fabricar mais unidades do PlayStation 5, a Sony, em comunicado interno, decidiu reduzir a projeção da produção do console para atual ano fiscal.

De acordo com o jornal Bloomberg, que obteve informações de fontes ligadas à empresa japonesa, a escassez de componentes e os problemas logísticos são os fatores que resultaram na decisão da empresa.

Anteriormente, a projeção da Sony, de acordo com a própria empresa, era de fabricar 16 milhões de unidades do PlayStation 5 entre abril deste ano e março de 2022.

Agora, a empresa reduziu esse número para 15 milhões de unidades, o que, segundo as fontes próximas do assunto, prejudicará a projeção de vendas do console.

A meta da Sony era vender 14,8 milhões de unidades do PlayStation 5 até março do ano que vem e ter um bom início de produção no próximo ano fiscal. Contudo, o corte de produção do PS5 dificultará essa meta.

Leia também: Sony já vendeu 13,4 milhões de PlayStation 5

No mês passado, o Diretor de Finanças da Sony (CFO), Hiroki Totoki, disse aos investidores que os problemas logísticos e a falta de componentes estão bem piores.

De acordo com Totoki, as vendas do PlayStation 5 no trimestre anterior — que terminou em setembro —, ficaram bem abaixo das expectativas da Sony. Além disso, o CFO da empresa alertou que se houver um ressurgimento na transmissão da Covid-19, a cadeia de produção da empresa será afetada.

Além da crise dos chips, atrasos na vacinação afetam produção da Sony

Embora tenha sido o console que vendeu 10 milhões de unidades mais rápido, o PlayStation 5 enfrenta problemas de estoque desde o seu lançamento porque a Sony não consegue distribuir a quantidade necessária de unidades para atender à demanda.

Leia mais: Sony bate recorde e vende 10 milhões de unidades do PS5

Um desses problemas é o atraso na vacinação em países em desenvolvimento onde há fabricas de fornecedores da Sony que, portanto, são afetadas pela imprevisibilidade em suas bases produtivas e no fornecimento de chips e componentes.

De acordo com as fontes do Bloomberg, as empresas parceiras da Sony responsáveis pela montagem do PlayStation 5 contatam diariamente os fabricantes de chips com o intuito de confirmar se as remessas de componentes chegarão no prazo certo. Contudo, ainda de acordo com essas fontes, frequentemente, há atrasos.

Antes da crise dos chips, a Sony conseguia montar um PS4 em apenas 30 segundos na fábrica de montagem em Kisarazu, no Japão. Créditos: Sony

Os componentes em falta no mercado, obviamente, são essenciais, sobretudo os chips semicondutores. Segundo as principais fabricantes desses componentes, como a TSMC, a situação continuará ruim até o final de 2022.  A AMD também fez o mesmo alerta.

Leia mais: Escassez de chips vai até o final de 2022, alerta Lisa Su, CEO da AMD

Desse modo, a Sony não é a única empresa com atuação no mercado de videogames a sofrer com a falta de componentes. A Valve, por exemplo, anunciou ontem (10) que adiará o lançamento do console portátil Steam Deck para fevereiro do ano que vem devido à escassez de chips.

Leia mais: Valve decide adiar lançamento do Steam Deck para 2022

Outra empresa do ramo que passa pelas mesmas dificuldades é a Nintendo, que, semelhantemente à Sony, reduziu a projeção de vendas do Nintendo Switch. 

Devido aos problemas da Sony, Fãs do PlayStation 5 estão migrando para o PC 

A dificuldade em encontrar o PlayStation 5 no mercado criou uma frustração geral entre os fãs do console da Sony. A base de fãs dos consoles da Sony se consolidou durante a última década devido aos jogos exclusivos da empresa, como God of War e The Last of Us.

Nos últimos dois anos, entretanto, a Sony passou a permitir que versões dos seus jogos exclusivos fossem lançados para PC. Tal movimento começou com Death Stranding e Horizon: Zero Dawn. Neste ano, houve o anúncio das versões da franquia Uncharted e de God of War para PC, o que gerou algumas polêmicas na fanbase do PlayStation.

Sony PlayStation 5
God of War chega para o PC em janeiro do ano que vem. Créditos: Steam

A fanbase da Sony é conhecida por se gabar da biblioteca de jogos exclusivos do console, sobretudo os títulos da geração anterior.

Alguns desses fãs chegam a ser ‘bairristas’ com os jogos exclusivos da Sony. Os fãs brasileiros, aliás, chegaram a ‘morder as costas’, conforme a expressão do dialeto carioca. Leia a seguinte matéria para entender em que nível os sonystas chegaram: “Brasileiros ameaçam processar Sony porque God of War será lançado no PC”

Por outro lado, no Japão, onde o custo de produtos eletrônicos são mais baratos, possibilitando que os gamers tenham mais de um console e também um bom PC,  os gamers japoneses estão optando por comprar os jogos da Sony para PC em vez da versão para console, segundo afirmou um executivo da empresa.

Além disso, os jogos do PlayStation 5 não conseguiram causar muito impacto no mercado japonês, atualmente dominado pelos jogos do Nintendo Switch, segundo dados da revista japonesa Famitsu.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X