Valve decide adiar lançamento do Steam Deck para 2022

Valve decide adiar lançamento do Steam Deck para 2022

A Valve anunciou ontem (10) que irá adiar para 2022 o lançamento do Steam Deck, o console portátil de games da empresa. Inicialmente, o produto seria lançado em dezembro, mas a Valve definiu que os primeiros consoles chegarão às lojas em fevereiro do ano que vem.

Leia também:

A empresa pediu desculpas pelo adiamento, afirmando que a decisão foi tomada devido à falta de componentes necessários para a fabricação do portátil. Leia a íntegra da nota:

“O lançamento do Steam Deck será adiado em dois meses. Lamentamos isso profundamente — fizemos o nosso melhor para contornar os problemas com a cadeia global de suprimentos, mas devido à escassez de materiais, os componentes necessários não chegarão às nossas fábricas a tempo das datas de lançamento iniciais.

Segundo as nossas estimativas de produção, o Steam Deck será enviado aos compradores a partir de fevereiro de 2022. Essa será a nova data inicial da fila de reservas — a sua posição na fila permanecerá a mesma, mas o prazo de envio associado à sua reserva será adiado de acordo. As estimativas das reservas serão atualizadas logo depois deste anúncio.

Mais uma vez, lamentamos não poder cumprir com a data de envio original. Continuaremos trabalhando para adiantar as estimativas das reservas de acordo com os novos prazos e deixaremos vocês atualizados.”

Valve Steam Deck
Star Wars Jedi: Fallen Order rodando no Steam Deck. Créditos: Valve

Não é surpreendente a notícia da Valve, já que estamos vivendo uma enorme crise global de chips semicondutores, cujo impacto afetou desde a indústria automobilística à indústria dos games.

Aliás, no caso da indústria dos games, grandes exemplos são a falta de placas de vídeo da linha RTX 30 da Nvidia, bem como dos consoles da nova geração, como o PlayStation 5 e, sobretudo o Xbox.

Leia também: Nintendo reduz as vendas do Switch devido à escassez de chips

O prejuízo causado nas empresas foi avassalador. A Apple, por exemplo, afirmou recentemente que deixou de lucrar US$ 6 bilhões devido às limitações da cadeia de abastecimento de chips.

No entanto, no caso do Steam Deck, há mais um motivo responsável pelo adiamento do console.

Além da crise dos chips, outro fator atrapalha o lançamento do Steam Deck

Como a própria Valve afirmou através da nota publicada em seu site, a escassez de componentes necessários para a fabricação do Steam Deck resultaram no adiamento do lançamento console.

Contudo, a decisão de prorrogar a data de lançamento para o ano que vem também visa garantir que os desenvolvedores tenham tempo de ajustar a compatibilidade do console.

Esses ajustes de compatibilidade são para garantir que os jogos de PC, cuja maioria são lançados para Windows, rodem no sistema operacional do Steam Deck, baseado em Linux.

O software Proton, uma camada de compatibilidade, desenvolvida pela Valve, permite que a maioria dos jogos do Windows rodem em sistemas Linux. No entanto, o problema está em jogos multiplayer, que contam com recursos antitrapaça e costumam causar problemas de compatibilidade com o Proton.

Desse modo, no mês passado, a Valve, em parceria com empresas de software antitrapaça, lançou um programa de verificação para jogos com modo multiplayer online compatíveis com Steam Deck.

Pelo sistema de verificação da Valve, jogos com o sinal verde são totalmente compatíveis com o Steam Deck, como é o caso de Hades e Death Stranding. Créditos: Valve

Um dos sistemas antitrapaças utilizados pela Valve é o BattlEye, da Epic Games. De acordo com a Valve, a compatibilidade entre o BattlEye e o Proton está em um nível tão grande que a ativação do sistema antitrapaça é bastante simples.

“A integração do BattlEye com o Proton chegou a um ponto em que tudo que um desenvolvedor precisa fazer é entrar em contato com a equipe do BattlEye para ativá-lo no seu título. Alguns parceiros já ativaram a integração do BattlEye com o Proton nos seus títulos, tornando-os compatíveis com o Steam Deck”.

No entanto, alguns dos grandes títulos, como PUBG e Apex Legends ainda não confirmaram a compatibilidade com o Steam Deck, embora seus desenvolvedores usem o BattlEye no Windows.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X